Raspberry Shake - Um sismógrafo para Raspberry Pi

Raspberry Shake

Recentemente foi lançada na plataforma Kickstarter a campanha para a Raspberry Shake, uma placa desenhada para trabalhar com a Raspberry Pi que contém todos os componentes necessários para o sensoriamento de ondas sísmicas no interior da Terra. Desta maneira, os entusiastas das ciências da terra e de tecnologia, terão pela primeira vez o acesso a um dispositivo robusto e de baixo custo.

Uma das coisas mais interessantes da Raspberry Shake é que ela integra ferramentas open source para a exibição dos sinais sísmicos. Neste caso o software utilizado é SWARM criado em JAVA pelo USGS Alaska Volcano Observatory. Embora a placa esteja desenhada para trabalhar com Raspberry Pi, ela também pode ser usada com outras plataformas embarcadas como BeagleBone Black e ODROID. Isto é possível devido a Raspberry Shake usar somente três pinos. Um GPIO para o reset da placa e os pinos da porta serial RX e TX que facilmente podem ser encontrados em outras plataformas embarcadas. A imagem a seguir apresenta a distribuição dos pinos:

Pinagem da Raspberry Shake
Figura 1 - Pinagem da Raspberry Shake

Como já foi mencionado, o módulo físico está desenhado para trabalhar com Raspberry Pi, e na maioria das suas versões: B, B+, 2B e 3. Como todos os contribuidores são importantes para o projeto, recentemente foi incluída uma nova caixa de acrílico para os hobbistas que possuem a PiZero. E agora algumas imagens do Shake com a caixa:

Case para o Raspberry Shake e placas Raspberry Pi
Figura 2 - Case para o Raspberry Shake e placas Raspberry Pi

Com o objetivo de mudar da fase de prototipagem para a produção, a equipe do Raspberry Shake lançou a campanha com uma meta de 7.000 USD, sendo fundada em somente 18 horas após o lançamento no Kickstarter. Agora, já foram arrecadados mais de 40.000 USD, quase seis vezes mais do pedido.

Raspberry Shake montada dentro do case
Figura 3 - Raspberry Shake montada dentro do case

Raspberry Shake surgiu na empresa panamenha OSOP, onde uma equipe de profissionais de sismologia desenvolvem sismógrafos de alta qualidade e robustos para diferentes universidades e observatórios sismológicos ao redor do mundo. Seu criador, Ángel Rodríguez, comenta que ele desejava fazer há anos um dispositivo ao alcance de todos, dando a oportunidade de estudar e conhecer mais de sismologia de uma forma divertida e intuitiva. Porém, ainda não contava com a presença de plataformas embarcadas como o Raspberry Pi. Depois do surgimento desta plataforma, ele viu a possibilidade e agora seu projeto irá ser tornar uma realidade.

Raspberry Shake vista por cima
Figura 4 - Raspberry Shake vista por cima

O Raspberry Shake está equipada com diversos componentes: um geofone, um amplificador de sinal, um conversor ADC e um processador ARM. O geofone é o sensor encarregado de ouvir as vibrações da terra. O amplificador aumenta o baixíssimo sinal do geofone para a leitura. O conversor ADC é utilizado para converter o sinal analógico amplificado para digital e a função do processador ARM é de enviar os pacotes de dados à Raspberry Pi.

Para que você tenha uma noção do tamanho da placa, olhe a seguinte figura onde a Raspberry Shake é comparada com uma moeda:

 Comparação do tamanho da Raspberry Shake
Figura 5 - Comparação do tamanho da Raspberry Shake

A campanha ainda está rodando no Kickstarter e vai finalizar o 19 de Agosto com a previsão para envio das placas em Dezembro deste ano. Você pode financiar a campanha adquirindo Magnitude 9.0, recompensa que contém o necessário para ter seu Raspberry Shake funcionando rapidamente. Contém a placa, Raspberry Pi 3, o geofone, a caixa de acrílico, o SD card e o livro com os princípios básicos de sismologia.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Raspberry Pi » Raspberry Shake - Um sismógrafo para Raspberry Pi
Comentários:

Deixe um comentário

avatar
  Notificações  
Notificar
Talvez você goste:

Séries

Menu