Sensor de distância a laser – Time-of-Fligth(ToF)

Em suas aventuras no mundo da eletrônica, já deve ter se deparado com um desafio onde era necessário medir a distância de algum objeto para a realização de alguma tarefa.

O conceito do Time-of-Fligth(ToF) consiste em medir o tempo que um sinal gasta transitando entre dois pontos, a fim de estimar a distância entre eles.

Por exemplo, quando avistamos um raio, é possível estimar a distância dele até nós porque o som possui velocidade menor que a luz. Como a velocidade do som no ar é de aproximadamente 340 m/s, cada 1 segundo que se passa entre o raio e o som do trovão equivale a 340 metros de distância. Ou seja, se o som do trovão é ouvido 5 segundos após avistarmos o raio quer dizer que ele estava a 1,7 quilômetros de distância.

Figura 1: Tempo entre avistarmos um raio e seu som nos permite saber a que distancia estamos.

Este princípio é utilizado nos sensores ultrassônicos onde o sinal é emitido por um alto-falante e ao atingir um objeto é refletido de volta ao sensor e captado por um microfone. Utilizando a fórmula abaixo estimamos a distância do objeto com base no tempo gasto para o som retornar ao sensor.

D = V*T/2 (Distância = Velocidade do som no ar * tempo / 2)

Outra forma de medir distância utilizando a técnica ToF é emitir um feixe de raio laser e medir o tempo que a luz gasta para atingir o objeto e retornar ao sensor. 

Parece complexo devido à alta velocidade que a luz se desloca, mas é exatamente a proposta do sensor VL53L1X que é o foco deste artigo.

Sensor VL53L1X

Figura 2: Sensor VL53L1X

A ST Microelectronics possui uma família de sensores de proximidade que utiliza a tecnologia FlightSense™. Esta tecnologia consiste em um emissor de raio laser infravermelho, invisível aos olhos humanos, e uma matriz de recepção denominada SPAD (Single Photon Avalanche Diode) que detecta o primeiro fóton proveniente da reflexão no objeto, garantindo um bom alcance e confiabilidade.

Figura 3: Funcionamento do Time-of-Flight

Com alcance configurável que pode chegar a até 4 metros de distância, é possível realizar 50 medidas por segundo. Ideal para aplicações onde os objetos estejam em movimento.

Uma facilidade deste sensor é que o microcontrolador não precisa ser ocupado para medir o tempo de retorno do feixe de laser, que é uma das fontes de erro na medida dos sensores ultrassónicos. Nesse caso, o próprio sensor faz o registro do tempo e envia para o microcontrolador a distância medida através da comunicação i2c.

Outra característica interessante é que o sensor não possui apenas um receptor, e sim uma matriz de 16×16 diodos receptores. Que possibilita escolher uma região de interesse (ROI – region of interest) a fim de reduzir o campo de visão (FoV – Field of View) de 27 para 15 graus e fazer uma medida mais pontual.

Figura 4: Campo de visão configurável

Mão na massa

Hora de utilizar o sensor na prática. Utilizaremos a plataforma Arduino para este exemplo. Inicialmente utilizaremos apenas os pinos de alimentação e comunicação, mas quando você estudar mais a fundo o sensor poderá utilizar os pinos XSHUT para desligar o sensor e economizar energia em aplicações que utilizem bateria, e GPIO1 que pode ser configurado com diversas interrupções. 

Importante: Observe que este sensor é alimentado com 3,3 volt.

Figura 5: Esquema de ligação

No software do Arduino (IDE) baixe a biblioteca para o sensor através do menu Sketch, Incluir Bibliotecas, Gerenciar Bibliotecas. No campo de pesquisa procure por VL53L1X e instale a biblioteca disponibilizada pela Pololu conforme a figura 6.

Figura 6: Download da biblioteca na IDE Arduino

O código abaixo configura o sensor para medir a uma distância de até 4 metros e escrever no terminal serial a cada 100 milissegundos.

Conclusão

O sensor VL53L1X é uma alternativa a ser considerada aos famosos sensores ultrassônicos de distância, oferecendo alta precisão com grande range de medição. Outras vantagens são seu tamanho reduzido e região de interesse configurável, possibilitando restringir o ponto focal e desenvolver outras aplicações além da medida de distância.

Referências

https://www.st.com/en/imaging-and-photonics-solutions/vl53l1x.html

https://www.pololu.com/product/3415

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Sensor de distância a laser - Time-of-Fligth(ToF)
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
8 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Reginaldo Assis
Reginaldo
15/10/2020 13:29

Parabéns, pela matéria!
Montei medidor ultrassônico, que já é legal, imagine com esse módulo utilizando o Laser!

Djan Rosário
Djan
13/10/2020 09:51

O esquema da figura 5 não estaria errado, uma vez que o sensor está ligado nos pinos de analog in do Arduino Uno (A4 e A5), quando deveria ser conectado aos pinos SCL e SDA da placa?

Lahis Almeida
Lahis Almeida
09/10/2020 19:34

Parabéns pelo texto! Ele seria apropriado para medir distâncias dentro de ambientes fechados (potes, tanques, etc) ?

Pedro Henrique Bertoleti
Membro
09/10/2020 00:58

Artigo muito legal!

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link