Sensor ultra-fino de Luz Ambiente Iguala a Reposta Foto Óptica do Olho Humano

Medindo a intensidade da luz visível como vista pelo olho humano, o OPT3006 da Texas Instruments é um medidor de intensidade luminosa em lux num único chip disponível em invólucro ultra pequeno PicoStar™. Como resultado, o dispositivo pode ser instalado em espaços reduzidos, ideal para o desenvolvimento de smartwatches, equipamento de fitness e outros eletrônicos vestíveis.

 

Os destaques-chave incluem:

  • Filtragem de precisão óptica que se casa com o olho humano. Rejeição maior do que 99% (tip) de IR;
  • Recurso de configuração automática de plena escala simplifica o software e proporciona uma configuração ótima;
  • Mede de 0,01 luz a 83k luz;
  • Faixa dinâmica efetiva de 23 bits com procura automática de ganho;
  • Escala binária de 23 bits com ajustes de plena escala: <0,2% (tip.) de casamento entre escalas;
  • Baixa corrente de operação: 1,8 uA (tip.);
  • Faixa de temperaturas de operação: -40º C a +85º C;
  • Ampla faixa de tensões de alimentação: 1,6 a 3,6 V;
  • Pequeno fator de forma: 0,856 x 0,946 x 0,226 mm - Invólucro PicoStar.

 

Como o sensor hermeticamente se adapta à resposta foto óptica do olho humano, combinada com uma forte rejeição de infravermelho (IR), o dispositivo mede com precisão a intensidade da luz como vista pelo olho humano, independente da fonte de luz. Devido à forte rejeição de IR, o OPT3006 também mantém alta precisão quando o projeto precisa ser montado por baixo de vidro escuro. O dispositivo, também em conjunção com ICs de backlight para sistemas de controle de iluminação, cria experiências baseadas em luz, e oferece a substituição ideal para fotodiodos, fotoresistores ou sensores de menor performance para luz ambiente.

 

As medidas podem ser feitas na faixa de 0,01 luz a 83 k lux usando os recursos de ajuste de plena escala existente no próprio chip, que possibilita medidas de luz numa faixa dinâmica efetiva de 23 bits.

 

A operação digital é flexível para a integração do sistema. As medidas podem ser tanto contínuas como em amostragem única. Os recursos do sistema de controle e interrupção possibilita a operação autônoma, permitindo que o processador entre em estado de baixo consumo enquanto o sensor encontra eventos para acordá-lo e enviar a informação usando o pino de interrupção. A saída digital é compatível como I2C e SMBus, de interface serial de dois fios.

 

A baixa corrente de consumo e a baixa tensão de alimentação são capacidades do dispositivo, que aumentam a duração da bateria nos sistemas alimentados por ela, incluindo tablets, notebooks, PCs. Câmeras e outros dispositivos móveis.

 

Para saber mais do OPT3006 da TI e ver o datasheet, visite br.mouser.com/ti.opt3006-sensor

 

(*) este post foi patrocinado pela MOUSER ELECTRONICS

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
 
wpDiscuz