Shape the World - Introdução

Embedded Systems Shape The World - Capítulos 1 a 3
Este post faz parte da série Shape The World. Leia também os outros posts da série:

Em novembro noticiamos sobre a nova edição do curso Embedded Systems - Shape the World, oferecido pela UTAustinX (University of Texas at Austin) através do sistema EDX, com início em 20 de Janeiro de 2016. Paralelamente ao curso e com aval dos idealizadores e instrutores, Jonathan Valvano e Dr. Ramesh Yerraballi, daremos início a uma série com objetivo de oferecer suporte aos participantes brasileiros, ou mesmo de outros países, através da discussão dos desafios propostos e apresentação de ferramentas úteis ao desenvolvimento. Em respeito ao código de ética do curso não disponibilizaremos as respostas exatas dos desafios propostos.

 

Vale lembrar que o próprio curso mantém um fórum bastante movimentado. É um experiência muito interessante e importante poder conversar com participantes de outros países.

 

O curso é baseado nos seguintes módulos:

  • Module 1: Welcome and introduction to course and staff
  • Module 2: Fundamental concepts
  • Module 3: Electronics
  • Module 4: Digital Logic
  • Module 5: Introduction to C programming
  • ​Module 6: Microcontroller Input/Output
  • ​Module 7: Design and Development Process
  • ​Module 8: Interfacing Switches and LEDs
  • ​Module 9: Arrays and Functional Debugging
  • ​Module 10: Finite State Machines
  • ​Module 11: UART - The Serial Interface, I/O Synchronization
  • ​Module 12: Interrupts
  • ​Module 13: DAC and Sound
  • ​Module 14: ADC and Data Acquisition
  • ​Module 15: Systems Approach to Game Design
  • ​Module 16: Wireless Communication and the Internet of Things

A partir do módulo 2 serão propostos laboratórios práticos envolvendo exercícios simulados através da IDE Keil e de ferramentas criadas para o curso, um dos pontos mais interessantes. As launchpads base para o curso são os modelos EK-LM4F120XL (antigo Stellaris) ou EK-TM4C123GXL (Tiva C).

 

Shape the World - Launchpad Stellaris/TivaC utilizada no curso
Figura 1 - Launchpad Stellaris/TivaC utilizada no curso

 

Os laboratórios dos dois últimos módulos são opcionais, não sendo atribuídas notas. No Lab15 os alunos são desafiados a criarem jogos utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso, onde os games concretizados e enviados são apresentados ao público e disponibilizados aos outros participantes. O Lab16 aborda o tema IoT através do módulo CC3100 da Texas Instruments.

 

Shape the World - boosterpack CC3100
Figura 2 - Boosterpack CC3100 - Lab16 (opcional)

 

 

As Launchpads para o curso "Embedded Systems - Shape the World"

 

A Texas Instruments vem disponibilizando aos desenvolvedores diversas ferramentas de prototipagem e teste, dentre estas podemos destacar as launchpads, “pequenas” plataformas de desenvolvimento com custo bastante acessível e competitivo. Trazem consigo os componentes básicos para teste dos microcontroladores alvo, dentre eles pin headers padronizados permitindo a expansão dos sistemas através de diversos boosterpacks, chaves e leds para aplicações simples e, o mais importante, um debugger embutido que facilita muito o processo de gravação e depuração do firmware desenvolvido.

 

A launchpad EK-TM4C123GXL tem como coração o microcontrolador TM4C123GH6PM da família ARM Cortex-M4 com as seguintes especificações: 

  • 80MHz;
  • 256KB Flash;
  • 32KB RAM;
  • 2KB EEPROM;
  • On-chip ROM com drivers e bootloaders;
  • 2x 12ch 12-bit ADCs (1 MSPS);
  • 16x canais Motion PWM;
  • 24x Timer/Capture/Compare/PWMs;
  • 3x comparadores analógicos;
  • 4x SPI/SSI, 4x I2C, 8x UART;
  • USB Host/Device/OTG;
  • 2x CAN;
  • Low-power hibernation mode;
  • 43x pinos GPIO.

 

A versão mais antiga EK-LM4F120XL (descontinuada) conta com basicamente as mesmas características, exceto pela ausência do hardware específico ao PWM. Entretanto ambas as ferramentas são listadas como suportadas durante o curso.

