Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2020 - Edição Online

Nos dias 27 e 28 de Junho de 2020, ocorrerá o "Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2020", e desta vez o evento será completamente online. Será mais um evento de comunidade do Embarcados com bastante conhecimento técnico visando os desenvolvedores de Sistemas Embarcados.

O evento será realizado online e será composto por palestras tecnicas. Além das palestras, vamos contar com espaço para as pessoas fazerem networking online durante os dois dias.

O conteúdo abordará as seguintes áreas:

  • Projeto de Sistemas Embarcados e IoT
  • Desenvolvimento de hardware
  • Desenvolvimento de firmware e software
  • Técnicas de depuração/testes
  • Linux Embarcado, RTOS e Sistemas operacionais dedicados
  • Segurança em sistemas embarcados, hardware, software e sistemas em nuvem

Anunciaremos todas as palestras selecionadas e a grade do evento nos próximos dias. Estamos confirmando a disponibilidade dos palestrantes.

A inscrição para o evento é gratuita. Se inscreva no Sympla.

Faça já a sua inscrição.

Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2020: Edição Online

Grade

Dia 27/06

8:30

Abertura

Embarcados

9:00

Testes Automatizados de drivers do ESP32 em Micropython

Sara Da Cunha

10: 00

Q&A e Networking

 

10:30

DMA em Microcontroladores

Daniel Quadros

12:00

Q&A e Networking

 

14:00

Sistema de detecção de anomalias em sensor veicular baseado em sistema de telemetria

Eronides da Silva Neto

15:30

Q&A e Networking

 

16:00

Modelos de autorização e os desafios conflitantes na era da IoT

Jacson Querubin

17:30

Q&A e Networking

 

19:00

Gerenciamento de Requisitos de Hardware - o sucesso da sua placa depende disso!

João Nilton Henrique da Rosa

20:30

Usando CUDA em Sistemas Embarcados com a NVidia Jetson Nano

André Curvello

 

Dia 28/06

8:30

Abertura

Embarcados

9:00

Crie sua aplicação Bluetooth Low Energy com Zephyr e VSCode

Felipe Neves

10:00

Modern C++ para o dia a dia do desenvolvedor de sistemas embarcados

Euripedes Rocha Filho

11:00

Gerenciamento de Baterias com Linux Embarcado - Kernel Linux Power Supply Subsystem

Matheus Castello

12:00

Networking

 

14:00

SSH do século XXI

Luis Gustavo Barreto

15:00

Introdução a Design Robusto de Firmwares Multiplataforma

Andre F. N. Dainese

16:00

Usando ML em Aplicações Embarcadas 

Humberto Brito

17:00

Networking

 

19:00

Encerramento

Embarcados

Faça já a sua Inscrição

Descrição das palestras

Testes Automatizados de drivers do ESP32 em Micropython

"A forte dependência entre os drivers e o hardware associada à dificuldade de controlar o meio físico no qual os drivers interagem dificultam o processo de teste, em especial, o de testes automatizados. Segundo uma pesquisa global feita com gestores da área de TI, testes podem representar de 40% a 80% dos custos de um projeto.

A solução que será apresentada introduz um método de teste, sua implementação e os resultados alcançados para testar de maneira automática os drivers que usam diferentes protocolos de comunicação em microcontroladores como UART, I2C e GPIO no microcontrolador ESP32, um hardware barato e de ampla utilização. 

Palestrante: Sara Da Cunha Monteiro de Souza

Empresa: Eneltec / Pólo de Inovação Campos dos Goytacazes    

Mini bio do palestrante: Engenheira de Computação e técnica em Automação Industrial. Atuei em projetos de produto desenvolvendo sistemas embarcados nas áreas de monitoramento microssísmico, espacial, saúde e testes automatizados.    

DMA em Microcontroladores

O que é o recurso DMA (Direct Memory Access), como e porque usá-lo. Será usado como exemplo o uso do DMA com o microcontrolador ATmel SAM21.

Palestrante: Daniel Quadros   

Garoa Hacker Clube   

Mini bio do palestrante: Engenheiro Eletrônico formado a mais tempo que gosta de admitir, desenvolveu firmware para terminais de vídeo, software básico para microcomputadores e software de comunicação de dados para PC, trabalhou com coletores de dados, código de barras e rádio freqüência e, desde o final de 2002, é diretor técnico da Tamid Tecnologia, empresa de desenvolvimento de software para equipamentos portáteis e sistemas embarcados. É sócio-fundador do Garoa Hacker Clube e  posta regularmente em seu blog DQSoft

Sistema de detecção de anomalias em sensor veicular baseado em sistema de telemetria

Esta palestra aborda o uso de classificadores one-class para a detecção de anomalias no sensor veicular de temperatura do líquido de arrefecimento, popularmente conhecido como sensor ECT. A partir de uma base de dados construída com dados reais de um único automóvel, foi possível realizar a análise de diferentes técnicas de detecção de anomalias e estabelecer as melhores para dois diferentes modos de operação veicular. É usado um sistema embarcado como sistema de aquisição de dados. 

Palestrante: Eronides da Silva Neto

Empresa: CESAR

Mini bio do palestrante:

Mestre em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE, Engenheiro também pela UFPE. Atua como Engenheiro no CESAR na área de sistemas embarcados e IoT.    

Modelos de autorização e os desafios conflitantes na era da IoT

Hoje em dia o uso de aplicações IoT está difundido e pode ser encontradas em todos os campos de conhecimento. Cada (potencial) consumidor de um produto de IoT se pergunta: é seguro? Tenho privacidade? Sistemas IoT devem manipular dados de uma maneira que beneficie os consumidores e não sacrifiquem sua privacidade. Além disso, estes sistemas precisam ter uma interatividade acessível entre usuário e seus dispositivos. Para atingir os objetivos de privacidade e facilidade, os sistemas de IoT devem garantir um controle de acesso aos recursos locais. Nesta apresenta-se uma visão geral dos modelos de autorização encontrados na literatura e compara seus usos e propostas com respectivos desafios na era da Internet das Coisas. 

Palestrante:  Jacson Querubin       

Empresa: GDG Foz do Iguaçu   

Mini bio do palestrante: Jacson Querubin, atualmente é sysadmin 24×7, fotógrafo nas horas vagas e palhaço aposentado. Utiliza GNU/Linux desde antes do Debian potato. Entusiasta, já organizou várias (longínquas) installfests – eventos de FLOSS. Continua com esse espírito como parte do time da Latinoware e do GDG Foz do Iguaçu. Bacharel em Informática (Unioeste – 2004) e Mestre em informática (UFPR – 2019), tem algumas certificações de TI, mas seu principal feito é ainda lembrar do seu número ICQ de cabeça.   

Gerenciamento de Requisitos de Hardware - o sucesso da sua placa depende disso!

Todo hardware cumpre a tarefa básica de viabilizar uma funcionalidade ao produto ou solução final a que se destina, sendo ele o responsável por dar autonomia ou agregar valor via novas funcionalidades a uma máquina ou sistema.

Nesse ponto o projetista cumpre a tarefa fundamental de definir a melhor solução de hardware com custo/benefício para integrar o produto final, desde a arquitetura ao projeto da placa para manufatura.

A escolha errada para a aplicação pode fazer com que o produto tenha limitações na produção, seja por dificuldades de industrialização, montagem, custo, falha em campo ou até mesmo se torne inviável.

O correto levantamento e estudo dos requerimentos do sistema final pode viabilizar uma solução.

Nessa palestra passaremos por todas as fases de analise na cadeia de desenvolvimento de um hardware, desde o conceito até a proposta de uma placa final.

Ah, e só lembrando: Não use “bomba atômica para matar barata” e muito menos o inverso!

Palestrante:  João Nilton Henrique da Rosa       

Empresa: HENSYS   

Mini bio do palestrante:

"Graduado em Engenharia Elétrica pelas Faculdades Integradas Einstein de Limeira, especialização em projeto de sistemas digitais pela SAE Brasil. Trabalha com desenvolvimento de hardware/firmware embarcado desde 2010 para aplicações industriais e científica, com experiência nas áreas de eletrônica de potência, agrícola, automotiva, mecânica e processos de usinagem, passando por áreas desde a produção até o P&D.

Atuou como engenheiro no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), colaborando no desenvolvimento das novas fontes de corrente para o novo acelerador de partículas brasileiro, SIRIUS.Atualmente é sócio fundador da HENSYS, empresa que oferece ao mercado brasileiro serviços de desenvolvimento e manufatura de hardware de qualidade."   

