10 Comentários

Servidores OPC para Arduino

OPC para Arduino

Qual é o objetivo deste artigo?

Em poucas palavras pode-se definir um servidor OPC como sendo um padrão que torna possível comunicação de dados em tempo real entre dispositivos de diferentes fabricantes (notadamente, este recurso é mais utilizado em ambientes industriais, onde existem uma grande variedade de elementos que nem sempre possuem um certo nível de compatibilidade em termos de comunicação).

O Arduino OPC Server é um servidor OPC gratuito e fácil de usar cuja função consiste em permitir que você conecte seu Arduino com qualquer sistema SCADA, ou outro dispositivo (obviamente, que aceite este padrão).

Desta maneira, este artigo corresponde ao início de uma série voltada para o desenvolvimento de projetos de automação utilizando este servidor OPC elaborado especialmente com a finalidade de ser usado em conjunto com um elemento da família Arduino

Primeiro passo: Download da biblioteca necessária para a utilização do Arduino OPC Server

O primeiro procedimento que deve ser realizado para que o usuário possa estabelecer a comunicação entre um Arduino e o Arduino OPC Server consiste em fazer a aquisição da biblioteca necessária para tal função, que por sua vez pode ser encontrada diretamente no gerenciador de bibliotecas existente na IDE padrão dos elementos da família Arduino.

Para fazer o download da biblioteca citada, basta acessar o gerenciador de bibliotecas pelo seguinte caminho: Sketch -> Include Library -> Manage Libraries.

Gerenciador de bibliotecas.
Figura 1 – Gerenciador de bibliotecas.

Em seguida, digite OPC no campo de busca e faça o download da biblioteca OPC versão 1.7.

Biblioteca para o servidor OPC.
Figura 2 – Biblioteca para o servidor OPC.

Segundo passo: Download e instalação dos arquivos essenciais para utilizar aplicações envolvendo o Arduino OPC Server

Após a aquisição da biblioteca citada, deve-se instalar um pacote que contém alguns arquivos necessários para que o Servidor OPC possa ser instalado e executado da maneira correta. Sendo assim, pode-se encontrar tal conjunto de arquivos clicando aqui (não esqueça de baixar a versão adequada para o seu computador). 

Arquivos essenciais para a aplicação.
Figura 3 – Arquivos essenciais para a aplicação.

Terceiro passo: Download do Arduino OPC Server

Posteriormente à execução dos passos anteriores, deve-se fazer o download do Arduino OPC Server, sendo assim, este pode ser encontrado neste link (lembre-se de baixar a versão mais atualizada do mesmo).

Arduino OPC Server
Figura 4 – Arduino OPC Server

Quarto passo: Configuração do Arduino OPC Server

Neste exemplo demonstra-se como configurar o servidor para atuar em comunicação com um Arduino UNO via porta serial, logo, para isto, deve-se primeiramente abrir o executável do Arduino OPC Server e clicar na aba Configuration e em seguida na aba Arduino Serial para determinar os parâmetros necessários. Após estes procedimentos, basta salvar a configuração.

Configuração do servidor.
Figura 5 – Configuração do servidor.

Observe que depois de concluído o passo anterior aparecem dois arquivos na pasta em que os arquivos do Arduino OPC Server foram colocados: Register.bat e Unregister.bat.

Estes servem para tornar o servidor OPC visível, sendo assim, após salvar as configurações desejadas deve-se sempre executar o arquivo Register.bat para torná-lo ativo. Em contrapartida, o arquivo Unregister.bat é utilizado quando necessita-se fazer alguma mudança nas configurações do servidor já que está rodando no computador, para que posteriormente este possa ser colocado em atividade novamente.

Arquivos de ativação/desativação do servidor.
Figura 6 – Arquivos de ativação/desativação do servidor.

Por fim, trazemos para o leitor um vídeo ensinando de maneira rápida como realizar todos os procedimentos aqui descritos para a instalação do Arduino OPC Server.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para nos dar sugestões, críticas ou elogios. Na próxima parte, abordaremos outros conceitos visando a progressão do aprendizado referente à manipulação desta ferramenta. Deixe seu comentário abaixo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Arduino » Servidores OPC para Arduino
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
10 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
08/10/2019 15:42

Olá, posso utilizar a comunicação ethernet em vez da serial?

fabian velasquez
fabian velasquez
13/07/2018 11:54

Eu preciso saber em qual outro link eu posso baixar os componentes do opc server para o arduino já que o link que está na página não

Bruno Mendes
Bruno
21/05/2018 09:17

Bom dia, estou realizando testes de robustez com o software gratuito Arduino OPC Server, quando a alimentação ou os dados são desconectados e depois conectados novamente, o software não volta a comunicar automaticamente, é preciso que eu feche e abra de novo a aplicação manualmente. Você chegou a passar por algo parecido ou saberia de uma possível solução? Desde já, grato pela atenção!

Halen
Halen
05/03/2018 23:01

OPC -> Open Pixel Control (http://openpixelcontrol.org/)??? Não era para ser Open Platform Communications ou Ole for Process Control? (https://opcfoundation.org/)

Ronaldo Duarte
Ronaldo Duarte
28/11/2016 07:24

O unregister.bat deve ser usado para remover o servidor do registro do Windows, o que o torna indisponível. Não é necessário removê-lo para mudar as configurações.

Rodrigo Araújo Cavalcante
Rodrigo Araújo Cavalcante
24/11/2016 10:28

Legal, n tem OPC server para linux ?

Daniel Madeira
Daniel Madeira
Reply to  Rodrigo Araújo Cavalcante
25/11/2016 00:50

Amigão, n sei te dizer, por que não cheguei a pesquisar sobre. Vou olhar e te respondo aqui!

Ronaldo Duarte
Ronaldo Duarte
Reply to  Rodrigo Araújo Cavalcante
28/11/2016 07:22

Existe, mas somente UA. O servidor para o Arduino é DA, que depende do Windows.

Edinei Legaspe
Edinei Legaspe
24/11/2016 08:09

Legal. Mas esse é opc da…

Existe a possiblidade de ser ua ?

Daniel Madeira
Daniel Madeira
Reply to  Edinei Legaspe
25/11/2016 00:52

Esse exatamente, creio que não!

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link