 

Neste link estão disponíveis detalhes dos componentes necessários para a montagem dos laboratórios, softwares, entre outros.

Outros artigos da série

Shape The World - LaunchPad Tiva C TM4C123G >>
Este post faz da série Shape The World. Leia também os outros posts da série:
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Haroldo Amaral
Doutorando em Eng. Elétrica pela Poli-USP, mestre em Eng. Elétrica pela UNESP-Bauru e graduado em Tecnologia em Sistemas Biomédicos pela FATEC-Bauru.Um apaixonado por eletrônica que adora passar seu tempo "queimando alguns componentes" e escovando alguns bits. Entre outras paixões estão a música, uma boa reunião com os amigos, papear sobre tecnologia e afins.

22
Deixe um comentário

avatar
 
5 Comment threads
17 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Marcos BeskoVinicius MacielLucas Weyne Barros FerreiraRonaldo LinsFabio_Souza_Embarcados Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Ronaldo Lins
Visitante
Ronaldo Lins

Pessoal, alguém ai vai usar a Stellaris LM4F120?

Ronaldo Lins
Visitante
Ronaldo Lins

Eu estava fazendo um outro curso no edx.org e gostei, achei que tem uma ótima qualidade e este me parece ser bem bem bacana também.
Haroldo, como que faremos essa comunicação (discussões) relacionado aos tópicos deste curso? (Fórum, grupo do google, etc)...
Ou, eu entendi errado. A sua ideia é fazer o suporte via artigos publicados no embarcados?

Abraço.

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Ronaldo, tudo bem?

Serão criados artigos com temas relacionados aos tópicos do curso. Os artigos serão publicados em intervalos de uma ou duas semanas. O objetivo é discutir os desafios propostos e apresentação de ferramentas úteis ao desenvolvimento. Para interface, pode ser usado os comentários no próprio post ou o fórum do embarcados ( para perguntas fora do escopo do post): http://www.embarcados.com.br/forum/pergunta/embedded-systems-shape-the-world

Abraços

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

Os cursos do sistema EDX são excelentes.
Você entendeu corretamente Ronaldo, a ideia é publicarmos artigos no decorrer dos capítulo abordando os principais pontos e ferramentas auxiliares. A comunicação diretamente nos comentários dos artigos pode ser bastante interessante já que estará acessível a todos os leitores. Além disso temos o fórum do Embarcados e também o "Piazza" oficial do curso. Aconselho a todos participarem ativamente nele, surgem dúvidas e ideias bastante interessantes.

Caso tiver alguma sugestão sinta-se a vontade de compartilhar conosco.

Abraço

Ronaldo Lins
Visitante
Ronaldo Lins

Obrigado pela atenção Haroldo e Fabio...

Stéfano Andrade de Souza
Visitante
Stéfano Andrade

Essa família de microcontroladores da Texas com ARM Cortex - M4 é excelente para diversas aplicações! Desde baixo consumo de energia a alto processamento de dados. Para quem nunca teve contato, fiz uma apostila para um minicurso que ministrei algumas vezes em minha região. Nela eu utilizo os recursos da Tiva Ware e o compilador CCS. O download é gratuito e qualquer feedback, eu agradeço! http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgv0gAJ/introducao-aos-microcontroladores-arm-cortex-m4-tiva-c-series-texas-instruments Para os que já tenham uma maior afinidade com sistemas embarcados e essa arquitetura, recomendo bastante este curso do Valvano! Ele aprofunda de maneira extremamente eficaz em todos os periféricos e aplicações dessa plataforma.… Leia mais »

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Stéfano, achei sensacional a sua apostila. Foi muito bem elaborada e apresenta um excelente conteúdo. Você gostaria de divulga-la em forma de artigo no Embarcados? Podemos deixar como material de apoio para esse curso. O que acha?

Stéfano Andrade de Souza
Visitante
Stéfano Andrade

Claro, seria uma honra divulga-la em forma de artigo!

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Maravilha! vai ficar bem legal!

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

Stéfano, realmente é um microcontrolador bastante versátil e poderoso.

Parabéns pela apostila, ficou muito bom o material. Se permitir podemos linka-lo no próximo artigo desta série, além da ideia já sugerida pelo Fabio.

