Da prototipação ao Projeto: RSB-4760 x Raspberry Pi 3

A RSB-4760 da Advantech e a Raspberry Pi (RPi) são consideradas hardware DIY (do-it-yourself ou faça você mesmo) de eletrônica desenvolvida com processadores embarcados. RPi é vagamente rotulada como código aberto neste artigo, mas não se qualifica como hardware de código aberto pelas mais rigorosas normas, uma vez que para alguns dos chips na placa é difícil de se obter apoio, no que diz respeito ao controle de baixo nível. Apesar da RPi ser uma ferramenta boa para mídia, ela foi desenvolvida para fins educacionais, e não pode ser produzida livremente por não possuir direitos de autor para isso. Já a RSB-4760 da Advantech é um projeto para uso profissional, onde a produção em escala, controle de revisão e a longevidade do produto são itens fundamentais.

 

A comparação entre as duas placas deve de basear no objetivo do projeto, prototipagem ou aplicação profissional. Aqui detalhamos as semelhanças e diferenças para orientar nas etapas de cada projeto. A Advantech RSB-4760 tem o mesmo processador, porém é concebida no conceito de industrial grade, que visa a alta disponibilidade em aplicações profissionais e é compatível com o hardware de código aberto existente Arduino.

 

 

Diferentes aplicações

 

Raspberry Pi é muito boa para a manipulação de mídia como fotos ou vídeo e a RSB-4760 é uma excelente escolha se você tem um projeto que necessita de poder de processamento, diferentes tipos de conectividade (barramento miniPCIe e barramento M2.com para placas Wi-Fi, LORA, LTE, GPS), monitoramento, ou tem aplicações relacionadas com produtividade. A RSB-4760 tem um relógio de tempo real (RTC) para aplicações mais exigentes. RPi poderia ser usada como uma câmera de segurança em rede ou um servidor de mídia, mas sem um conversor analógico-digital, sensores analógicos não seriam fáceis de se implementar. RSB-4760 pode ser usado para desenvolver "coisas" inteligentes todos os dias com lotes de sensores, tais como relógios, dispositivos de monitoramento, ou simplesmente ser um computador profissional acessível executando um sistema operacional embedded de forma eficaz e confiável. A RSB-4760 também está habilitada a executar softwares baseados em Windows, uma vez que ela também suporta o Windows 10 IoT Core.

 

Na “Internet das Coisas” (IoT) ou "Indústria 4.0" o conceito de que as coisas (objetos, animais ou pessoas) têm identificadores incorporados que comunicam automaticamente (via internet) com outras coisas (máquinas, computadores ou objetos) sem intervenção humana direta, determina a necessidade de equipamentos de alta confiabilidade e disponibilidade, obtendo eficácia nos processos, bem como estabilidade em todas as etapas da aplicação.

 

A RSB-4760 tem alguns atributos diferenciadores como miniPCI Express (miniPCIe) e um relógio de tempo Real (RTC), enquanto a RPi tem periféricos well-suited para aplicações intensivas em gráficos para HD 1080p de vídeo streaming. A RSB-4760 é abundante em memória, alta performance e conta com disponibilidade de slot mini SD para armazenamento e barramento M2.com para instalação de dispositivos de conectividade (LORA, Wi-Fi, LTE, Sigfox).

 

Diagrama de blocos da RSB-4760
Figura 1 - Diagrama de blocos da RSB-4760

 

 

Custo: RSB-4760 x RPI

 

Por se tratar de um modelo professional, a RSB-4760 possui um preço superior à RPi, mas isso se dá pelas diferenças na construção física (RPi para prototipação e RSB-4760 para aplicações profissionais), bem como a conectividade que a RSB-4760 da Advantech proporciona.

 

 

Performance

 

Por se tratar da mesma arquitetura de processamento, a performance é muito similar, porém o grande ganho são os diferentes slots que a RSB-4760 proporciona, que tornam a conectividade muito mais rica.

 

Tanto a RSB-4760 e a RPi são excelentes placas, e ambas têm a característica mais importante de tudo: um ecossistema estabelecido com fontes abertos. A melhor maneira de comparar é lado a lado. Várias tabelas fornecem principais itens que podem fazer ou quebrar a decisão de avançar com qualquer uma dessas placas.

