RTOS mbed OS: O RTOS da ARM

RTOS mbed OS

ÍNDICE DE CONTEÚDO

A ARM está preparando para este ano o RTOS mbed OS, um novo sistema operacional de tempo real projetado para rodar em microcontroladores da classe M. Esse Sistema Operacional da ARM seria um importante crescimento nas ferramentas de desenvolvimento já encontradas no mBed atual. Como várias pessoas atualmente utilizam microcontroladores de diferentes fabricantes, a ARM decidiu padronizar os RTOSs e daí nasceu a ideia de desenvolver um que fosse criado em volta de sua plataforma mbed.

 

Este OS conterá elementos de segurança (criptografia), comunicação e gerenciamento de tarefas e suportará Wi-Fi, Zigbee, Bluetooth, 6LoWPAN e Thread, entre outras funcionalidades, conforme a figura abaixo. Pra quem já esta acostumado a utilizar Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS), esse sistema promete ser o passo que faltava na independência entre diferentes processadores com core ARM Cortex M, o que tornaria a migração de diferentes projetos muito menos sofrida, porém ainda muito trabalhosa.

700x467xmbed-os-v2-700x467.png.pagespeed.ic.IIFOpvhTx5
Figura 1: MbedOS, fonte ARM

 

Cronograma

 

Veja na figura abaixo que atualmente a ARM esta trabalhando com os parceiros e conforme podemos conferir em um dos vídeos abaixo, ainda esta em fase de especificação.

 

901x395xschedule_small-901x395.png.pagespeed.ic.S7-IqRjKGj
Figura 2: Cronograma do MbedOS

 

Vídeos

 

Vídeo em inglês com Bogdan Marienescu, engenheiro de software da ARM. Ele fala sobre o ARM mbed OS para Bluetooth Smart. Esse video foi feito na Embedded World e está disponível no canal de Youtube da ARM.

 

 

Vídeo em inglês com um engenheiro da ARM, sobre o ARM mbed OS Integrated Thread Stack. Esse vídeo foi feito na Embedded World e está disponível no canal de Youtube da ARMDevices.

 

 

Vídeo em inglês com o engenheiro Erik da ARM. Explica um pouco sobre o RTOS da ARM e faz uma demonstração com uma placa Freedom da Freescale/NXP. Esse vídeo foi feito na Embedded World e está disponível no canal de Youtube da ARMDevices.

 

 

 

Referências

 

[1] https://mbed.org/technology/os/
[2] https://gigaom.com/2014/10/01/to-combat-fragmentation-arm-built-a-new-type-of-os-for-the-internet-of-things/
[3] https://gigaom.com/2015/02/23/arm-freescale-and-ibm-offer-a-platform-for-industrial-iot/
[4] https://gigaom2.files.wordpress.com/2014/10/screen-shot-2014-10-01-at-10-04-12-am.png?w=804&h=430

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

3
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Euripedes Rocha FilhoVinicius MacielLiteOS, sistema operacional para IoT da Huawei - Embarcados Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
trackback

[…] relembrar um pouco, a ARM anunciou em outubro de 2014 um sistema operacional voltado também para IoT e direcionado para sistemas que […]

Euripedes Rocha Filho
Visitante
Euripedes Rocha Filho

Conversei um tempo atrás com o Bogdan e a impressão que tive da conversa foi que low power é o objetivo central de toda essa equipe do mbed. Além disso podemos tirar uma informação importante da aquisição recente da ARM da PolarSSL e a pretensão de lançar todo o OS sob licença BSD. Inclusive a Polar que hoje é GPL com cláusula de exclusão para projetos comerciais licenciados. Aliás a Polar volta a ser BSD após migrar pra licença híbrida

Vinicius Maciel
Visitante
vinifr

Com tantos RTOS no mercado, tantos que não dá nem pra contar, qual será o melhor? O FreeRTOS?