Raspberry Pi lança microcontrolador, nova placa e muito mais!

raspberry pi pico destaque

A Raspberry Pi Foundation acaba de anunciar uma super novidade: Eles lançaram um microcontrolador, isso mesmo, um microcontrolador desenvolvido por eles. Nesse mesmo anúncio eles já divulgaram uma nova placa, documentação e parceiros que lançarão placas no mercado com esse novo dispositivo.

Nesse texto vou apresentar os detalhes dessa novidade.

Microcontrolador RP2040

Como a maioria já deve saber, as placas Raspberry Pi trouxeram para a comunidade maker o acesso a SBC com base nos processadores Broadcom. Desde 2012 as placas foram evoluindo, porém com a mesma proposta de trazer uma SBC acessível e com poder de processamento.

Raspberry Pi Pico

Agora a fundação vem com a proposta inovadora de trazer seu próprio microcontrolador para equipar suas novas placas e placas da comunidade. O novo microcontrolador, chamado de RP2040, vem com 2 núcleos Arm cortex M0+, operando em até 133 Mhz, com 264 kB de SRAM, 30 GPIO, suporte para até 16 MB de memória Flash através de barramento QSPI dedicado e diversos periféricos. Acesso o seu datasheet aqui.

Raspberry Pi Pico

O nome RP2040, vem de um código para especificação do chip:

Raspberry Pi Pico

Assim, já é possível prever que a família irá crescer.

O datasheet foi muito bem diagramado e apresenta informações interessantes. Vale a pena conferir!

Mas qual a vantagem de ter um microcontrolador ARM Cortex M0+ na família de placas Raspberry?

Com esse MCU não vamos explorar os recursos do Linux como feito com as SBC Raspberry Pi já conhecidas. A proposta da empresa é ter uma plataforma de microcontrolador onde eles possam desenvolver produtos próprios e com uma documentação própria e estável. Além disso, possibilita que outras empresas possam fabricar placas compatíveis para fortalecer o ecossistema.

Com esse microcontrolador a comunidade poderá desenvolver aplicações com C/C++, Micropython e outras linguagens.

Essa nova iniciativa abre muitas opções de aplicações e projetos.

Já há uma excelente documentação desenvolvida pela própria Raspberry Pi para os primeiros passos com MicroPython e C/C++: https://www.raspberrypi.org/documentation/pico/getting-started/

A placa Raspberry Pi Pico

A Raspberry Pi Pico é a primeira da família de placas Raspberry Pi a trazer o RP2040. Lançada por apenas $4, ela já vem pronta para você explorar esse novo MCU:

Raspberry Pi Pico

A placa traz o RP2040, memória flash QSPI de 2MB, chip de fonte de alimentação com suporte para tensões de entrada de 1,8-5,5 V via pino VSYS, conector micro USB para alimentação e comunicação, sensor de temperatura de 12 bits, pinagem compatível com protoboard (2 x 20 pin com espaçamento de 2,54 mm), pinagem para SWD, botão  para modo boot, LED de uso geral.

image 17

Os pinos do tipo castellated permitem que a placa seja soldada em placas e integrada a produtos. 

Raspberry Pi Pico

Documentação

Como já mencionado acima, a fundação já preparou materiais para os primeiros passos em Micropython e C/C++. Também foi lançado um guia no estilo de livro para os primeiros passo com MicroPyhton:

image 19

O SDK para MicroPython e C/C++ estão disponíveis no github deles.

Veja como iniciar no artigo que escrevemos aqui no Embarcados: Primeiros passos na programação da Raspberry Pi Pico em MicroPython e C/C++

A HackSpace magazine trouxe uma edição especial que oferece uma placa Raspberry Pi Pico de graça para os compradores da revista:

image 20

Placas e kits de parceiros


Também foram anunciadas novas placas de parceiros que usarão o microcontrolador RP2040, dentre os parceiros estão Arduino, Adafruit, Sparkfun.

A seguir deixo uma breve  descrição de algumas placas e kits:

Arduino Nano RP2040 Connect

image 21 edited

Ainda não há muitos detalhes sobre a Arduino Nano RP2040 Conect, mas segundo anúncio da própria Arduino a placa virá com o mcu RP2040 e inclui flash SPI externo de 16 MB, módulo u-blox NINA WiFi Bluetooth, um sensor MEMS da STM  com IMU de 9 eixos e um microfone, e o chip de criptografia ECC608.

Mais detalhes em: https://blog.arduino.cc/2021/01/20/welcome-raspberry-pi-to-the-world-of-microcontrollers/

Adafruit Feather RP2040

image 22 edited

A Adafruit já lançou a página do produto, Adafruit Feather RP2040 e lá já conseguimos algumas informações interessantes. Ela virá com o formato Adafruit Feather que traz USB C, circuito para carregamento de bateria Lipo, conector STEMMA QT, LED NeoPixel. Vem com 4MB de flash QSPI e terá suporte a CircuitPyhton

Adafruit ItsyBitsy RP 2040

image 23 edited

Também já conseguimos acessar a página do produto, Adafruit ItsyBitsy RP2040.

Ela é menor ainda que a Feather, vindo no formato das familia ItsyBitsy, trazendo 4 MB de flash QSPI, botões de boot e reset, um LED RGB NeoPixel integrado.

Pimoroni PicoSystem

image 24

O PicoSystem é projeto para criação de jogos em formato de console portátil. Baseado no RP2040, vem com uma biblioteca de software simples e rápida, além de exemplos para criar jogos. Infelizmente, ainda não há muitos detalhes sobre o hardware.

Outras placas e Kits:

Conclusão

Eu particularmente adorei a novidade e vejo muito potencial para esse MCU e novas placas. Agora é ver como conseguir uma dessas placas para testar e explorar os recursos do MCU.

Pesquisando nos distribuidores nacionais, a previsão de venda está em R$50, como exibido no site da Robocore.

E você, o que achou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias, Raspberry Pi
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano Fruett
Fabiano Fruett
25/01/2021 12:54

Parabéns pelo artigo. Este lançamento foi acelerado pela concorrência do ESP32. Bom pra nós!

Felipe Lavratti
Felipe Lavratti
25/01/2021 07:12

Oi Fabio, bem legal!
Aqui no blog deles eles falam sobre a spec do chip, https://www.raspberrypi.org/blog/raspberry-pi-silicon-pico-now-on-sale/
Eu fiquei curioso sobre porque um chip de terceiros não atende as necessidades das aplicações que eles vislumbraram, se você puder fazer um artigo a fundo sobre isso seria ótimo!
Abração

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h