 

Tabela1 - Comparação entre as placas

 

RSB-4760

Raspberry Pi 3

Dimensões

10,2cm x 14,6cm

85.60mm x 56mm x 17mm

Processador

Quad-core ARM ® Cortex ® A53 APQ8016

Quad-core ARM ® Cortex ® A53 Broadcom BCM2837

Velocidade

1,2 GHz

1,2 GHz

Width, Instruction Set

64-bit

64-bit

Real Time Clock

Sim

Não

RAM

até 2GB SDRAM on borad

1GB SDRAM

FLASH Memory

8GB

Não

GPU

 

Broadcom Dual-core VideoCore IV® Multimedia co-processor

Armazenamento

SD Card

SD-card

Video

1 HDMI, 1920 x 1080 at 60Hz

HDMI – 1080p

Encode: 30 fps 720p (H.264 Baseline/MPEG-4) 30 fps 1080p (MPEG-4/H.264/VP8/H.263)

VideoCore IV, OpenGL ES 2.0,OpenVG 1080p60 H.264 high-profile encode/decode

Decode: 30 fps 1080p (MPEG-4/H.264/H.263/DivX/MPEG2/VC1/Soreson/VP8)

DSI para touchscreens

Audio

01 audio out e 01 mic in

Somente saída

Status Indication

Power LED e HDD LED

Power LED

GPIO

8 canais via pin header

40 canais via pin header

USB 2.0

2 portas

4 portas

Ethernet (RJ45)

10/100/1000 Mbps via porta RJ45

10/100 Mbps via porta RJ45

PCIe

01 miniPCI Express

Não

SPI

Sim. Controlador nativo, Master SPI programável para 25MHz. Escravo SPI adicional disponível somente via conector USB Cliente.

Sim

Serial

02 RS-232/422/485

Não

HDMI

Full HD 1920 X 1080

Full HD 1920 X 1080

Alimentação

9 ~ 36 VDC

5VDC

Temperatura de operação

0 ~ 60° C

0 ~ 40° C

Sistema Operacional

Android, Linux e Win 10 IoT Core

Linux (e.g., Raspbian, Debian, Fedora, ARCH Linux ARM), FreeBSD e NetBSD.

 

Em virtude dos argumentos apresentados é possível afirmar que a plataforma industrial é a solução que trará confiabilidade e segurança nas aplicações do dia a dia das empresas.

 

Preencha o formulário abaixo e acesse um conteúdo exclusivo sobre algumas aplicações industriais em vários setores no site interativo da Advantech:

 

  • Obs: seus dados poderão ser repassados ao patrocinador deste artigo.

 

(*) Este post foi patrocinado pela Advantech

Fundada em 1983, a Advantech é um fornecedor líder de produtos, serviços e soluções confiáveis e inovadores. A Advantech oferece integração abrangente de sistemas, hardware, software, serviços de design centrados no cliente, sistemas embarcados, produtos de automação e suporte logístico global. Nós cooperamos com nossos parceiros para fornecer soluções completas para uma ampla gama de aplicações em diversas indústrias. Nossa missão é construir um planeta inteligente com produtos de Automação e Computação Incorporada e soluções que facilitem um trabalho e uma vida mais inteligentes. Ao utilizar os produtos Advantech, o número de aplicações e inovações potenciais torna-se ilimitado.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Da prototipação ao Projeto: RSB-4760 x Raspberry Pi 3"

Notificar
avatar
 
Ordenar por:   recentes | antigos | mais votados
Leandro Morais
Visitante
Leandro Morais

Eu estaria disposto a utilizar essa placa, mas se o custo for muito superior, aí não dá.

PatriciaMC201775
Membro
PatriciaMC201775

Olá Leandro Moraes, entendemos o seu ponto de vista. O que queremos mostrar nesse artigo é que a Raspberry é ótima para prototipação em alguns casos, porém quem desenvolve aplicações para algumas áreas com vulnerabilidade, como aplicações que precisam suportar temperatura muito baixa ou alta a Rasp não seria apropriada. O desenvolvedor tem que pensar no custo benefício para seu projeto, uma placa industrial tem um ciclo de duração longo e garantia estendida. Caso queria discutir um pouco mais sobre a viabilidade para o seu projeto pode entrar em contato conosco pelo email Advantech Brasil.com.br">patricia.carvalhoAdvantech Brasil.com.br . Obrigada pelo comentário.

wpDiscuz