Shield EDU-IFSP do GERSE - IFSP Guarulhos

Durante o Arduíno Day 2017 em São Paulo, tive a oportunidade de ganhar um Shield EDU-IFSP, cedido pelos integrantes do GERSE - Grupo de Estudos em Robótica e Sistemas Embarcados do IFSP Guarulhos. Fiquei muito feliz com o presente e venho aqui apresentar os detalhes desse projeto, muito bem elaborado pela equipe GERSE.
 
 
Segundo o grupo, a placa surgiu com o objetivo de facilitar o ensino/aprendizagem de lógica de programação aplicada à robótica. O shield possui pinout Arduino R3 e diversos recursos montados em uma placa em face simples.
 
 
Por ter pinout arduino R3, a placa pode ser utilizada em outras plataformas que possuam esse padrão de pinagem.
 
 
 

Detalhes do Shield EDU-IFSP

 

O Shield Edu-IFSP disponibiliza uma variedade de periféricos de entrada e saída, como: 
  • botões;
  • LED’s;
  • Buzzer;
  • Potenciômetro;
  • display de 7 segmentos;
  • Conector para display LCD;
  • Conector para módulo Bluetooth;
  • Drive para pequenos motores;
  • Bornes para ligações externas.
 
A figura a seguir exibe a placa:
 
 
Vista frontal do shield EDU-IFSP
Figura 1 - Vista frontal do shield EDU-IFSP
 
Devido à quantidade de recursos na placa e uma limitação na quantidade de pinos nos conectores do Arduino, os desenvolvedores do Shield colocaram dois jumpers para seleção de recursos. O JP1 define a seleção entre o display de 7 segmentos e os LEDs, já o JP2 faz a seleção entre o Buzzer e o pino uso geral D06.
 
A equipe realizou um ótimo trabalho no desenvolvimento desse projeto, além da placa eles trabalharam bastante na documentação e exemplos. Todos os destalhes do projeto estão disponíveis nesse link.
 
A equipe GERSE desenvolveu um manual para uso dessa placa e disponibilizou o esquemático, conforme as imagens a seguir:
 
 
Manual Shield EDU-IFSP
Figura 2 - Manual Shield EDU-IFSP

 

Esquemático Manual Shield EDU-IFSP
Figura 3 - Esquemático Manual Shield EDU-IFSP
 
Para o primeiro teste como o Arduino, eles disponibilizam um código exemplo:
 

 

Um excelente trabalho realizado pela equipe GERSE, que ajudará muitas pessoas nos primeiros passos com Arduino e com microcontroladores. Vamos explorar os recursos dessa placa nos próximos artigos.

 

Acompanhe a equipe GERSE:

 
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar