Revolucionando o controle wireless com o SmartConnect WINC1500 da Microchip – Atmel

SmartConnect WINC1500 destaque

O Microchip – Atmel® SmartConnect WINC1500 é um controlador de rede que se conecta a qualquer Atmel AVR® ou Atmel|SMART MCU, possui requisitos mínimos para seu funcionamento e utiliza uma arquitetura de energia inovadora, que entrega uma alta performance aliada a um baixo consumo, permitindo, assim, a redução no número de componentes externos.

Principais Características:

  • IEEE 802.11 b/g/n (1×1) para mais de 72 Mbps;
  • Protocolos de rede (DHCP/DNS), com a pilha TLS inclusa;
  • Mecanismo de gerenciamento de memória On-chip, que reduz a carga do host;
  • WSC (Configuração Simples Wireless WPS).
Diagrama de blocos da aplicação do SmartConnect WINC1500
Figura 1 – Diagrama de blocos da aplicação

O WINC1500 oferece também memória Flash interna, assim como múltiplas interfaces periféricas, incluindo UART, SPI e I²C; e necessita apenas de um clock externo, que pode ser cristal de alta velocidade ou então um oscilador de frequências suportadas entre 12 e 32 MHz.

Diagrama de blocos do SmartConnect WINC1500
Figura 2 – Diagrama de blocos WINC1500

As aplicações específicas nas quais o WINC1500 se torna a melhor opção são:

IoT, que ao serem implementadas no seu negócio, conseguem trazer diversos benefícios, como por exemplo,  medir e controlar o consumo de energia em todos os equipamentos industriais, o que permite que a empresa descubra eventuais problemas e possa também manter/criar um relacionamento saudável como seus clientes, ao demostrar que se importa com um consumo sustentável e que está disposta a investir nesse controle;

Proteção e Segurança, como para monitoramento de aparelhos remotos de pacientes idosos que vivem em casa, a tecnologia Atmel® é capaz de detectar eventuais quedas e com precisão avisar os serviços de emergência (http://goo.gl/DfEczN);

– Automação residencial, em controle de motores, com aplicações para ventiladores de refrigeradores, bombas de máquinas de lavar, etc. (http://goo.gl/awr6QR);

– Outras aplicações para streaming, aparelhos SMART, e eletrônicos mobile (http://goo.gl/q4CCtp).

Para permitir a melhor utilização da SmartConnect WINC1500, está disponível também o Kit Starter Atmel® WINK1500 – XSTK, que é uma plataforma hardware que permite a avaliação do baixo custo e consumo, e ajuda a integrar o dispositivo em projetos customizados. O kit é composto pelos seguintes produtos:

ATWINC1500 - XSTK
Figura 3 – ATWINC1500 – XSTK
  • SAMD21 Xplained Pro;
  • WINC1500 Xplained Pro Extension board;
  • I/O1 Xplained Pro Extension board;
  • 2 Cabos de conexão USB (1,5m).

Para conhecer mais os produtos Microchip – Atmel, acesse:

Para adquirir, acesse:

(*) esse post foi patrocinado pela ARTIMAR

Website | Veja + conteúdo

Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, ou somente Artimar como é conhecida no mercado, foi fundada em 1962 pelo Sr. Artur Rabner.
Seu intuito, foi trazer ao mercado brasileiro novos recursos e produtos que ajudassem o setor da indústria eletro-eletrônica brasileira a se desenvolver e sair do estado defasado ao qual se encontrava.
Esta crença e força de vontade consolidaram a estrutura de filosofia da Artimar, que continua viva até os dias atuais.
Hoje, a Artimar possui em seu line card várias empresas de diferentes segmentos da indústria eletro-eletrônica de alta tecnologia.
Portanto, são mais de 50 anos de tradição, parcerias e muitas novas amizades construídas, sempre buscando inovar, descobrir e desenvolver o mercado brasileiro de eletro-eletrônica.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Gebert
Rafael Gebert
14/09/2016 11:19

é um excelente módulo! Eu testei uns 8 tipos diferentes e posso garantir que é a melhor escolha para microcotroladores porque além de ser rápido, fácil de usar é barato (considerando compra oficial com impostos e etc).

Apesar de possuir porta serial, recomendo a todos que usem a porta SPI porque o desempenho é muito maior e muito fácil de usar! Tenho esse módulo funcionando com SAMD, PIC24, PIC32 e STM32… na verdade é só pegar a pilha do Atmel Studio 7, jogar no ambiente ide desejado e adaptar os pinos da spi e interrupção externa.

Talvez você goste:

Séries

Menu