Raspberry Shake - Um sismógrafo para Raspberry Pi

Raspberry-Shake-destaque-2

Recentemente foi lançada na plataforma Kickstarter a campanha para a Raspberry Shake, uma placa desenhada para trabalhar com a Raspberry Pi que contém todos os componentes necessários para o sensoriamento de ondas sísmicas no interior da Terra. Desta maneira, os entusiastas das ciências da terra e de tecnologia, terão pela primeira vez o acesso a um dispositivo robusto e de baixo custo.

 

Uma das coisas mais interessantes da Raspberry Shake é que ela integra ferramentas open source para a exibição dos sinais sísmicos. Neste caso o software utilizado é SWARM criado em JAVA pelo USGS Alaska Volcano Observatory. Embora a placa esteja desenhada para trabalhar com Raspberry Pi, ela também pode ser usada com outras plataformas embarcadas como BeagleBone Black e ODROID. Isto é possível devido a Raspberry Shake usar somente três pinos. Um GPIO para o reset da placa e os pinos da porta serial RX e TX que facilmente podem ser encontrados em outras plataformas embarcadas. A imagem a seguir apresenta a distribuição dos pinos:

 

Pinagem da Raspberry Shake
Figura 1 - Pinagem da Raspberry Shake

 

Como já foi mencionado, o módulo físico está desenhado para trabalhar com Raspberry Pi, e na maioria das suas versões: B, B+, 2B e 3. Como todos os contribuidores são importantes para o projeto, recentemente foi incluída uma nova caixa de acrílico para os hobbistas que possuem a PiZero. E agora algumas imagens do Shake com a caixa:

 

Case para o Raspberry Shake e placas Raspberry Pi
Figura 2 - Case para o Raspberry Shake e placas Raspberry Pi

 

Com o objetivo de mudar da fase de prototipagem para a produção, a equipe do Raspberry Shake lançou a campanha com uma meta de 7.000 USD, sendo fundada em somente 18 horas após o lançamento no Kickstarter. Agora, já foram arrecadados mais de 40.000 USD, quase seis vezes mais do pedido.

 

Raspberry Shake montada dentro do case
Figura 3 - Raspberry Shake montada dentro do case

 

Raspberry Shake surgiu na empresa panamenha OSOP, onde uma equipe de profissionais de sismologia desenvolvem sismógrafos de alta qualidade e robustos para diferentes universidades e observatórios sismológicos ao redor do mundo. Seu criador, Ángel Rodríguez, comenta que ele desejava fazer há anos um dispositivo ao alcance de todos, dando a oportunidade de estudar e conhecer mais de sismologia de uma forma divertida e intuitiva. Porém, ainda não contava com a presença de plataformas embarcadas como o Raspberry Pi. Depois do surgimento desta plataforma, ele viu a possibilidade e agora seu projeto irá ser tornar uma realidade.

 

Raspberry Shake vista por cima
Figura 4 - Raspberry Shake vista por cima

O Raspberry Shake está equipada com diversos componentes: um geofone, um amplificador de sinal, um conversor ADC e um processador ARM. O geofone é o sensor encarregado de ouvir as vibrações da terra. O amplificador aumenta o baixíssimo sinal do geofone para a leitura. O conversor ADC é utilizado para converter o sinal analógico amplificado para digital e a função do processador ARM é de enviar os pacotes de dados à Raspberry Pi.

 

Para que você tenha uma noção do tamanho da placa, olhe a seguinte figura onde a Raspberry Shake é comparada com uma moeda:

 

 Comparação do tamanho da Raspberry Shake
Figura 5 - Comparação do tamanho da Raspberry Shake

 

A campanha ainda está rodando no Kickstarter e vai finalizar o 19 de Agosto com a previsão para envio das placas em Dezembro deste ano. Você pode financiar a campanha adquirindo Magnitude 9.0, recompensa que contém o necessário para ter seu Raspberry Shake funcionando rapidamente. Contém a placa, Raspberry Pi 3, o geofone, a caixa de acrílico, o SD card e o livro com os princípios básicos de sismologia.

Engenheira electronica panamenha com sede insaciável pelo conhecimento. Sua paixão são os sistemas embarcados. Amante do movimiento open source. Contribuidora do projeto Fedora. Procura sempre exercitar seu cerebro pesquisando novas técnicas para o bom desenvolvimento do circuitos eletrônicos.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz