Scratch Day – Um dia para inspirar crianças

Scratch Day

Scratch Day é uma iniciativa da comunidade tecnológica e educacional para se comemorar o aniversário do incrível Scratch. Neste mês de Maio várias pessoas ao redor do mundo se encontram para dividir conhecimentos, projetos e aprender novas técnicas, umas com as outras. Mas enfim, que raios é Scratch ?

Scratch é uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação. Pode-se dizer que o Scratch é uma evolução direta do LOGO, uma linguagem de programação também criada pelo Media Lab anteriormente com mesmo intuito. Um dos grandes diferenciais do Scratch foi seu modelo de programação em blocos, que simplifica muito o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreenção, tal como Funções, Laços de Repetição e Condicionais. Até mesmo o conceito tão abstrato de Orientação a Objeto passa a ser simples com os blocos do scratch.

Sabendo do poder que essa linguagem de programação trouxe consigo, várias iniciativas foram implementadas com a sua ideia. A primeira delas foi a Lego, com seu kit Mindstorms, que em suas primeiras entradas usavam uma versão modificada do LabView e, a partir de 2007, começaram junto com o próprio MIT a criação de um Software Educacional em blocos, ainda seguindo do LabView, mas agora trazendo as simplificações gráficas do modelo de blocos scratch como Loop, Switch variáveis e etc. Também surgiram ideias mais opensource para se trabalhar com arduino, como S4A, S2A Snap4Arduino, que foram projetados de formas simples a integrar com essa ferramenta eletrônica. Já para os apaixonados por mobile, foi criado também pelo próprio Media Lab o App Inventor, que utiliza a ideia de blocos Scratch para programar aplicativos Android e fazê-los integrar com outros meios, como internet, comunicações via Bluetooth, wifi, dentre outra.

Porém, entre todas essas habilidades que a programação Scratch nos trouxe, o real motivo por ele merecer um dia para ser comemorado é o ser Open Source, isso mesmo, o Scratch é open source. Todas as pessoas podem modificar e criar ferramentas novas se baseando nele e na sua necessidade. Sendo open source, ele nos prova que não é necessário se gastar rios de dinheiro para ensinar programação e o domínio de conhecimento não precisa ficar com as escolas de maior poder aquisitivo , que possuem computadores de última geração. A única coisa que realmente se precisa para ensinar Robótica, Programação, Criação de jogos e Lógica é de alguém que tenha o Dom e a paciência para ensinar, um aluno que tenha a curiosidade para aprender e um computador que consiga abrir uma página Web, Tendo essas 3 coisas, já se pode superar todas as expectativas.

Um conselho que dou às escolas que estejam querendo iniciar esse projeto de tecnologia em seu espaço é: fujam dessas empresas que dizem vender “Tecnologia na educação”! Muitas delas vendem “Gato por Lebre”, oferecendo algo que não condiz com o real ensino de tecnologia educacional. Aprendi com um amigo Dr. Flavio Campos Rodrigues que o ensino de programação ou robótica tem que aguçar a criatividade da criança de forma que ela consiga pensar nos melhores jeitos de se resolver um problema e superar um desafio. Somente assim ela consegue desenvolver um senso lógico e aprimorar suas habilidades, não só em matemática, mais em tudo que ela interagir para essa resolução. Então muito cuidado se os seu alunos estiverem somente reproduzindo um passo-a-passo de uma revista ou copiando a programação de uma cartilha, isso não é aula de tecnologia.

Como vai ser o Scratch Day em São Paulo

No dia 27 de Maio estaremos comemorando o 10º Scratch Day no Colégio Harmonia localizado em São Mateus Zona Leste de São Paulo. Lá, Teremos duas palestras sobre como aplicar o Scratch em sala de aula e o que é possível se fazer com ele de forma interdisciplinar, fora os Workshops dados pelas próprias crianças.

Separamos crianças de 10 a 14 anos para coordenar trilhas Hands On sobre Scratch combinando Arduino para montar uma casa inteligente recebendo valores de sensores e interagindo com as pessoas. Também haverá uma trilha de App Inventor para os que quiserem conhecer mais sobre essa plataforma e criar seu próprio aplicativo do zero. E o melhor…nenhum desses conhecimentos ficarão perdido, afinal, por ser aplicações web, a ideia é que todos os participantes possam ter a curiosidade e a capacidade de continuar em suas casas o que começaram no evento. Por fim, duas trilhas especiais de scratch voltadas para criação de jogos e animações. Sua presença será muito bem vinda no nosso colégio.

Organize um Scratch Day em sua cidade

E ai, se inspirou? Faça o seu evento também, organize sua escola pra comemorar essa tecnologia que está no nosso alcance todos os dia. Converse com seu professor de informática, Ciências, Física e separe um dia para fazer projetos que possam não só utilizar o Scratch, mas também resolver alguns dos seus problemas. Programação serve pra isso.

Qualquer dúvida em como criar um evento Scratch Day ou aulas de scratch e/ou ferramentas citadas, nesse artigo deixe seu comentário ou entre em contato via email. Vamos difundir essa ideia pelo Brasil até que todo mundo conheça nem que seja um pouquinho dessa poderosa ferramenta chamada Scratch.

Redes sociais:

  • Facebook: facebook.com/fernando.veiga.3950
  • Linkedin: linkedin.com/in/pfveiga7/
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » Scratch Day - Um dia para inspirar crianças
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Susiane Muniz
Susiane Muniz
11/05/2018 14:29

Muito bom !
Estamos organizando o nosso I Scracth Day do NEECAH/s – Nucleo de Enriquecimento Curricular para Estidantes com Características Comportamentais de Altas Habilidades / superdotação em São Luís – MA.

Bruno De Oliveira Gobbato
Bruno De Oliveira Gobbato
10/05/2017 10:12

Fernando, no colégio Lourenço Castanho há uma aula extra curricular que só utiliza Scratch, porque não tenha um contato para organizar um evento? Fale com o Leandro diretor do Fund.1
Abraços.

Fernando Veiga
Fernando Veiga
Reply to  Bruno De Oliveira Gobbato
10/05/2017 10:52

Olá, Que legal uma aula extra só com scratch. da pra se criar muita coisa legal.
Se possivel me encaminhe um email para que eu possa entrar em contato com ele.
[email protected]

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu