Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2021: Edição Online

No dia 17 de Julho ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2021“, o evento será completamente online. Será mais um evento de comunidade do Embarcados com bastante conhecimento técnico visando os desenvolvedores de Sistemas Embarcados.

No dia 17 de Julho ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2021“, o evento será completamente online. Será mais um evento de comunidade do Embarcados com bastante conhecimento técnico visando os desenvolvedores de Sistemas Embarcados.

O evento será realizado online e será composto por palestras técnicas. Além das palestras, vamos contar com espaço para as pessoas fazerem networking online durante todo o dia.

A inscrição para o evento é gratuita. Se inscreva no Sympla.

Faça já a sua inscrição.

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Grade

airton

Faça já a sua Inscrição

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Descrição das palestras

Arquitetura de Software para Sistemas Embarcados

Nesta palestra irei apresentar o por quê de se construir uma arquitetura de software para sistemas embarcados, os benefícios para o projeto, padrões internacionais adotados (MISRA-C) na implementação da arquitetura, documentação de código, desafios, demonstração do código, do projeto prático com kit de desenvolvimento e análise. Tudo o que o desenvolvedor de firmware/software deve ter em mente, principalmente, hoje em dia no que diz respeito eficiência em desenvolvimento, reaproveitamento de código e flexibilidade em adoção de novos requisitos no projeto, indo de encontro as grandes demandas da área/profissão.

Palestrante: Eder Andrade

Empresa: Eder Andrade

Mini bio do palestrante: Engenheiro de sistemas embarcados com 11 anos de experiência, atuando em diversas áreas, como: médica-hospitalar, médica-estética, energia, automação, rastreamento e IoT.

Desenvolvendo uma aplicação Beacon Scanner em Linux Embarcado

Um abordagem pratica dos requisitos para uma Sistema com Linux Embarcado e stack Bluetooth, e uma aplicação para realizar leituras de Beacons através de um simulador Beacon no celular.

Palestrante: Cleiton Bueno 

Empresa: CTO na B2Open Systems.

Mini bio do palestrante: Formado em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), trabalhando ativamente na área de Linux embarcado provendo Consultoria e Desenvolvimento. Presente em contribuições de projetos como Framework Qt5, layer OpenWRT e outros projetos Open Source da comunidade. Experiência profissional em diversos projetos Linux Embarcado com Yocto Project, SecureBoot, Over-The-Air, Framework Qt5, C/C++ e Python.

Introdução à Inteligência Artificial e Machine Learning em sistemas embarcados

Será feita uma introdução aos conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning. Falaremos sobre as motivações e vantagens para usar AIoT em sistemas embarcados, exemplos de aplicações, e as ferramentas usadas. E finalizaremos com uma exemplificação de aplicação de Deep Learning para Microcontroladores.

Palestrante: Rodrigo Garcia

Empresa:  Espressif

Mini bio do palestrante:

Engenheiro de computação formado pela UNICAMP, com mais de 25 anos de experiência, trabalhou em projetos com empresas como Lucent/Alcatel/Nokia, NET, VIVO, Qualcomm, SKY e IBM. Atualmente trabalha como engenheiro de software sênior na Espressif.

Uma abordagem híbrida para gestão de projetos de sistemas embarcados

Em muitos projetos, hardware e software são tratados como duas coisas separadas que se juntam em uma fase de integração. E é nesse momento que as coisas começam a dar muito errado. Em um projeto de sistema embarcado, hardware e software devem caminhar juntos, porém, enquanto técnicas agile podem ser implementadas facilmente no desenvolvimento de software, o mesmo não pode ser dito em relação ao hardware, por se tratar de um componente com pouca flexibilidade e ainda menos tolerância a mudanças. Diante desse cenário, a chave do sucesso está fortemente ligada à integração dessas duas áreas. Nesta palestra irei apresentar uma abordagem híbrida de gestão de projetos, envolvendo Walterfall e Agile, visando conciliar o desenvolvimento de hardware e software com objetivo de reduzir os problemas de integração entre as partes. Para isso irei abordar tópicos de gestão de projetos específicos, como determinação e controle de escopo e cronograma, e algumas ferramentas básicas, como o Trello, MS Project e mesmo o Google Docs.

Palestrante: Airton Toyofuku

Empresa: Quadrar Tecnologia   

Mini bio do palestrante: Gerente de Projetos certificado como PMP® e membro do Project Management Institute, PMI®. Engenheiro Eletricista, com ênfase em eletrônica e especialista em desenvolvimento de sistemas embarcados e IoT. Possuo experiência de mais de 10 anos nas áreas de desenvolvimento de software e hardware embarcados, atuando como desenvolvedor, gerente de projetos e consultor. Constantemente estudando, me interesso por empreendedorismo, técnicas de gestão, liderança, estratégia, economia e inovação, além de aprimorar minhas técnicas de programação para sistemas embarcados, cloud e mobile.  

KNoT Mesh: Desafios no desenvolvimento de um projeto de hardware para aplicações em uma plataforma open-source de IoT

O objetivo da palestra é mostrar os desafios no projeto da placa de desenvolvimento KNoT Mesh para aplicações para o KNoT, a meta-plataforma IoT open source desenvolvida pelo CESAR. Serão apresentadas as etapas de definição de requisitos de um projeto de Hardware, como conectividade, alimentação elétrica e custo total de produção, bem como o processo de projetar o esquema elétrico, layout da PCB e otimizar a Bill of Materials (BOM). Durante a etapa de layout da PCB por exemplo, foram considerados padrões de pinagem, como o padrão Feather, com o intuito de facilitar futuras expansões. Além disso, será mostrada a motivação de escolha da fabricação e montagem da placa na China e como foram feitos os testes elétricos iniciais de forma automática com uma JIGA de testes para garantir o funcionamento básico da placa. Após a finalização do processo de testes, será feita uma breve apresentação da plataforma KNoT, seus componentes e como a placa KNoT Mesh se encaixa nesse ecossistema. Por fim, serão mostradas as etapas de uma aplicação exemplo utilizando a placa KNoT Mesh com a meta-plataforma KNoT e como podem ser encontrados outros exemplos dessa plataforma.

Palestrante: Gabriella Alenca     

Empresa: C.E.S.A.R

Mini bio da palestrante: Engenheira da Computação no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Engenheira Eletrônica formada pela Universidade Federal de Pernambuco (DES-UFPE). Possui experiência profissional no desenvolvimento de projetos de Hardware para aplicações em Internet das Coisas.

Palestrante: Luigi Luz

Empresa: C.E.S.A.R

Mini bio da palestrante: Engenheiro de Software no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Graduando em Engenharia Eletrônica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UACSA). Possui experiência profissional em projetos de sistemas embarcados (hardware e firmware) para aplicações em Internet das Coisas.

Desenvolvimento de software embarcado em C++ usando NuttX e CMake

O objetivo da palestra é apresentar um guia básico de como iniciar o desenvolvimento de uma aplicação em C++ em NuttX. Nesta apresentação, a aplicação será construída integrando o NuttX ao projeto, de forma similar a uma biblioteca. O hardware a ser demonstrado é a STM32F4Discovery.

Serão apresentados os seguintes tópicos:

  • Requisitos básicos de ferramentas
  • Preparação básica do NuttX
  • Construção de um arquivo CMake básico
  • Implementação de um software Hello World em C++
  • Execução de debug

Palestrante: Flavio de Castro Alves Filho

Empresa: PHI Innovations         

Mini bio do palestrante: Formado em engenharia elétrica pela UNICAMP, com especialização em eletrônica pela Ecole Centrale de Lyon, na França, possui 20 anos de experiência em projetos de sistemas embarcados, atuando no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para várias indústrias, como telecomunicações, defesa/aeroespacial, automação industrial e comercial, M2M/IoT. É fundador da PHI Innovations, onde atua desde 2008.

Inscrição

O evento será gratuito e conta com o patrocínio da Mouser Electronics.

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

btn register widget

Nos vemos no evento!

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H