Kit de desenvolvimento ST SensorTile

SensorTile

A STMicroelectronics lançou uma placa para desenvolvimento de novos produtos, que já possui integrada a ela processador e uma série de sensores. Trata-se da placa Sensortile. A intenção da placa é acelerar o tempo de desenvolvimento para diminuir o prazo para se colocar uma solução no mercado, já que a placa é vendida para integrar a solução do cliente. Suas dimensões 13.5 x 13.5 mm garantem que, com um pequeno espaço, possa-se construir um produto que monitore diversos sensores e tenha Bluetooth.

 

Características de hardware da ST Sensortile

 

  • Microcontrolador STMicroelectronics STM32L476;
    • Core ARM Cortex-M4 com FPU que pode operar até 80 MHz;
    • 128 KB de memória RAM e 1 MB de Flash;
  • Transceptor STMicroelectronics BlueNRG-MS Bluetooth® Smart Network Processors;
  • Acelerômetro e magnetômetro STMicroelectronics LSM303AGR;
  • Acelerômetro e giroscópio STMicroelectronics LSM6DSM;
  • Sensor de pressão STMicroelectronics LPS22HB;
  • Microfone digital para áudio STMicroelectronics MP34DT05-A 64dB SNR;

 

A Placa possui 18 pads que podem ser soldados na placa base, que pode ter a expansão de suas funcionalidades e têm que prover alimentação à placa. Na parte inferior possui um conector para encaixe rápido, para prototipação.

 

Veja o diagrama em blocos da placa ST SensorTile:

 

SensorTile

Suporte ao desenvolvimento com SensorTile

 

A pequena placa SensorTile pode ser usada com o auxílio de outras duas placas que acompanham o outro kit vendido pela ST, o SensorTile Kit - Connectable Sensor Node ( STEVAL-STLKT01V1).

 

Esse kit contém:

  • Placa SensorTile;
  • Placa maior chamada SensorTile Cradle expansion com USB, audio DAC e conector no padrão Arduino, compatível com STM32-Nucleo;
  • Pequena placa chamada de Compact SensorTile Cradle, com conector USB, carregador de bateria, sensor de umidade e temperatura, e conexão para SDCard;
  • Bateria de 100 mAh Li-Ion;
  • Cabo para programação SWD compatível com o ST-Link.

 

Na placa maior à esquerda na figura abaixo, existe um conector que possibilita conexão fácil à pequena placa SensorTile (veja no topo da placa). Já na placa menor à direita, é preciso soldar a placa. São ferramentas muito interessantes pra quem está experimentando a placa, para ver se é adequada ao seu projeto.

SensorTile

Veja em tamanho real:

A ST também disponibiliza ferramentas de software para programação do microcontrolador e também um app chamado de BlueMS.

 

Veja os três vídeos a seguir para conhecer mais sobre a placa:

 

 

 

 

Para mais detalhes acesse o site da STMicroelectronics

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar