Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2022: Edição Online

No dia 02 de Julho ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2022“, o evento será completamente online. Será mais um evento de comunidade do Embarcados com bastante conhecimento técnico visando os desenvolvedores de Sistemas Embarcados.

O evento será realizado online e será composto por palestras técnicas. Além das palestras, vamos contar com espaço para as pessoas fazerem networking online durante todo o dia e sorteio de diversos brindes para os participantes ao vivo.

A inscrição para o evento é gratuita. Se inscreva no Sympla.

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso à plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Patrocínio Gold: Mouser Electronics

Realização: Embarcados

Grade

8:30AberturaEmbarcados
9:00IoT e Blockchain: ampliando a cobertura para objetos conectadosEronides da Silva Neto
10:00Edge AI: Inteligencia Artificial em Sistemas EmbarcadosRicardo Augusto Rabelo Oliveira
11:00Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Embarcados com o CompSimGuilherme Esmeraldo
12:00Almoço
14:00Integração Contínua e testes em Linux EmbarcadoLeonardo Held
15:00Protegendo seus projetos da EMI com a tecnologia X2YCiro Tadachi Fuzihara
16:00Implementando primitivas criptográficas pós-quânticas em ARM Cortex-M.Jonny Doin
17:00EncerramentoEmbarcados

Faça já a sua Inscrição

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Descrição das palestras

Palestra: IoT e Blockchain: ampliando a cobertura para objetos conectados

Descrição: Nesta palestra será abordada como o uso da tecnologia Blockchain tem impulsionado novos projetos e frameworks baseados em objetos conectados e registro de transações/interações. A palestra aborda o caso do rede descentralizada Helium, que representa uma mudança de paradigma na estrutura de redes de Internet das Coisas (IoT). A palestra também aborda temas como Proof-of-Coverage e a recompensa da mineração em redes de IoT que são em Blockchains. Palestra teórica, com indicação de componentes/documentação para quem quiser estudar e implementar provas de conceito no tema.

Apresentação: Eronides da Silva Neto

Mini Bio: Engenheiro da Computação no CESAR. Apaixonado por tecnologia e como ela pode mudar a vida das pessoas. Mestre em Ciência da Computação e Eng. Eletrônico por formação.

Palestra: Edge AI: Inteligencia Artificial em Sistemas Embarcados

Descrição: Nessa palestra serão apresentados os conceitos sobre os requisitos de hardware para o uso de inteligência artificial em sistemas embarcados, comentando arquiteturas como Intel Neural Stick, Sipeed solutions, NVIDIA jetson e apresentando casos de uso de projetos de inferência de sistemas embarcados em câmeras inteligentes

Apresentação: Ricardo Augusto Rabelo Oliveira

Mini Bio: Ricardo Augusto Rabelo Oliveira  é doutor em Ciência da Computação pela UFMG, sendo atualmente professor associado do Departamento de Computação da UFOP e coordenador do laboratorio iMobilis. É pesquisador DT do CNPq com algumas patentes submetidas.  Possui vários projetos de pesquisa e inovação em Indústria 4.0, com ênfase em Computadores Vestíveis, IIoT,Inteligência Artificial e Blockchain aplicado em contratos inteligentes para a indústria, com patentes e publicações científicas de destaque no tema.  Foi diretor da ANPEI na gestão de 2018-2019 e atualmente é associado da ANPEI, como representante do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP, e foi diretor da ANPEI na gestâo de 2018-2019. Coordenou projetos sob a lei da informática com a empresa SEVA/SASCAR, com resultados de pesquisa e inovação.

Palestra: Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Embarcados com o CompSim

Descrição: A revolução tecnológica nas últimas décadas tornou os sistemas computacionais mais complexos, o que desafia a curva de aprendizado e projeto de novos sistemas. Para lidar com essa complexidade, a abordagem de Projeto Baseado em Plataforma considera o uso de uma arquitetura predefinida de hardware baseada em microprocessador, chamada Plataforma, que pode ser programada e modificada para atender aos requisitos do projeto. Nesta palestra será apresentado o ambiente integrado CompSim, o qual inclui uma plataforma de simulação e com ela pode-se otimizar o aprendizado e projeto de sistemas computacionais embarcados. Com o CompSim é possível projetar sistemas computacionais de alta complexidade no ambiente de simulação, simulá-los para validar as métricas de projeto, como comportamento funcional e desempenho, e, por fim, exportá-los para uma plataforma de hardware aberto baseado em microcontrolador ou hardware reconfigurável para compor o sistema físico, tornando seu projeto físico automático e transparente para o estudante/projetista.

