Renesas libera seus IPs para licenciamento

A partir de agora, criar seu próprio microcontrolador baseado no core RX e em outros mais de 40 IPs da Renesas (incluindo CPU, interface de comunicação, timer, memória, etc) é possível. Essa opção é muito difundida e usada para IPs da ARM, por exemplo, ao passo que usar IPs da Renesas era restrito somente para seletos clientes.

 

As primeiras opções de licenciamento de IPs, totalizando mais de 40, que serão oferecidas pela Renesas incluem seus cores principais (RX, SH, etc), IP de timer para aplicações com motores, cores USB, e SRAM. As opções serão incrementadas a partir de novas demandas.

 

Parece ser um negócio muito bom para a Renesas, já que a empresa consegue um crescimento de mais de 10% ao ano nesse mercado. Assim, com a decisão de disponibilizar seus IPs, marca sua entrada definitivamente no mercado de licenciamento de IPs.

 

Acredito ser uma decisão inteligente da empresa, o que facilita a adoção de seus microcontroladores e IPs pelo mercado em geral. E vocês, o que acham?

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Henrique Rossi
Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica e pós-graduado em Engenharia de Software. Comecei um mestrado, mas o interrompi. Especialista na área de sistemas embarcados, com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de firmware (sistemas baremetal e baseados em RTOS) e Linux Embarcado. Atualmente sou administrador do site Embarcados, trabalho num fabricante de Set-Top Box e atuo como consultor/desenvolvedor na área de sistemas embarcados.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar