Reinventando a proteção de sobretensão

Alta confiabilidade é fundamental em nosso mundo hiperconectado. O tempo de inatividade ou falha de conexão varia de frustrante a incrivelmente caro. É por isso que a proteção contra sobretensão continua sendo um requisito muito importante. Os usuários esperam uma operação contínua do sistema, de modo que protegê-los contra oscilações instáveis ​​de serviços elétricos, comutação e transientes de tensão causadas raio faz sentido.

No arsenal de componente de proteção contra sobretensão, Varistores de óxido metálico ou MOVs são soluções bem populares. Os novos MOVs tomam conta de altas corrente, apresentam alta absorção de corrente e rápido tempo de reação para proteção contra falhas transitórias até seus limites nominais. Fontes de alimentação, sistemas de energia, tensão de linha, sistemas de telecomunicação, linha branca e aparelhos estão entre as aplicações que usam MOVs para proteção. Infelizmente, eles são suscetíveis a problemas de degradação e falha em determinadas aplicações que envolvem ambiente severos e descontrolados. Esses problemas são bem documentados e a UL exige testes extensivos para proteger contra os modos de falha destrutivas. Uma falha do MOV pode ocorrer a partir de uma condição de fuga térmica, que define a vida útil de um MOV. As condições de fuga térmica também podem aumentar o risco de incêndio em um MOV, levando os projetos a exigirem cortes térmicos adicionais ou dispositivos de fusão por segurança, por conta deste fato.

Componentes de proteção contra sobretensão Bourns® GMOV™ 

Entendendo os problemas de confiabilidade e segurança dos MOVs, Bourns adotou uma abordagem inovadora na engenharia de seus novos componentes de proteção contra sobretensão GMOV ™. Desenvolvidos como uma solução aprimorada de proteção, os dispositivos GMOV ™ ajudam a superar problemas de degradação e falhas catastróficas que podem ocorrer em MOVs discretos sujeitos a picos transitórios ou sobretensão temporária que excedam seus valores nominais máximos. O design híbrido combina o Tubo de Descarga de Gás (GDT) patenteado e com economia de espaço da Bourns® com a tecnologia FLAT® com um MOV. Nenhum espaço adicional na placa é necessário para este protetor de sobretensão compacto e aprimorado - é um substituto para os MOVs padrão de 14 mm e 20 mm.

Projeto inovador de proteção contra sobretensão Bourns® GMOV ™

Mas por que isso é um projeto inovador? Se deve ao fato de ele usar o GDT para isolar o MOV da tensão da linha, de modo que ele permaneça "de plantão, mas não em serviço", protegendo assim o dispositivo de transientes e picos de sobretensão temporários que normalmente danificam o MOV com o passar do tempo. Combinando as duas tecnologias, o dispositivo GMOV ™ também fornece vazamento ultrabaixo (<0,1µA), ajudando a reduzir os danos causados ​​pelo aquecimento por perda de watts. O resultado da combinação é uma solução de proteção de confiabilidade mais alta com virtualmente zero consumo de energia em espera.

E os benefícios do design não param por aí. Os componentes do GMOV ™ melhoram a confiabilidade da aplicação, oferecendo um modo de falha previsível. Isso elimina a necessidade de circuitos de indicação e dispositivos mais caros, dispositivos MOV protegidos termicamente. Além disso, os protetores GMOV ™ ajudam a eliminar a necessidade de MOVs mais caros e de maior desempenho para atender aos testes neutros perdidos UL1449. Outra maneira dos dispositivos GMOV ™ oferecerem um nível mais alto de segurança é que eles conseguem substituir fusíveis e disjuntores consistentemente em comparação com os MOVs sozinhos, tornando-os uma solução superior para ameaças de tensão estendidas.

A menor corrente de fuga, capacitância reduzida e recursos robustos dos dispositivos Bourns® GMOV ™ oferecem vantagens de aplicação que outros tipos de soluções de proteção não podem oferecer. Além disso, os componentes do GMOV ™ são reconhecidos pelo UL 1449 Tipo 5, economizando tempo de engenharia e qualificação.

Aprenda Mais

Para mais informações a respeito dos benefícios que os dispositivos Bourns® GMOV™ podem trazer, acesse o documento em inglês a seguir:

Meeting Sustained Overvoltage Protection Requirements with a Hybrid Drop-In Replacement White Paper.

Artigo escrito originalmente pela Equipe da Bourns para Mouser Electronics: Reinventing Overvoltage Protection.

 

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Reinventando a proteção de sobretensão
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

Soluções inteligentes para acionamento de MOSFETs/IGBTs com família STDRIVE

Data: 08/10 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link