Raspberry Pi Zero W - Utilizando placa de som USB

Os que possuem ou que estão sondando obter uma Raspberry Pi Zero W já perceberam uma das grandes mudanças dessa placa com relação às versões maiores (como a Raspberry Pi 3, por exemplo): a Pi Zero W não possui conector P2 para se ligar um fone de ouvido ou caixas de som, por exemplo. O motivo disso, muito provavelmente, foi redução de custo, já que a única interface de áudio disponível nela é pelo HDMI. Porém, para aplicações mais simples (direcionar o som a um sistema de som externo, como um Home Theater, por exemplo), utilizar a interface HDMI pode não ser uma das soluções mais elegantes ou, até mesmo, uma solução possível.

 

Sendo assim, este artigo tratará justamente de como adicionar uma interface de áudio na Raspberry Pi Zero W, de modo a permitir se ligar fones de ouvido e caixas de som com conectores P2, utilizando para isso uma placa de som USB.

 

 

Requisitos de hardware

 

Para adicionar uma interface de áudio (com plug P2) à sua Raspberry Pi Zero W, você deve possuir os seguintes itens de hardware:

  • Uma Raspberry Pi Zero W funcional. Por funcional, entenda-se com cartão de memória e Raspbian instalado. Se tem dúvidas de como deixá-la funcional, veja este artigo aqui (apesar do tutorial do link ser destinado à Raspberry Pi 3, este pode ser aplicado diretamente à Raspberry Pi Zero W);
  • Uma placa de som USB;
  • Um cabo adaptador USB para micro USB.

 

 

Tutorial em vídeo

 

O tutorial aqui escrito também possui uma versão em vídeo. Se preferir ver a versão em vídeo à escrita, esta se encontra abaixo:

 

 

 

Primeiro passo - montagem

 

A montagem é bem simples: além de alimentar a Raspberry Pi Zero W, basta ligar a placa de áudio USB à Raspberry através do cabo adaptador USB para micro USB. Observe a figura 1:

 

Montagem da placa de som USB e Raspberry Pi Zero W
Figura 1 - montagem

 

 

Segundo passo - detecção da placa de som USB

 

Uma vez conectada, agora será verificado se a placa foi reconhecida pelo sistema operacional como uma interface de áudio válida. Para isso, considerando que você está acessando a placa por um terminal (seja por SSH, VNC ou de forma local mesmo), utilize o seguinte comando:

 

 

Se sua placa de som USB foi reconhecida como interface de áudio válida, a saída / resultado da execução do comando será conforme mostra a figura 2 (nela, em destaque na cor vermelha, está a interface de áudio reconhecida com sucesso).

 

Figura 2 - interface de áudio (da placa de som USB) reconhecida com sucesso
Figura 2 - interface de áudio (da placa de som USB) reconhecida com sucesso

 

 

Terceiro passo - habilitando placa de som USB como interface USB primária

 

Agora é o momento de habilitar a interface de áudio reconhecida (placa de som USB) como interface de áudio primária (ou seja, a qual será selecionada / utilizada primeiro para entrada e saída de áudio). Para isso, é necessário editar o arquivo e configuração alsa.conf. Para abri-lo em modo de edição, utilize o seguinte comando:

 

 

Uma vez aberto, procure pelas configurações defaults.ctl.card e defaults.pcm.card. Altere as linhas destas duas configurações para o seguinte:

 

 

De modo que estas fiquem conforme destacado na figura 3.

 

Arquivo alsa.conf editado
Figura 3 - Arquivo alsa.conf editado

 

 

Quarto passo - teste final!

 

A partir deste momento, a placa de som USB já deve estar funcionando normalmente! A forma mais rápida de teste é utilizar o comando abaixo:

 

 

Este comando irá realizar testes de áudio da própria ALSA, de modo a testar continuamente o som do lado esquerdo, direito e ambos os lados de seu fone ou caixa de som. Para encerrar o teste, aperte Ctrl + C.

 

 

Referências

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Pedro Bertoleti
Sou engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG - UNESP) e trabalho com desenvolvimento de sistemas embarcados em São Paulo capital. Curioso e viciado em tecnologia, sempre busco me aprimorar na área de eletrônica e programação, em especial em desenvolvimento de firmware (área que mais gosto de trabalhar e estudar).Para mais informações, acesse minha página no Facebook:https://www.facebook.com/pbertoleti

4
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
2 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Pedro Bertoletimarciogkfarias Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
marciogk
Visitante
marciogk

Tem como utilizar um HUB-usb na usb-OTG junto com a placa de som para utilizar pendrive, teclado e mouse usb ao mesmo tempo?????

farias
Visitante
farias

Pedro Bertoleti, sou muito fã de seu trabalho! obrigado equipe embarcados por todos os conteúdos .