Simulador de circuitos on-line - Paul Falstad’s Circuit Simulator Applet

Mesmo o projetista mais competente necessita testar suas criações e em muitos casos torna-se interessante realizar este processo através do ambiente computacional evitando a compra de componentes desnecessários ou mesmo evitando que projetos equivocados levem à queima dos componentes ou outros equipamentos.

 

Muitos de nós já estamos acostumados a trabalhar com os simuladores mais tradicionais, dentre eles podemos citar: PSPICE, TINA-TI, Multisim-NI, Multisim Blue-Mouser/NI e Proteus. Todos com excelentes resultados, mas dependendo da instalação do software e, na grande maioria dos casos, de uma licença de uso.

 

Uma ferramenta on-line que possibilitasse a simulação de circuitos analógicos, digitais e mistos dentro do nosso browser preferido seria algo mágico, não é? Pois bem, isso já existe e para nossa alegria esta disponível livremente.

 

O Paul Falstad’s Circuit Simulator Applet é um simulador de circuitos on-line desenvolvido em javascript e que roda diretamente dentro do navegador [2], inclusive durante os testes constatamos que rodou sem problemas no browser de um dispositivo Android.

 

Sem muitas delongas, vamos ao que interessa!

 

Ao abrirmos a página do simulador daremos de cara com um circuito já montado envolvendo alguns elementos passivos (resistores, capacitor, indutor), uma chave e uma bateria.

 

Simulador de circuitos on-line: Tela inicial do simulador
Figura 1 – Tela inicial do simulador

 

No menu lateral encontramos um botão que possibilita reiniciar a simulação, paralisar a simulação (para analisar algum evento em específico), alterar a velocidade da simulação e também alterar a velocidade da animação que demonstra o fluxo dos elétrons no circuito. Esta simples possibilidade tem um caráter didático muito interessante, auxiliando no entendimento dos circuitos, mesmo sem previamente conhecê-lo.

 

No menu superior, dentro de “File”, temos opções de importar ou exportar o projeto em execução, algo muito interessante para não perdermos o que foi feito ou mesmo para compartilharmos um projeto. Em “Edit” temos opções para recortar, copiar e colar partes do circuito, além de desfazer modificações. Em "Draw" encontramos os componentes propriamente ditos, estando divididos de acordo com suas categorias, além do componente “add wire”, responsável por realizar as conexões entre os componentes. Em “Scopes” é possível agrupar ou desagrupar as janelas onde são plotados os gráficos de tensão e corrente. Em “Options” encontramos diversas opções sobre a janela de simulação como a ativação e indicadores coloridos de tensão, corrente, cor do background, etc. Em “Circuits” encontramos uma vasta lista de circuitos divididos em categorias, é só selecionar uma das opções que ela será carregada sobre a anterior (lembre-se, se o circuito anterior for importante, exporte-o). Encontramos também a opção de “Blank Circuit” possibilitando que montemos um circuito do zero.

 

Na parte inferior da janela são exibidos os osciloscópios com as formas de onda de tensão e/ou corrente, veremos mais a frente como utiliza-los. E agora vamos montar um pequeno circuito do zero, algo bastante simples, mas interessante para demonstrar as possibilidades.

 

 

Montando um circuito do zero

 

Clique em “Blank Circuit” para iniciarmos. Agora em “Draw” procuraremos por “Input and Sources >> Add A/C Voltage Source (2 terminal)” e depois, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, desenharemos o componente. Clicando com o botão direito sobre o componente podemos entrar na janela de edição das características do mesmo. Adicionemos também um diodo e um “ground” em cada terminação. Caso for necessário rotacionar algum componente segure a tecla “Ctrl” e execute a ação. Chegaremos ao seguinte circuito:

 

Simulador de circuitos on-line: Pequeno circuito de teste
Figura 2 – Circuito Simulado

 

