A cultura maker pode ampliar seus horizontes – essa foi a principal mensagem passada durante a Palestra realizada durante a Campus Party Minas Gerais 3, em Belo Horizonte, no dia 7 de Novembro de 2018 por Carlos Ribeiro. Durante a apresentação, ele mostrou como a tecnologia de fabricação digital permite que consigamos materializar nossas ideias, como, por exemplo, a construção de protótipos e equipamentos próprios.
Ele mostra como a cultura maker está espalhada por toda a internet e fala como funcionam os hackerspaces, makerspaces e fablabs. E destaca a participação crucial da comunidade, seja ela local ou distante, no crescimento e manutenção dessa cultura de constante criação, de desejo de trabalhar juntos e compartilhamento.
Em Belo Horizonte, Carlos cita a comunidade aberta dos Espaços Makers de BH, o Tremmaker, que realiza e participa de eventos em prol da divulgação da cultura Maker. Ele também apresentou o Faz MakerSpace, espaço que fica situado em Belo Horizonte e conta com diversos equipamentos a fim de permitir o desenvolvimento de todas as atividades que um maker precisa no momento de criação: impressora 3D, kits de eletrônica, máquina de corte a laser, marcenaria, serralheria, solda, CNC, plotter, serigrafia, entre outros.
Veja a apresentação de Carlos Ribeiro durante a CPMG3, com o título Seja Maker – Uma introdução à cultura, tecnologia e comunidade Maker.
Para conhecer mais sobre o movimento maker
Para conhecer mais sobre o movimento maker no Brasil, e também conhecer projetos relacionados à eletrônica maker, acesse os três links a seguir: