Seminário RTOS 2010

 

O evento ocorrerá no dia 20 de novembro em São Paulo e contará com a seguinte programação:

 

 

Introdução: Conceitos sobre RTOS, por Alberto Fabiano 

Resumo
Os casos de uso para programação de sistemas embarcados estão ficando cada vez mais complexos, e dependendo dos requisitos, pode ser um trabalho extremamente árduo o controle de periféricos, MCU ou MPU simultaneamente através de interrupções ou de outros recursos inerentes da arquitetura do hardware, independente da linguagem ou do ferramental empregado para o desenvolvimento. Uma alternativa para facilitar o desenvolvimento, reduzir o tempo de projeto e a complexidade (principalmente de requisitos genéricos de indústria) é o emprego de um RTOS (Sistema Operacional de Tempo Real) e segmentar a linha de execução de um programa em linhas de tarefas específicas (threads) podendo aproveitar melhor recursos de hardware com uma arquitetura de prioridades de tarefas ou sim plesmentos aproveitando melhor o tempo de execução do processo.
Tópicos
O que são Sistemas Operacionais de Tempo Teal;
Diferenças entre RTOS e firmware (bare-metal binary);
Especificações de um RTOS;
Requisitos para execução de um RTOS;
Sistemas RTOS disponíveis no mercado.

 

 

Vantagens da Arquitetura Micro Kernel do QNX para Aplicações de Missão Crítica, por José Elvano Moraes 

Arquitetura micro kernel em em aplicações de missão crítica.

Resumo
Aplicações de missão crítica são aquelas que devem operar com baixíssima tolerância a falhas, alta confiabilidade, robustez e disponibilidade, tais como aplicações militares e sistemas médicos de suporte à vida. Na palestra serão apresentados conceitos básicos sobre sistema operacionais. Em seguida será discutido o sistema operacional QNX, apresentando-se as vantagens da arquitetura micro kernel do mesmo para construção de sistemas de missão crítica. Para isso, mostraremos como a modularidade da arquitetura micro kernel influencia a escalabilidade, a concorrência e estratégias de comunicação interprocessos e como é alcançada as características necessárias em aplicações de tempo real de missão crítica.
Tópicos
Processos e threads no QNX
Estratégias comunicação interprocessos
Concorrência
Aplicações de tempo real e aplicações de missão crítica.

 

 

O X Real-Time Kernel da eSysTech: Apresentação e Utilização, por André Schinzel Braga 

Apresentação de um RTOS comercial desenvolvido no Brasil
Resumo
A maioria dos RTOS conhecidos da indústria tem origem fora do Brasil e os com origem nacional são restritos ao meio acadêmico, esta apresentação irá apresentar um RTOS concebido, desenvolvido e comercializado no Brasil levando em consideração requisitos do mercado local e empregando modernos conceitos de computação embarcada.
Tópicos
Funcionalidades do X Real-Time Kernel
Exemplos de uso do X Real-Time Kernel em produtos
Ferramentas do X Real-Time Kernel de apoio ao desenvolvimento de sistemas multi-tarefa.

 

 

BRTOS - Um sistema operacional de tempo real de código aberto e gratuito 100% nacional, por Gustavo Weber Denardin 

Resumo
O BRTOS é um sistema operacional otimizado para sistemas embarcados com poucos recursos computacionais. Neste seminário serão apresentados fundamentos do BRTOS, abordando exemplos de aplicações, arquitetura do sistema, bem como considerações de hardware e software para sistemas de tempo real. A plataforma Coldfire V1 receberá o foco principal e exemplos práticos ilustrando os conceitos apresentados serão desenvolvidos para a audiência.
Tópicos
Características do BRTOS
Alocação de memória para stack virtual das tarefas (Alocação dinâmica ou estática)
Serviços de sistema do BRTOS

Drivers - Desenvolvimento e integração com o sistema
Regiões críticas - Atendendo a requisitos de tempo real (OSes unificados vs segmentados)
Teste de desempenho de RTOSes utilizando o Thread-Metric
Exemplos práticos na plataforma Coldfire V1 (Freescale MCF51QE).

 

 

Introdução ao OSEK/VDX, por Carlos Galuzio 

Caracaterísticas e Propriedades do OSEK/VDX RTOS
Resumo
Muitos desenvolvedores já se depararam com a pergunta: “Por que utilizar um RTOS?”. Esta palestra tem por objetivo apresentar argumentos para a utilização do RTOS OSEK, abordando os conceitos e propriedades relacionados aos sistemas operacionais embarcados, suas características e propriedades funcionais. Criado originalmente para soluções automotivas, o RTOS OSEK pode ser encontrado atualmente em aplicações de diversos segmentos. Serão apresentadas as características de implementação e configuração doOSEK, seus serviços e gerenciamento de recursos, finalizando com um exemplo prático.
Tópicos
Características de Sistemas Operacionais de Tempo Real OSEK.
Método de Processamento multi-tarefa do OSEK.
Técnicas de Gerenciamento de Recursos do OSEK.
Serviços dos RTOS OSEK.
Sistema Operacional OSEK/VDX. Exemplo: MCU Freescale MC9S12XS128 rodando OSEK. 

 

 

 

 

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela UNIFEI e CEO do Embarcados, atualmente trabalho na Inglaterra com Desenvolvimento de Sistemas Linux Embarcado Real Time. Sou consultor e desenvolvedor de software para Sistemas Embarcados com vasta experiência em projetos com processadores de 8bits a 32bits, sistemas bare metal, RTOS, Linux Embarcado e Android Embarcado. Um apaixonado por Pink Floyd e Empreendedorismo.