Apresentação: Guilherme Esmeraldo

Mini Bio: Prof. Guilherme Esmeraldo é graduado em Matemática e Ciência da Computação, com Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Ceará, onde vem desenvolvendo projetos de pesquisa nas linhas de projetos de sistemas computacionais embarcados, tecnologias na educação, estatística computacional e inteligência artificial. Com diversas publicações científicas nacionais e internacionais, em seus projetos vem contando com cooperações técnico-científicas entre os Institutos Federais de Sergipe, Pernambuco e Ceará e a Universidade Federal de Pernambuco. É também autor do livro “Fundamentos e Práticas em Arquitetura e Organização de Computadores – Estudos de Caso com o Simulador CompSim”.

Palestra: Integração Contínua e testes em Linux Embarcado

Descrição: O objetivo é demonstrar técnicas de testes virtuais e com hardware-in-the-loop utilizando Linux Embarcado. Como integrar a build num CI, como testar utilizando o QEMU e como integrar isso com hardware real. O material propõe um framework para times que queiram realizar projetos com Linux embarcado e tenta convencer o programador que o tempo gasto em infraestrutura de testes, na realidade, acelera o desenvolvimento.

Apresentação: Leonardo Held

Mini Bio: Desenvolvedor de  Software Embarcado com foco em Linux, com experiência em CI/CD para sistemas embarcados, testes com hardware-in-the-loop e build systems.

Palestra: Protegendo seus projetos da EMI com a tecnologia X2Y

Descrição: “Algumas vezes quando começamos a testar nossa placa protótipo nos deparamos com mau funcionamento ou baixa performance devido a ruídos. E é frustrante ter que refazer o layout e esperar nova rodada de protótipos ou ter que lidar com aquela “aranha”. Este capacitor X2Y pode ser previsto em layout desde a primeira versão e, em muitos casos, montado somente quando for necessário, economizando muito tempo e evitando dores de cabeça.

Este é um dispositivo de cerâmica multilayer que combina dois capacitores shunt balanceados, com cancelamento de indutância mútuo e efeito de blindagem. Quando devidamente definido, este filtro de banda larga monolítico fornece rejeições fantásticas para configurações de terminação simples (por exemplo, power bypass) ou diferenciais (por exemplo, modulated power e retorno de ruído de motor brushed DC).

Usado para filtragem EMI e atenuação de ruído, o componente é uma solução EMC eficaz para problemas de ruído de modo comum e também permite eliminar o ruído diferencial. Ele pode substituir Commom Mode Chokes DC e fornecer melhores desempenhos como um filtro EMI ou filtro RFI. Ele também pode substituir os Commom Mode Chokes em muitos casos de interferência de RF ou cancelamento de ruído. Esta solução pode ser considerada para todos os filtros de supressão de ruído EMI e para filtragem de ruído.”

Apresentação: Ciro Tadachi Fuzihara

Mini Bio: Engenheiro de aplicação, experiência de 30 anos em projetos eletrônicos de no-breaks, eletrodomésticos, rastreadores, EMI/EMC.

Palestra: Implementando primitivas criptográficas pós-quânticas em ARM Cortex-M.

Descrição: “A palestra descreverá em detalhes a implementação de primitiva SHA-256 em ARM Cortex-M, em C99. Decisões de projeto para atingir timing-side channel hardening da lógica, e a transposição da implementação canônica em hardware para o firmware C99 será descrita, bem como a análise dos blocos de lógica combinatória (Majority function e bit diffusion), do ponto de vista da implementação, será descrita. O mapeamento do data path ao register file Cortex-M será mostrado.

O código final é pequeno e pode ser analisado estruturalmente no tempo da palestra, com o detalhamento de um “”ciclo de clock”” da lógica sequencial resultante.

Por fim, o processo de teste e verificação funcional da implementação usando test vectors canônicos será mostrado, e a performance de custo computacional em um sistema ARM Cortex-M7 de 216MHz será mostrada. “

Apresentação: Jonny Doin

Mini Bio: Especialista em Sistemas Embarcados Seguros, é proponente de Requisitos de Segurança Cibernética para todos os componentes das Infraestruturas, incluindo os dispositivos de IoT. Em sua empresa GridVortex, faz parte da equipe de Engenharia de desenvolvimento de Sistemas Embarcados, como Analog Circuit Designer, VHDL digital logic designer, C99 / Assembly developer, e deeply embedded architect, desenvolvendo tecnologia de Sistemas Críticos e Smart Cities, com ênfase no design de Criptografia Embarcada para Resiliência a ataques de Terrorismo Cibernético. Consultor em Tecnologias de Cidades Inteligentes e Governança Cibernética do Governo, e participante de GTs de Governo em Segurança Cibernética. Jonny é professor convidado em cursos de MBA e pós-graduação na FGV, USP-Poli, FACENS e Nyenrode Universiteit, em temas de Smart City e Segurança Cibernética.

Inscrição

O evento será gratuito e conta com o patrocínio da Mouser Electronics.

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Nos vemos no evento!

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Eventos » Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2022: Edição Online
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: