Home Seja Colaborador

Seja Colaborador

 

2005-testeira-institucional_

O Embarcados

Nós, do Embarcados, temos como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Estamos formando uma grande base de conhecimento acessível a todos e viabilizando a troca de informações e experiências que ajudam a crescer e desenvolver nossa capacidade como profissionais da área de sistemas embarcados.

 

Como posso me tornar um articulista?

Quer compartilhar seu conhecimento, ensinar e aprender sobre sistemas embarcados? Acreditamos que quando tentamos ensinar alguém algo que sabemos, nós aprendemos ainda mais sobre o assunto e, assim, nos capacitamos para auxiliar na resolução de novos problemas. Envie suas experiências, projetos interessantes ou até mesmo uma dica ou truque que ache interessante compartilhar. Ajudamos com a edição e revisão do seu texto antes da publicação.

Quer ser um colaborador enviando artigos avulsos? Então comece escrevendo seu texto aqui:

Mas você também pode fazer parte da equipe de articulistas, que possui uma sinergia muito legal, fazendo com que todos que participam das discussões dos textos antes de serem publicados se sintam por dentro do assunto também, mesmo que não dominem aquele tópico em questão. E assim, através dessa ajuda mútua, os profissionais e estudantes da equipe continuam em permanente aprendizado e mantêm uma alta sinergia, formando amizades online relacionadas ao assunto que amam, Sistemas Embarcados.

 

Ficou interessado? Por favor, entre em contato.

 

Quais características buscamos no articulista?

O articulista é uma pessoa engajada com o compartilhamento de conhecimento na área de eletrônica embarcada e interessada em ajudar o grupo e comunidade. Um articulista não é necessariamente uma pessoa experiente ou com muitos anos de estrada, e sim uma pessoa que deseja inspirar ou participar ativamente da comunidade, gerando conteúdo e aprendendo.

 

Qual tipo de artigo posso publicar?

O autor é livre para escolha do assunto a abordar em seus artigos. Porém, os artigos para o Embarcados devem compreender a área de eletrônica embarcada. É sempre importante consultar os artigos já publicados no site. Assim, você pode enviar um conteúdo inédito, ou uma complementação/continuação de artigos/séries já publicados no site.

 

Os assuntos podem abordar desde a eletrônica básica até aplicações de alto nível que interajam com um hardware específico. Dentro desses campos você poderá explorar hardware, firmware, técnicas de programação, projetos, sistemas operacionais, etc.

 

Quais os benefícios de ser articulista do Embarcados?

Quando você entra para o time de articulistas é automaticamente inserido na lista de articulista presentes no site e adicionado ao grupo de e-mail de editorial do Embarcados (meio oficial de comunicação com o grupo). Além disso, todos os artigos publicados são divulgados nas principais redes sociais com os devidos créditos.

 

Ganha a possibilidade de participação em eventos do Embarcados e de parceiros, podendo ser indicado/convidado para ministrar palestras ou participar como ouvinte deles e ganhar desconto na inscrição. Pode também ganhar recomendações para participar de eventos da comunidade, como realizar palestras em universidades.

 

Automaticamente aumenta seu networking na área de sistemas embarcados, que no Brasil é muito específica, e sua visibilidade aumenta no mercado de trabalho.

 

Todos os artigos serão revisados antes da publicação, para correção e ajustes de formatação em geral, estabelecido por um guideline específico. Saiba que o site conta com ótimos números de engajamento da comunidade, como 9.000 pageviews diárias, 13.000 usuários registrados, mais de 8 milhões de visualizações desde a sua reinauguração em setembro de 2013.

 

Podem contar com o Embarcados para todo o suporte e ajuda necessários para que todos esses benefícios sejam atingidos.

 

Mas qual é a retribuição do articulista com o grupo?

Para o articulista permanecer no grupo de editorial são necessárias apenas algumas ações da sua parte.

 

A primeira é enviar artigos para o site conforme a sua disponibilidade, respeitando o intervalo máximo de 3 meses por artigo. Sabemos que há fases onde o tempo fica escasso, ficando difícil a escrita de novos artigos.

 

Também levamos em consideração outras formas de ajuda, como a revisão de textos de artigos enviados para revisão do grupo, interação no grupo de e-mail, colaborações em artigos, projetos, sugestões de novos artigos e notícias, entre outras.

 

Caso o articulista se afaste do grupo, entraremos em contato para entender o seu momento. Se não for possível continuar colaborando com o grupo, o articulista deixa de fazer parte do editorial do site, mas pode retornar a ele respeitando as regras de entrada já citadas anteriormente.

 

Para nós os articulistas são muito importantes e estamos dispostos a ajudar.

 

Cuidados a serem tomados sendo articulista

O artigo publicado receberá comentários dos leitores, e o articulista é responsável por respondê-los e dar suporte para as dúvidas geradas. É interessante responder os comentários assim que possível, pois além de ajudar na dúvida do leitor, pode gerar uma discussão interessante, até para incluir informações no artigo ou em outro.

 

Uso de links de lojas ou fornecedores de produtos devem ser feitos com cautela, pois podem gerar conflito com anunciantes ou parceiros do site. Sendo assim, é sempre importante consultar a administração do site para inserir tais links no post.

 

O articulista não deve negociar placas/equipamentos com terceiros (distribuidores, parceiros, etc) em nome do Embarcados. Caso queira escrever sobre algum produto comercial, primeiramente converse com a administração do site e, se puder dar prosseguimento à parceria, se responsabilize por ela. Caso o Embarcados negocie com uma empresa para escrita de post com placas emprestadas, ou até mesmo em forma de permuta, por favor respeite o que foi combinado com todas as partes.

 

O articulista deve evitar inserir imagens ou vídeos em artigos com um tom muito informal. Lembrem-se que o público do Embarcados vai do profissional da área aos makers. Deve-se imaginar que um público muito grande vai ler o artigo.

 

Ao iniciar uma série de artigos dentro do site, o articulista deve listar todos os artigos que a compõe antes da publicação do seu primeiro artigo. Pedimos isso pois não pode haver séries incompletas no site. É interessante que o primeiro artigo traga uma noção do que será abordado na série, exibindo todos os tópicos desejados, dando uma noção do todo da série para o leitor.

 

O Embarcados não aceita cross posting. O conteúdo do site deve ser inédito, nunca publicado em outro site ou blog pessoal. Caso o autor queria publicar o mesmo conteúdo em seu blog pessoal ou outro site, após a publicação no Embarcados, é preciso que seja referenciado o artigo do Embarcados, já que todo conteúdo do site é licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


WEBINAR GRATUITO
 
Webinar: A cultura open hardware e o movimento maker

Data: 20/06 às 19:30|  Apoio: Mouser Electronics
 
INSCREVA-SE »
close-link