Usando CUDA em Sistemas Embarcados com a NVidia Jetson Nano

Até um tempo atrás, fazer uso de aceleradores de hardware via GPU era algo somente possível em Desktops e Notebooks. Mas com o advento de GPUs embarcadas com tais recursos, sistemas embarcados agora podem tirar proveito dessas funcionalidades para acelerar processamento de imagens, visão computacional, redes neurais, dentre outros processos computacionalmente pesados.

Veja nessa palestra detalhes sobre a NVidia Jetson Nano e como ela pode ser usada para executar códigos com CUDA para tirar proveito de sua GPU que possui 128 núcleos.

Palestrante: André Curvello

Empresa: Pósitron Stoneridge           

Mini bio do palestrante: 

André Márcio de Lima Curvello é Engenheiro de Computação graduado pela USP São Carlos, com ênfase em Sistemas Embarcados. Possui MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela UNIFRAN, e é Mestre em Processamento de Sinais e Instrumentação pela EESC-USP. Atualmente é Especialista e Líder de Projeto de Software do time de inovação para telemática da Pósitron Stoneridge, empresa líder em soluções de rastreamento e segurança para o setor automotivo no Brasil. Também ministra cursos de pós-graduação, extensão e in-company nas áreas de desenvolvimento móvel e sistemas embarcados. Realiza projetos e consultorias com foco no desenvolvimento de sistemas embarcados para internet das coisas, como aplicações em automação de sistemas, domótica, robótica e visão computacional. É Microsoft MVP em Azure, ministra palestras, e é articulista do Portal Embarcados.com.br e do Blog FilipeFlop.

Crie sua aplicação Bluetooth Low Energy com Zephyr e VSCode
Modern C++ para o dia a dia do desenvolvedor de sistemas embarcados

Nessa palestra serão apresentados tópicos relevantes para o desenvolvedor de sistemas embarcados e que vantagens e desvantagens podem ocorrer na inserção da linguagem C++ nos projetos de sistemas embarcados.

- enum class - enum com tipagem forte.

- usando constexpr

- std::array

- Construtores e destrutores - papel em um tipo, Rule of Zero, RAII

- Construindo um wrapper para uma biblioteca escrita em C"

Palestrante: Euripedes Rocha Filho

Empresa: Quantum Leap   

Mini bio do palestrante:

Engenheiro Eletricista atua no desenvolvimento de sistemas embarcados há vários anos. Dedica-se ao desenvolvimento de firmware para dispositivos microcontrolados e FPGA.    

Gerenciamento de Baterias com Linux Embarcado - Kernel Linux Power Supply Subsystem

As baterias são um componente chave em um mundo onde milhões de dispositivos móveis são vendidos por ano. A qualidade e vida útil de um dispositivo como um todo é afetado por funcionalidades da bateria: velocidade do carregamento, segurança do carregamento, temperature, tempo de descarga e ciclos de carga. O gerenciamento inteligente dessas funcionalidades e parâmetros das baterias é uma união entre componentes de hardware e software. Nessa talk vamos explorar o Power Supply Subsystem e o que ele fornece para um gerenciamento inteligente e otimizado de baterias e seus componentes de hardware com o Kernel Linux.

Palestrante: Matheus Castello       

Empresas: Toradex   

Mini bio do palestrante:

Cientista da Computação atuando nas áreas de sistemas embarcados, IoT, Docker Containers e Linux. Kernel Linux developer, colaborador do projeto mainline do Kernel Linux. Embedded Software Developer na Toradex. "YouTuber" e colaborador de comunidades open source nas horas vagas.  

SSH do século XXI

Com o crescente aumento no volume de produtos com dispositivos embarcados, a conectividade passa a ser uma demanda crucial para garantir o acesso aos mesmos, facilitando as correções e a assistência remota. Diante dessa realidade, simplificar o acesso a esses dispositivos, sejam eles embarcados, ou não, sem a necessidade de configurar VPN ou regras específicas de firewall, reduziria consideravelmente o trabalho de desenvolvimento. Porém, a necessidade de segurança é outro fator crítico, que está diretamente ligado ao desenvolvimento desses equipamentos e que, sem o tratamento necessário, pode pôr em risco todo o processo. Com o objetivo de atender a essas necessidades uma ferramenta Open Source vem sendo desenvolvida e tem cumprido bem o objetivo. O ShellHub é uma solução de cliente e servidor SSH moderna, que possibilita acessar dispositivos Linux via interface Web ou linha de comando. Além de oferecer maior agilidade e segurança, sua fácil instalação se adequa a qualquer arquitetura de hardware, garantindo o acesso à máquina em questão de instantes.

