A Raspberry Pi Foundation acaba de anunciar uma super novidade: Eles lançaram um microcontrolador, isso mesmo, um microcontrolador desenvolvido por eles. Nesse mesmo anúncio eles já divulgaram uma nova placa, documentação e parceiros que lançarão placas no mercado com esse novo dispositivo.
Nesse texto vou apresentar os detalhes dessa novidade.
Microcontrolador RP2040
Como a maioria já deve saber, as placas Raspberry Pi trouxeram para a comunidade maker o acesso a SBC com base nos processadores Broadcom. Desde 2012 as placas foram evoluindo, porém com a mesma proposta de trazer uma SBC acessível e com poder de processamento.
Agora a fundação vem com a proposta inovadora de trazer seu próprio microcontrolador para equipar suas novas placas e placas da comunidade. O novo microcontrolador, chamado de RP2040, vem com 2 núcleos Arm cortex M0+, operando em até 133 Mhz, com 264 kB de SRAM, 30 GPIO, suporte para até 16 MB de memória Flash através de barramento QSPI dedicado e diversos periféricos. Acesso o seu datasheet aqui.
O nome RP2040, vem de um código para especificação do chip:
Assim, já é possível prever que a família irá crescer.
O datasheet foi muito bem diagramado e apresenta informações interessantes. Vale a pena conferir!
Mas qual a vantagem de ter um microcontrolador ARM Cortex M0+ na família de placas Raspberry?
Com esse MCU não vamos explorar os recursos do Linux como feito com as SBC Raspberry Pi já conhecidas. A proposta da empresa é ter uma plataforma de microcontrolador onde eles possam desenvolver produtos próprios e com uma documentação própria e estável. Além disso, possibilita que outras empresas possam fabricar placas compatíveis para fortalecer o ecossistema.
Com esse microcontrolador a comunidade poderá desenvolver aplicações com C/C++, Micropython e outras linguagens.
Essa nova iniciativa abre muitas opções de aplicações e projetos.
Já há uma excelente documentação desenvolvida pela própria Raspberry Pi para os primeiros passos com MicroPython e C/C++: https://www.raspberrypi.org/documentation/pico/getting-started/
A placa Raspberry Pi Pico
A Raspberry Pi Pico é a primeira da família de placas Raspberry Pi a trazer o RP2040. Lançada por apenas $4, ela já vem pronta para você explorar esse novo MCU:
A placa traz o RP2040, memória flash QSPI de 2MB, chip de fonte de alimentação com suporte para tensões de entrada de 1,8-5,5 V via pino VSYS, conector micro USB para alimentação e comunicação, sensor de temperatura de 12 bits, pinagem compatível com protoboard (2 x 20 pin com espaçamento de 2,54 mm), pinagem para SWD, botão para modo boot, LED de uso geral.
Os pinos do tipo castellated permitem que a placa seja soldada em placas e integrada a produtos.
Documentação
Como já mencionado acima, a fundação já preparou materiais para os primeiros passos em Micropython e C/C++. Também foi lançado um guia no estilo de livro para os primeiros passo com MicroPyhton:
O SDK para MicroPython e C/C++ estão disponíveis no github deles.
Veja como iniciar no artigo que escrevemos aqui no Embarcados: Primeiros passos na programação da Raspberry Pi Pico em MicroPython e C/C++
A HackSpace magazine trouxe uma edição especial que oferece uma placa Raspberry Pi Pico de graça para os compradores da revista:
Placas e kits de parceiros
Também foram anunciadas novas placas de parceiros que usarão o microcontrolador RP2040, dentre os parceiros estão Arduino, Adafruit, Sparkfun.
A seguir deixo uma breve descrição de algumas placas e kits:
Arduino Nano RP2040 Connect
Ainda não há muitos detalhes sobre a Arduino Nano RP2040 Conect, mas segundo anúncio da própria Arduino a placa virá com o mcu RP2040 e inclui flash SPI externo de 16 MB, módulo u-blox NINA WiFi Bluetooth, um sensor MEMS da STM com IMU de 9 eixos e um microfone, e o chip de criptografia ECC608.
Mais detalhes em: https://blog.arduino.cc/2021/01/20/welcome-raspberry-pi-to-the-world-of-microcontrollers/
Adafruit Feather RP2040
A Adafruit já lançou a página do produto, Adafruit Feather RP2040 e lá já conseguimos algumas informações interessantes. Ela virá com o formato Adafruit Feather que traz USB C, circuito para carregamento de bateria Lipo, conector STEMMA QT, LED NeoPixel. Vem com 4MB de flash QSPI e terá suporte a CircuitPyhton
Adafruit ItsyBitsy RP 2040
Também já conseguimos acessar a página do produto, Adafruit ItsyBitsy RP2040.
Ela é menor ainda que a Feather, vindo no formato das familia ItsyBitsy, trazendo 4 MB de flash QSPI, botões de boot e reset, um LED RGB NeoPixel integrado.
Pimoroni PicoSystem
O PicoSystem é projeto para criação de jogos em formato de console portátil. Baseado no RP2040, vem com uma biblioteca de software simples e rápida, além de exemplos para criar jogos. Infelizmente, ainda não há muitos detalhes sobre o hardware.
Outras placas e Kits:
- Pimoroni Pico Explorer Base
- SparkFun Thing Plus – RP2040
- SparkFun MicroMod RP2040 Processor
- SparkFun Pro Micro – RP2040
Conclusão
Eu particularmente adorei a novidade e vejo muito potencial para esse MCU e novas placas. Agora é ver como conseguir uma dessas placas para testar e explorar os recursos do MCU.
Pesquisando nos distribuidores nacionais, a previsão de venda está em R$50, como exibido no site da Robocore.
E você, o que achou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo.









Parabéns pelo artigo. Este lançamento foi acelerado pela concorrência do ESP32. Bom pra nós!
Oi Fabio, bem legal!
Aqui no blog deles eles falam sobre a spec do chip, https://www.raspberrypi.org/blog/raspberry-pi-silicon-pico-now-on-sale/
Eu fiquei curioso sobre porque um chip de terceiros não atende as necessidades das aplicações que eles vislumbraram, se você puder fazer um artigo a fundo sobre isso seria ótimo!
Abração
Obrigado Lavratti. Estamos levantando informações sobre esse passo da fundação. Logo teremos um texto com mais detalhes sobre o desenvolvimento desse mcu. Obrigado pelo comentário.