Fique a vontade para compartilhar qualquer ideia, sugestão ou críticas conforme os artigos que virão.

Adriano Dias
Visitante
Adriano Dias

Vcs sabem se é possível encontrar essa launchpad aqui no Brasil?

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

Adriano, aconselho a comprar diretamente no site da TI

Adriano Dias
Visitante
Adriano Dias

Encomendei com eles... Preco bom, tomara que nao demore a chegar pois i curso ja comecou! A proposito estou impressionado com a qualidade do curso. Obrigado por divulgar!

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

O preço com certeza é excelente, das placas de desenvolvimento creio que sejam os menores. Geralmente a entrega acontece em 3 ou 4 dias úteis, mas já teve caso de eu comprar na sexta de madrugada e terça de tarde receber a tão esperada visita do Fedex.

Vá desenvolvendo os capítulos a partir da simulação, depois é só implementar no real!

Lucas Weyne Barros Ferreira
Visitante
Lucas Weyne

Sobre as compras no site da TI, alguem já foi tributado? Com frete e tudo a lauchpad sai por U$19,99 (aproximadamente R$ 80,00), não queria que o produto chegasse aqui e eu tivesse que desembolsar mais.

Vinicius Maciel
Visitante
vinifr

Eu comprei direto da site da TI, e não paguei nada além dos U$ 19 😀 A própria TI paga os impostos.

Marcos Besko
Visitante
Marcos Besko

Eu comprei quarta feira passada a MSP430G2 por U$9,99 + U$ 7,00 Frete. Chegou hoje, a TI pagou o Frete e Impostos, porém a fatura do meu cartão MasterCard também fechou hoje com o dólar em U$ 4.3706 somando mais IOF de R$ 4,52 tudo ficou por R$ 78,78, ou seja o cartão me cobrou o frete que foi pago pela TI, alguém de vocês sabe me dizer se o cartão estorna o dinheiro do frete ou me ferrei?
Nessa lógica que aconteceu comigo a placa de U$ 19,99 vai custar aqui no Brasil por R$ 115,00 aproximadamente.

Marcos Besko
Visitante
Marcos Besko

Eu comprei quarta feira passada a MSP430G2 por U$9,99 + U$ 7,00 Frete. Chegou hoje, a TI pagou o Frete e Impostos, porém a fatura do meu cartão MasterCard também fechou hoje com o dólar em U$ 4.3706 somando mais IOF de R$ 4,52 tudo ficou por R$ 78,78, ou seja o cartão me cobrou o frete que foi pago pela TI, alguém de vocês sabe me dizer se o cartão estorna o dinheiro do frete ou me ferrei?

Nessa lógica que aconteceu comigo a placa de U$ 19,99 vai custar aqui no Brasil por R$ 115,00 aproximadamente.

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

O valor de $7,00 referente ao envio para o Brasil é pago pelo comprador, então não será estornado.
Infelizmente o valor final para nós torna-se elevado em virtude da cotação do dólar, mas comparando o valor em dólar ainda continua uma das placas mais em conta.

Marcos Besko
Visitante
Marcos Besko

Concordo plenamente, em comparação ao Arduino Uno que hoje (original) está entorno de R$110,00 + frete de uns R$15,00 as placas da TI têm o melhor custo benefício ainda mais com a alta do dólar. Comprei a MSP430 justamente por não concordar com pirataria, mas ainda assim o que me assusta é a falta de material disponível para aprendizados das placas da TI, e nisso a comunidade Arduino é excelente.O que o Embarcados está fazendo é de extrema importância e estou pensando em comprar agora a placa que vocês vão utilizar neste treinamento, ms daí o meu problema se torna… Leia mais »

Haroldo Amaral
Visitante
Haroldo Amaral

Até alguns anos atrás era realmente difícil encontrar material dos MSP430, mas atualmente existe uma comunidade bem grande apostando nele. A própria Ti fornece muitos exemplos e ferramentas, existem váriso Wikis com códigos, dicas, hardware dele e também o site "http://43oh.com/" que acabou aglutinando outros forums relacionados aos Tiva, C2000, Hercules, etc. Vale a pena conferir.

Vale a pena também a Launchpad Tiva para companhar o curso do EDX e nossos artigos relacionados ao curso.

Eder Andrade
Visitante
Eder

Show!