SnapEDA lança novo plugin KiCad para ajudar os engenheiros em projetos de PCBs

SnapEDA lança novo plugin KiCad para ajudar os engenheiros em projetos de PCBs. Agora os engenheiros agora podem pesquisar e baixar milhões de modelos CAD gratuitos diretamente do KiCad

A SnapEDA é uma empresa que tem como missão ajudar os engenheiros no design de projetos eletrônicos mais rapidamente. Possui diversas ferramentas e serviços para dar suporte aos engenheiros durante o desenvolvimento de um projeto. 

Essa semana eles anunciaram um novo plugin para o KiCad que  permitirá aos engenheiros que usam essa ferramenta, pesquisarem, descobrirem e baixarem os símbolos, footprints e modelos 3D diretamente de dentro do KiCad. Também é possível acessar datasheet e preços dos componentes usando o site da SnapEDA.

Search Results
Figura 1 – Busca de componentes dentro do KiCad

Como você já deve saber, o KiCad é um software de design de PCBs gratuito e de código aberto que vem ganhando popularidade na indústria de design de PCBs. Saiba mais em: Introdução ao KiCad

Segundo a SnapEDA, eles perceberam um crescimento de 345% nos últimos 3 anos no design de PCBs usando o KiCad.

O plugin é gratuito e pode ser baixado em www.snapeda.com/plugins

Como instalar o plugin SnapEDA para KiCad

Para instalar é muito simples. Siga os seguintes passos:

  1. Faça o Download do Plugin SnapEDA KiCad (SnapEDA-KiCad-Plugin.zip)
  2. faça a configuração, conforme o seu SO:

Linux

No seu diretório pessoal, crie uma pasta chamada .kicad_plugins. Em seguida extraia o arquivo snapeda_plugin.py para essa pasta.

Windows

Após descompactar, mova snapeda_plugin.py e a pasta imagemagick para %KICAD_INSTALL_PATH%/share/kicad/scripting/plugins.

  1. No KiCad, clique em Editar PCB
  2. Em Pcbnew, clique em Tools -> External Plugins -> Refresh Plugins.
  3. Acesse o plugin em Tools -> External Plugins -> SnapEDA
  4. Faça o login em sua conta
Kicad Login
Figura 2 – Login na Ferramenta diretamente do KiCad

Será aberta uma janela para busca do componente:

Welcome screen
Figura 3 – Janela de busca de componentes

Posicionamento da SnapEDA 

Segundo a CEO e fundadora da SnapEDA, Natasha Baker “KiCad é uma ferramenta inspiradora por causa de sua filosofia de tornar o design eletrônico aberto e acessível. Embora tenha suas raízes na academia e tenha ganhado tração inicial com hobistas, agora estamos vendo uma maior adoção entre usuários profissionais, o que torna o momento perfeito para lançar esta nova ferramenta útil.”

Eles irão disponibilizar para os usuários do KiCad todas as atualizações das biblioteca do SnapEDA. São adicionados milhares de novos componentes a cada semana, que serão sincronizados com o plug-in em tempo real.

Se você usa outro CAD, verifique as ferramentas oferecidas pela SnapEDA.

O que achou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo.

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
22/09/2020 06:35

Alguém conhece algum curso de kicad gratuito ou não.
Obrigado

Francisco Dórea
Francisco Dórea
20/09/2020 21:52

Tive a sensação de que o artigo ficou incompleto. Como fazer a verificação de que o componente buscado, após o download, foi inserido corretamente no kicad?

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H