Após isso clicaremos com o botão direito sobre o diodo escolhendo “view in scope”. Um gráfico com as curvas de tensão e corrente será exibido. Repita novamente o mesmo procedimento e um segundo scope aparecerá. Agora clicando sobre um dos scopes com o botão direito podemos selecionar a opção “Show V vs I” para ser apresentada a conhecida curva característica do diodo. Dentro das opções é possível melhor adequar a escala através da opção “Max Scale” conforme a figura a seguir:

 

Simulador de circuitos on-line: Formas de onda do circuito simulado
Figura 3 – Circuito e formas de onda

 

O simulador de mostrou uma excelente ferramenta, tanto para estudantes e entusiastas em eletrônica, como para os projetistas mais experientes, possibilitando simular uma infinidade de circuitos em qualquer lugar que disponha de uma conexão com web.

 

Aproveite para conhecer um pouco mais desta ferramenta e se divertir com os exemplos disponíveis.

 

 

Referências

 

[1] Paul Falstad’s Circuit Simulator Applet. Disponível em: http://www.falstad.com/circuit/

[2] J. Bunker. Make: Design Circuits in a Flash with Web-Based Circuit Simulator. Disponível em: http://makezine.com/2015/07/14/design-circuits-web-based-circuit-simulator/

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Haroldo Amaral
Doutorando em Eng. Elétrica pela Poli-USP, mestre em Eng. Elétrica pela UNESP-Bauru e graduado em Tecnologia em Sistemas Biomédicos pela FATEC-Bauru.Um apaixonado por eletrônica que adora passar seu tempo "queimando alguns componentes" e escovando alguns bits. Entre outras paixões estão a música, uma boa reunião com os amigos, papear sobre tecnologia e afins.

12
Deixe um comentário

avatar
 
8 Comment threads
4 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
André FelicianoLeandroRodrigo ReisMaxBlackDimitrius Borges Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
André Feliciano
Membro
André Feliciano

Show. Irei entrar para conhecer.

Leandro
Visitante
Leandro

Excelente dica... obrigado!

Rodrigo Reis
Visitante
Rodrigo Reis

tenho que fazer um filtro ativo passa baixa, fc=1kHz, banda de transição de 1kHz ate 50kHz, atenuação maxima de 70dB

Leonardo Cabral
Visitante
Leonardo Cabral

como colocar uma fonte dependente no circuito ?

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

O simulador possui os 4 tipos de fontes dependentes, para acessá-las:
Draw > Active Building Blocks > Add Voltage-Controlled...
Draw > Active Building Blocks > Add Current-Controlled...

Leonardo Cabral
Visitante
Leonardo Cabral

muito obrigado.Mas ainda fiquei com uma duvida. Em um circuito de 3 malhas, como fazer uma fonte dependente na segunda malha que seja dependente da corrente da primeira malha, por exemplo ?

Souza
Visitante
Souza

Opa! Tinha perdido esse site e o encontrei.
Lembrava mais ou menos do nome e ao procurar no Google cheguei aqui.

trackback

[…] O circuito mostrado na Figura 11, pode ser simulado no Paul Falstad’s Circuit Simulator Applet [8], um simulador online de circuitos muito simples de se […]

MaxBlack
Visitante

Paul Falstad’s Circuit Simulator Applet é um bom simulador de circuito simples, mas não é proffessional.

Eu tenho usado https://easyeda.com/.

É um excelente produto de simulação livre. Muito rápido e preciso. Lotes de dispositivos - analógico e digital. Tem um grande editor dispositivo para que você também pode construir seus próprios dispositivos e modelos.

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

Ainda não testei mas achei muito interessante a proposta. Ele é free também?

MaxBlack
Visitante

EasyEDA ofertas captura esquemática, simulação de circuitos,e design PCB - - Incluindo Gerber baixar - de graça.

EasyEDA também oferece baixo custo de fabricação PCB e montagem.

Dimitrius Borges
Visitante
Dimítrius

Como eu não encontrei isso antes... Newsletter do embarcados nunca decepciona!