Shield EDU-IFSP do GERSE - IFSP Guarulhos

Durante o Arduíno Day 2017 em São Paulo, tive a oportunidade de ganhar um Shield EDU-IFSP, cedido pelos integrantes do GERSE - Grupo de Estudos em Robótica e Sistemas Embarcados do IFSP Guarulhos. Fiquei muito feliz com o presente e venho aqui apresentar os detalhes desse projeto, muito bem elaborado pela equipe GERSE.
 
 
Segundo o grupo, a placa surgiu com o objetivo de facilitar o ensino/aprendizagem de lógica de programação aplicada à robótica. O shield possui pinout Arduino R3 e diversos recursos montados em uma placa em face simples.
 
 
Por ter pinout arduino R3, a placa pode ser utilizada em outras plataformas que possuam esse padrão de pinagem.
 
 
 

Detalhes do Shield EDU-IFSP

 

O Shield Edu-IFSP disponibiliza uma variedade de periféricos de entrada e saída, como: 
  • botões;
  • LED’s;
  • Buzzer;
  • Potenciômetro;
  • display de 7 segmentos;
  • Conector para display LCD;
  • Conector para módulo Bluetooth;
  • Drive para pequenos motores;
  • Bornes para ligações externas.
 
A figura a seguir exibe a placa:
 
 
Vista frontal do shield EDU-IFSP
Figura 1 - Vista frontal do shield EDU-IFSP
 
Devido à quantidade de recursos na placa e uma limitação na quantidade de pinos nos conectores do Arduino, os desenvolvedores do Shield colocaram dois jumpers para seleção de recursos. O JP1 define a seleção entre o display de 7 segmentos e os LEDs, já o JP2 faz a seleção entre o Buzzer e o pino uso geral D06.
 
A equipe realizou um ótimo trabalho no desenvolvimento desse projeto, além da placa eles trabalharam bastante na documentação e exemplos. Todos os destalhes do projeto estão disponíveis nesse link.
 
A equipe GERSE desenvolveu um manual para uso dessa placa e disponibilizou o esquemático, conforme as imagens a seguir:
 
 
Manual Shield EDU-IFSP
Figura 2 - Manual Shield EDU-IFSP

 

Esquemático Manual Shield EDU-IFSP
Figura 3 - Esquemático Manual Shield EDU-IFSP
 
Para o primeiro teste como o Arduino, eles disponibilizam um código exemplo:
 

 

Um excelente trabalho realizado pela equipe GERSE, que ajudará muitas pessoas nos primeiros passos com Arduino e com microcontroladores. Vamos explorar os recursos dessa placa nos próximos artigos.

 

Acompanhe a equipe GERSE:

 
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware. Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar