RTOS mbed OS: O RTOS da ARM

RTOS mbed OS

A ARM está preparando para este ano o RTOS mbed OS, um novo sistema operacional de tempo real projetado para rodar em microcontroladores da classe M. Esse Sistema Operacional da ARM seria um importante crescimento nas ferramentas de desenvolvimento já encontradas no mBed atual. Como várias pessoas atualmente utilizam microcontroladores de diferentes fabricantes, a ARM decidiu padronizar os RTOSs e daí nasceu a ideia de desenvolver um que fosse criado em volta de sua plataforma mbed.

Este OS conterá elementos de segurança (criptografia), comunicação e gerenciamento de tarefas e suportará Wi-Fi, Zigbee, Bluetooth, 6LoWPAN e Thread, entre outras funcionalidades, conforme a figura abaixo. Pra quem já esta acostumado a utilizar Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS), esse sistema promete ser o passo que faltava na independência entre diferentes processadores com core ARM Cortex M, o que tornaria a migração de diferentes projetos muito menos sofrida, porém ainda muito trabalhosa.

700x467xmbed-os-v2-700x467.png.pagespeed.ic.IIFOpvhTx5
Figura 1: MbedOS, fonte ARM

Cronograma

Veja na figura abaixo que atualmente a ARM esta trabalhando com os parceiros e conforme podemos conferir em um dos vídeos abaixo, ainda esta em fase de especificação.

901x395xschedule_small-901x395.png.pagespeed.ic.S7-IqRjKGj
Figura 2: Cronograma do MbedOS

Vídeos

Vídeo em inglês com Bogdan Marienescu, engenheiro de software da ARM. Ele fala sobre o ARM mbed OS para Bluetooth Smart. Esse video foi feito na Embedded World e está disponível no canal de Youtube da ARM.

Vídeo em inglês com um engenheiro da ARM, sobre o ARM mbed OS Integrated Thread Stack. Esse vídeo foi feito na Embedded World e está disponível no canal de Youtube da ARMDevices.

Vídeo em inglês com o engenheiro Erik da ARM. Explica um pouco sobre o RTOS da ARM e faz uma demonstração com uma placa Freedom da Freescale/NXP. Esse vídeo foi feito na Embedded World e está disponível no canal de Youtube da ARMDevices.

Referências

[1] https://mbed.org/technology/os/
[2] https://gigaom.com/2014/10/01/to-combat-fragmentation-arm-built-a-new-type-of-os-for-the-internet-of-things/
[3] https://gigaom.com/2015/02/23/arm-freescale-and-ibm-offer-a-platform-for-industrial-iot/
[4] https://gigaom2.files.wordpress.com/2014/10/screen-shot-2014-10-01-at-10-04-12-am.png?w=804&h=430

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » RTOS mbed OS: O RTOS da ARM
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Euripedes Rocha Filho
Euripedes Rocha Filho
14/03/2015 22:44

Conversei um tempo atrás com o Bogdan e a impressão que tive da conversa foi que low power é o objetivo central de toda essa equipe do mbed. Além disso podemos tirar uma informação importante da aquisição recente da ARM da PolarSSL e a pretensão de lançar todo o OS sob licença BSD. Inclusive a Polar que hoje é GPL com cláusula de exclusão para projetos comerciais licenciados. Aliás a Polar volta a ser BSD após migrar pra licença híbrida

Vinicius Maciel
vinifr
14/03/2015 21:34

Com tantos RTOS no mercado, tantos que não dá nem pra contar, qual será o melhor? O FreeRTOS?

trackback
28/05/2015 14:46

[…] relembrar um pouco, a ARM anunciou em outubro de 2014 um sistema operacional voltado também para IoT e direcionado para sistemas que […]

Talvez você goste:

Séries

Menu