Palestrante: Luis Gustavo Barreto       

Empresa: O.S. Systems Development Lab 

Mini bio do palestrante:  Engenheiro de software embarcado com mais de 10 anos de experiência em Linux, Qt e C++   

Introdução a Design Robusto de Firmwares Multiplataforma

"É crescente a necessidade das empresas em estarem desenvolvendo os firmwares de seus produtos de forma cada vez mais rápida. Como aumentar essa velocidade mantendo a robustez e confiança de que funcionalidades não estão sendo quebradas?

Um grande passo é de estruturar os firmwares de tal maneira que eles sejam testáveis, escaláveis e reutilizáveis.

Esta palestra abordará técnicas e métodos para realizar esta estruturação em plataformas RTOS e bare metal. Os principais assuntos serão:

  • As vantagens de se fazer uma correta estruturação e modularização dos firmwares.
  • O que são os designs intra-módulo e inter-módulo e quais as importâncias de cada um.
  • Apresentação de estruturas comuns para realizar a inter-modularizaçao.
  • Explicar o conceito de escopo de execução do código e porque é ele importante na intra-modularização.
  • Apresentação de uma estrutura intra-módulo padrão.
  • Como utilizar testes unitários realizar o desenvolvimento destes módulos.

Palestrante: Andre F. N. Dainese   

Empresa: Independente   

Mini bio do palestrante:

Engenheiro de desenvolvimento de firmware com mais de dez anos de experiência com produtos automotivos, industriais e IoT.

Destaques:

  • Especialista em linguagem C para programação de dispositivos embarcados.
  • Experiente no design de sistemas embarcados, buscando a versatilidade, abstração e robustez de seus módulos, seja operação com RTOS ou em bare metal.
Usando ML em Aplicações Embarcadas

Termos como Edge Computing, Edge ML e Edge Processing estão cada vez mais presentes nos círculos de tecnologia.

A palestra introduzirá aos participantes esses termos, a importância deles, e, do ponto de vista de sistemas, apresentará

  1. Possíveis aplicações de eletrônica embarcada que utilizam ML,
  2. Etapas no desenvolvimento,
    1.  Algumas das ferramentas disponíveis e 
  3. Um exemplo com aprendizagem supervisionada: como embarcar redes neurais com um Cortex-M4 usando a biblioteca CMSIS-NN, como PoC de uma aplicação genérica: classificação de estado a partir dos dados de um sensor.

Palestrante: Humberto Brito

Empresa: NXP Semiconductors

Mini bio do palestrante:

Engenheiro eletricista (2019.1) pela Universidade Federal de Campina Grande, com ênfase em eletrônica.Em 2017, via Brafitec, estagiei na NXP Semiconductors France.Atualmente sou Engenheiro de Sistemas e Aplicações, no setor de Conectividade.Me ocupo na maior parte do tempo com BLE e MCUs ARM-M.Considero-me iniciante na área, mas tenho muita disposição para correr atrás e aprender.

Inscrição

O evento será gratuito e conta com o patrocínio da Mouser electronics.

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado (na véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2020: Edição Online

Nos vemos no evento!

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Eventos » Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2020 - Edição Online
Talvez você goste:
Comentários:

4
Deixe um comentário

avatar
3 Comentários
1 Respostas
0 Seguidores
 
Discussão de maior alcance
Discussão mais quente
4 Autores de comentários
Carlos SalesEmerson BeserraFábio SouzaJulia Comentários recentes
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Carlos Sales
Visitante
Carlos Sales

Excelente! Vcs da Embarcados são nota 10, sempre prezando por material gratuito de qualidade. Grato.

Emerson Beserra
Visitante
Emerson

Toda vez que tento me inscrever aparece erro 1020, como devo proceder?

Julia
Visitante
Julia

boa tarde! terá certificado de participação?

Fábio Souza
Admin

Olá Julia,

Ainda estamos verificando como poderemos garantir que o participante assistiu as apresentações para assim gerar o o certificado. A princípio não temos uma resposta. Assim que tivermos uma posição, enviaremos uma mensagem para todos os inscritos.

Séries

Menu