Nenhum comentário

Plataforma de desenvolvimento Renesas Synergy

A Renesas introduziu em outubro de 2015, no Renesas DEVCON 2015, uma plataforma de desenvolvimento para sistemas embarcados chamada Synergy. É uma solução diferente das que conhecemos atualmente pois integra diversos aspectos do desenvolvimento com microcontroladores numa mesma solução. Entenda, o Renesas Synergy é uma solução que engloba software e hardware. Faz parte do Renesas Synergy 4 séries de microcontroladores, uma linha nova de silício, todos com core ARM Cortex-M0 ou Cortex-M4, escaláveis entre si e com pinos compatíveis, memória Flash de até 4MB e características de segurança e criptografia inclusas no chip, além de características de baixo consumo. A linha é apresentada como:

S1: Microcontroladores para aplicação de baixo consumo que funcionam até 32 MHz (Tensão de operação de 1,6 a 5,5V). Memória Flash também operando a 32 MHz.

S3: Microcontroladores de alta eficiência que operam até 100 MHz  (Tensão de operação de 1,6 a 5,5V). Memória Flash operando a 48 MHz.

S5: Microcontroladores com alta integração que operam até 200 MHz  (Tensão de operação de 2,7 a 3,6V).  Memória Flash também operando a 120 MHz.

S7: Microcontroladores com alta integração que operam até 300 MHz  (Tensão de operação de 2,7 a 3,6V). Memória Flash também operando a 240 MHz.

synergy4

Como a Renesas lançou toda uma linha nova de silício, o software foi completamente otimizado para esses micros, que foram criados já com essa visão de integração bem clara entre registradores do microcontrolador e dos drivers e softwares, incluindo RTOS e stacks.

Da parte de firmware, ou software, como preferir, a plataforma Renesas Synergy promete eliminar todo aquele trabalho de drivers de baixo nível que tanto tempo demanda dos desenvolvedores que trabalham com microcontroladores. O SSP (Synergy Software Package) fornece APIs que permitem que o usuário apenas chame as rotinas que precisa em seu código, sem ter a necessidade de desenvolvê-las, e procurar por exemplos no site do fabricante ou mesmo na internet. Muitos dos que sentiram na pele o que é tentar usar um driver que desenvolveu ou pegou de terceiros, e aquele pedaço de código não funcionava de jeito nenhum, sabem do que estou falando. Esse tempo precioso gasto estudando e implementando, ou procurando algo e testando até que isso funcione, não será mais parte do dia a dia de quem trabalhará com o Synergy, segundo o pessoal da Renesas. E, claro, isso proporciona um interessantíssimo ganho no quesito mais importante, tempo! E, como sabemos, o time to market hoje vale ouro. O pessoal que desenvolveu o Synergy acredita então que o importante é você focar em sua aplicação e gerar valor, e não em drivers que, a partir dessa plataforma, virão integradas à solução.

À solução de software, a Renesas oferece a licença do ThreadX® RTOS Premium, que é um RTOS  com kernel multitarefas e com escalonamento preemptivo (preemptive scheduling) e que ocupa pouco espaço em memória porque já é otimizado para essa plataforma em específico. Soluções de Stack e Middleware otimizadas e totalmente integrados aos microcontroladores também já estão no pacote do Synergy e não é necessário que se compre stacks de terceiros. Stacks e Softwares para TCP/IP, USB, GUI, sistema de arquivos, DSP, touch, segurança. Além das soluções de software e driver, possui também um framework de aplicação, onde Serviços a nível de sistema conectam o RTOS (Real-Time Operating System) ao HAL (Hardware Abstraction Layer) por meio de mensagens inter processo, serviço de segurança, áudio, vídeo, sensor capacitivo, etc. Para cada Kit de desenvolvimento com um dos micros novos, é oferecido um BSP (Board Support Package) com toda eletrônica funcionando e o software disponível para consulta. Como a pilha de software é compatível com toda a linha do microcontrolador S1 ao S7, e eles são pino compatíveis, é muito fácil fazer a expansão e mudar para um micro de maior capacidade.

Então, com o Synergy, a Renesas passa a tratar o software como um produto (SaP Software as a Product) e passa a ser responsabilidade da Renesas bugs que existam na API ou na integração do RTOS com os Frameworks, problemas de pilha, interface gráfica, etc. É uma mudança grande de paradigma, uma vez que ela internaliza essa responsabilidade que antes era do desenvolvedor, que poderia escolher um dos diversos RTOSs de mercado, por exemplo. O mesmo acontece para stacks ou softwares de terceiros. Então, se o cliente escolhe por essa solução Synergy da Renesas, ele acaba reduzindo, ou minimizando, o risco de erros, uma vez que a Renesas é responsável pelo funcionamento disso e, além disso,  o deixa otimizado.

Um ponto bem interessante a se destacar é que a interface de software é grátis e não se paga nenhuma licença para usar a IDE ou todo o framework, middleware, RTOS, Stacks, etc. Somente se paga pelo silício, pelo chip.

Para mais informações acesse o site do Renesas Synergy. Caso tenha alguma dúvida sobre essa linha de microcontroladores e as soluções integradas de software, poste abaixo que, caso não saiba, mandarei email pro pessoal da Renesas.

Gostaria de agradecer publicamente a Vin D’Agostino, Vice President, General Purpose Products Unit, Renesas Electronics America, Inc. que me passou todas as informações contidas aqui. Agradeço tambem a Hueliquis Fernandes da Renesas Brasil, que me colocou em contato com Vin e sempre está dando suporte ao site.

Sobre o Contest Renesas - Criando Dispositivo mais inteligentes com Renesas Synergy

O Contest Renesas é um concurso cultural onde startups poderão desenvolver seus produtos com todo suporte e com ferramentas cedidas pela Renesas. Os melhores projetos vão concorrer a prêmios, incluindo osciloscópios e um processo de pré-aceleração.

Os 25 projetos classificados para a próxima fase vão receber um kit de desenvolvimento Renesas SK-S7G2 e toda orientação necessária para sair do zero.

Depois do desenvolvimento serão escolhidos 3 protótipos vencedores do desafio. Aos vencedores serão concedidos os seguintes prêmios:

Além disso, todos os vencedores receberão uma oportunidade de participar de um processo de pré-aceleração de startups na Baita Aceleradora.

Confiram e se inscrevam! Essa iniciativa tem apoio da Baita Aceleradora, Keysight Oscilloscopes e INCAL Instrumentos.

Saiba mais sobre a Plataforma Renesas Synergy

Para saber mais acesse os seguintes textos no Portal Embarcados:

Um Panorama sobre o Renesas Synergy, por Andre Curvello

Como instalar as ferramentas pra trabalhar com o Renesas Synergy, por Thiago Lima

Como piscar um led com o Renesas Synergy, por Thiago Lima

Synergy e ThreadX: Explorando a estrutura básica do RTOS, por Fabio Pereira

Synergy e ThreadX: Introdução à multitarefa, por Fabio Pereira

Synergy e ThreadX: Recursos compartilhados e Mutex, por Fabio Pereira

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Plataforma de desenvolvimento Renesas Synergy
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link