Relatório da Pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados 2017

relatorio pesquisa 2017

Entre os dias 06/09 e 24/09 de 2017 o Embarcados realizou a “Pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados” com o objetivo de entender a dinâmica e as particularidades do mercado brasileiro de desenvolvimento de sistemas embarcados. Os respondentes puderam participar de sorteios de mais de 70 itens.

Coletamos dados sobre o processo de desenvolvimento, tecnologias e fabricantes utilizados em projetos sistemas embarcados através de profissionais que atuem na área. Estamos interessados em saber quais os tipos de aplicações que estão sendo desenvolvidas e quais as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) estão sendo empregadas.

Esperamos que com esse estudo Empresas e profissionais possam tomar decisões baseadas em dados reais sobre o mercado brasileiro.

Questionário

O formulário contou com aproximadamente 30 questões e os dados foram coletados e processados pelo Instituto de Pesquisas Online Qualibest, Filiado à ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e à ESOMAR (European Society of Opinion and Marketing Research). O Instituto QualiBest segue normas e padrões de qualidade do setor de pesquisa, sempre com muito rigor e seriedade.

Em nenhuma hipótese resultados de pesquisa de mercado são divulgados de forma individual, onde quem responde possa de alguma forma ser identificado.

Amostra

Convite por email enviado para a base de cadastrados no site Embarcados e seus parceiros. Um link dedicado foi enviado para cada organização participante do estudo entre os dias 06/09 e 24/09 de 2017. Retorno de 996 questionários respondidos dentre os perfis de profissionais atuando diretamente com desenvolvimento de sistemas embarcados.

Relatório

Você pode fazer o download do relatório clicando no botão a seguir:

Mas lembre-se: você deve ser registrado e estar logado no site para ter acesso ao documento. Clique aqui para se registrar e aqui para fazer o login.

Confira também o webinar que realizamos sobre o relatório.

Você pode acessar os resultado das pesquisas que realizamos no ano de 2014 com a "Pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados - 2014" e no ano de 2015 com a “Pesquisa sobre o Mercado de Trabalho Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados 2015”. Compartilhando essas informações com o mercado como um todo (profissionais, empresas desenvolvedoras de produtos, distribuidores e fabricantes) acreditamos que estaremos contribuindo para seu melhor entendimento e para o avanço tecnológico no Brasil.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a todos os profissionais que responderam ao questionário e aos parceiros abaixo por doarem itens para sorteio:

Advantech

Arrow

Avnet

Embedded Labworks

LATeRe

Macnica

Microgenios

National Instruments

Qualcomm

Samsung Artik

Smartcore

STMicroelectronics

Toradex

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Pesquisas » Relatório da Pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados 2017
Comentários:
14 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Oliveira
13/11/2017 08:02

Quero parabenizar toda a equipe "Embarcados" pela realização e divulgação desta pesquisa. Conhecer e compreender o mercado em que estamos inseridos serve não só para nos situarmos neste cenário, mas também para traçarmos estratégias para o futuro. Percebe-se uma evolução na execução da pesquisa atual em relação a pesquisa anterior: novos e melhores indicadores, sínteses curtas de cada seção que auxiliam sua interpretação. Contudo, apesar dos dados serem fornecidos pelos profissionais da área, há um enfoque mais empresarial nesta pesquisa, e pontos de interesse dos funcionários, como faixa salarial e benefícios foram, infelizmente, suprimidos.

Diego Sueiro
Reply to  Fabio Oliveira
13/11/2017 08:14

@fabtech,

Muito obrigado pelo apoio.

Infelizmente não conseguimos fazer todas as perguntas que gostaríamos numa única pesquisa. O questionário ficaria muito extenso e não teríamos uma boa quantidade de respostas e por sua vez representatividade estatística.

Estamos planejando fazer pesquisas mais curtas e com maior frequência afim de coletar mais informações tanto do mercado quanto dos profissionais.

Fernando Ginez da Silva
10/11/2017 09:37

Excelente! Parabéns pelo trabalho.
A comparação com os dados de anos anteriores é muito valioso para compreender a evolução do mercado.
Alguém teria dados (de pesquisas semelhantes) que possibilitem comparar com o mercado de países como EUA, Canadá, Alemanha, entre outros, principalmente nos quesitos de desenvolvimento de hardware, recursos utilizados e linguagens de programação?
Acho o quesito de desenvolvimento de hardware muito interessante para entender como os custos e time2market são reduzidos em diferentes culturas.
att.

Diego Sueiro
Reply to  Fernando Ginez da Silva
10/11/2017 09:49
Thiago Lima
Reply to  Fernando Ginez da Silva
10/11/2017 10:21

Excelente Ideia. Vou comparar os dados da pesquisa do Embarcados com os da UBM dos Estados Unidos. Entro em contato contigo.

Fernando Ginez da Silva
Reply to  Thiago Lima
10/11/2017 10:22

Legal Thiago! Se precisar de ajuda ou quiser bater um papo estou disponível!

Diego Sueiro
Reply to  Fernando Ginez da Silva
10/11/2017 11:19

Olá Fernando,

Obrigado pelo apoio.

Segue a pesquisa realizada pela Aspencore:
https://www.embedded.com/electronics-blogs/embedded-market-surveys/4458724/2017-Embedded-Market-Survey

Andre Rabner
09/11/2017 12:39

Obrigado !

Andre Rabner
09/11/2017 12:38

Foi resolvido !

Andre Rabner
09/11/2017 07:47

Aqui continua baixando somente o arquivo de 2015.

Diego Sueiro
Reply to  andrerab
09/11/2017 12:36

@andrer ,

Por favor limpe o cache da pagina e tente novamente.

Gabriel Magri
08/11/2017 19:56

Só pra mim que baixa o arquivo de 2015?

Diego Sueiro
Reply to  gabrielmagri82
09/11/2017 03:32

@gabrielmagri ,

Tivemos um problema temporário com o servidor.
Agora já está regularizado.

Nos avise caso não consiga fazer download do documento.

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
NVIDIA JETSON – A Inteligência Artificial na palma de sua mão

Data: 08/07 às 14:00h Apoio: Arrow | NVIDIA
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link

WEBINAR
 
Redes Mesh para Monitoramento
e Controle de Sensores

Data: 15/07 às 14:00h Apoio: Artimar| Microchip| Tecsus
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link