Seja Maker - Uma introdução à cultura, tecnologia e a comunidade Maker

Seja Maker!

A cultura maker pode ampliar seus horizontes - essa foi a principal mensagem passada durante a Palestra realizada durante a Campus Party Minas Gerais 3, em Belo Horizonte, no dia 7 de Novembro de 2018 por Carlos Ribeiro. Durante a apresentação, ele mostrou como a tecnologia de fabricação digital permite que consigamos materializar nossas ideias, como, por exemplo, a construção de protótipos e equipamentos próprios.

 

Ele mostra como a cultura maker está espalhada por toda a internet e fala como funcionam os hackerspaces, makerspaces e fablabs. E destaca a participação crucial da comunidade, seja ela local ou distante, no crescimento e manutenção dessa cultura de constante criação, de desejo de trabalhar juntos e compartilhamento.

 

Em Belo Horizonte, Carlos cita a comunidade aberta dos Espaços Makers de BH, o Tremmaker, que realiza e participa de eventos em prol da divulgação da cultura Maker. Ele também apresentou o Faz MakerSpace, espaço que fica situado em Belo Horizonte e conta com diversos equipamentos a fim de permitir o desenvolvimento de todas as atividades que um maker precisa no momento de criação: impressora 3D, kits de eletrônica, máquina de corte a laser, marcenaria, serralheria, solda, CNC, plotter, serigrafia, entre outros.

 

Veja a apresentação de Carlos Ribeiro durante a CPMG3, com o título Seja Maker - Uma introdução à cultura, tecnologia e comunidade Maker.

 

 

Para conhecer mais sobre o movimento maker

 

Para conhecer mais sobre o movimento maker no Brasil, e também conhecer projetos relacionados à eletrônica maker, acesse os três links a seguir:

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar