Conheça a Embedded MPU RZ/A1 da Renesas

RZA1

Em 2013 a Renesas lançou a Embedded MPU RZ/A1 para aplicações de eletrônicos de consumo e controles industriais. A família de processadores conta com um core ARM Cortex-A9 a 400 MHz e 1000 DMIPS e SRAM On-Chip (3MB, 5MB e 10MB).

Características do RZA1
Figura 1 – Características do RZ/A1

Dependendo dos requisitos da aplicação não há a necessidade de memória RAM externa ao chip, já que além de se ter a opção com memória RAM interna de até 10 MB, o processador possui execute in place (XIP) diretamente de memórias QSPI, onde o programa não precisa ser carregado da flash para a RAM, proporcionando melhor eficiência e menos quantidade de memória volátil necessária. Assim a memória RAM será utilizada apenas como memória de trabalho.

Existem duas opções de encapsulamento (QFP e BGA), não há a necessidade de uso de PMIC e a PCB pode conter pelo menos 4 layers. Dessa maneira os custos te fabricação, montagem e BOM são bastante reduzidos, assim como a complexidade do hardware do projeto e o aumento de robustez em relação a EMC, já que não estão presentes barramentos de alta velocidade.

Características da Família RZ/A1

Essa família conta com diversos tipos de interfaces de comunicação, assim como processamento gráfico por hardware, controladores de display, ADCs, motores de criptografia, etc. Na figura 2 temos as características dos modelos RZ/A1 H e M e na figura 3 para o modelo L.

Características da família RZA1 H e M
Figura 2 – Características do RZ/A1 H e M
Características do RZA1 L
Figura 3 – Características do RZ/A1 L

A figura 4 traz um comparativo entre os membros da família:

Comparativo entre os membros da família RZA1
Figura 4 – Comparativo entre os membros da família RZ/A1

Suporte de Software para o RZ/A1

São suportados desde RTOS, como FreeRTOS, até Linux embarcado, conforme vemos na figura 5.

RZA1 - Sistemas Operacionais Suportados
Figura 5 – Sistemas Operacionais Suportados para o RZ/A1

 
Por conta da característica do XIP (execute in place) diretamente de memórias flash é utilizado o
AXFS (Advanced XIP File System) como sistema de arquivos.

No Github da Renesas é possível encontrarmos os repositórios para o u-boot, linux kernel (v3.14 LTSI), buildroot, yocto e axfs. Além disso existe uma página que reúne todos os tutoriais de software disponíveis.

Na figura 6 temos listados quais são as toolchains que podem ser utilizadas.

RZA1 - Toolchains suportadas
Figura 6 – Toolchains suportadas para RZ/A1

Kits de Desenvolvimento da Renesas para o RZ/A1

A Renesas oferece dois kits de desenvolvimento onde é possível explorar todas as características do processador. Na figura 7 temos o RSK e na figura 8 o GENMAI. O kit GENMAI é apenas suportado no Japão.

Kit Renesas RZA1 RSK
Figura 7 – Kit Renesas RZ/A1 RSK
Kit Renesas RZA1 GENMAI
Figura 8 – Kit Renesas RZ/A1 GENMAI

No próximo post iremos mostrar um tutorial completo de como gerar uma distribuição Linux embarcado customizada para rodar no RZ/A1.

* Este post foi patrocinado pela Renesas e escrito por Diego Sueiro.

Website | Veja + conteúdo

A Renesas Electronics Corporation (TSE: 6723), o Maior Fornecedor Global de Microcontroladores, é um líder no fornecimento de soluções avançadas de semicondutores, incluindo microcontroladores, soluções SoC e uma ampla gama de dispositivos analógicos e de potência. Suas operações começaram como Renesas Electronics em abril de 2010, através da integração da NEC Electronics Corporation (TSE: 6723) e Renesas Technology Corp., com operações abrangendo pesquisa, desenvolvimento, design e fabricação para uma ampla gama de aplicações. Com sede no Japão, a Renesas Electronics tem subsidiárias em cerca de 20 países do mundo. Mais informações podem ser encontradas em www.renesas.com.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu