Raspberry Pi poderá ser customizada

Raspberry

A Raspberry Pi sem dúvida foi a SBC com mais sucesso entre as placas lançadas nos últimos tempos. Desenvolvida com o objetivo de ensinar programação para crianças, começou a ser vendida em 2012 e tornou-se a porta de entrada para aplicações de Linux embarcado, na área educacional, projetos makers e também para projetos profissionais.

Desde o seu lançamento, foram apresentadas novas versões que apresentaram melhorias e maior capacidade de processamento. Thiago Lima apresentou um excelente artigo sobre a Raspberry Pi aqui no Embarcados.

A figura 1 exibe os modelos de placas Raspberry Pi:

raspberry-modelos
Figura 1 -modelos de placas Raspberry Pi

A fundação Raspberry Pi continua promovendo o uso da sua placa por crianças e ambientes educacionais. Por outro lado uma subsidiária comercial da fundação, chamada de Raspberry Pi Trading e criada em 2013, cuida da fabricação, projetos, distribuição das placas.

A Raspberry Pi Trading está trabalhando arduamente com seus parceiros para deixar a placa mais acessível e facilitar ainda mais o seu uso em projetos comerciais.

A ultima novidade é que a placa poderá ser vendida em versões customizadas, ou seja, dependendo do volume de placas pedidas, poderão ser feitas pequenas customizações.

Esse serviço nasceu através de um acordo entre a Raspberry Pi Trading e a Element14. A Element14 é a fabricante oficial da placas Raspberry Pi. Esse acordo fornecerá serviços de projetos e fabricação para clientes OEM, criando projetos sobre medidas com as placas Raspberry Pi. Claro que essa customização dependerá do cliente e volume do pedido, segundo o comunicado do acordo, o volume inicial para pedidos entre 3000 a 5000 peças, dependendo do tipo de customização. A figura 3 exibe o processo para uma customização:

raspberry-passos-customizar
Figura 2 – Passos para customização da Raspberry Pi

A Element14 possui mais de 200 engenheiros para prover este serviço de customização através das empresas Embest e AVID. Estes engenheiros avaliarão as necessidades de cada cliente fornecendo a personalização necessária para cada caso.

As customizações mais comuns que poderão ser feitas são apresentadas na figura 3:

raspberry-customizações
Figura 3 – Algumas customizações possíveis

Conforme exibido na figura 3, não será possível (a princípio) trocar o GPU e o software. Porém será possível trocar o SD card por uma memória eMMC, adicionar ou remover conectores, colocar outras funções na placa, como I/Os, gerenciamento de energia, wireless, etc.

O vídeo a seguir explica mais detalhes sobre este novo serviço:

Para mais informações acessa a página da Element14 sobre: Raspberry Pi Customization Service

Confira o video do anuncio dessa novidade e outro com mais detalhes sobre este novo serviço:

E você leitor, tem um projeto que necessite de uma customização da Raspberry Pi? Deixe sua opinião sobre essa novidade.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Cleiton Bueno
29/10/2015 08:33

Muito bacana essa ideia!

Talvez você goste:

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h