12 Comentários

Raspberry Pi B+

raspberry pi b

A Raspberry Pi Foundation apresenta sua placa Raspberry Pi B+. Trata-se de uma evolução da mesma placa de sucesso da Rasp e não uma nova abordagem. Nessa versão, a placa conta ainda com a mesma CPU Broadcom BCM2835, SoC e Memória e, claro, com a mesma quantidade de memória da versão anterior, 512MB de RAM. O preço tambem é o mesmo da placa modelo B ($35) e já está disponível para a venda.

Mas existem diversas razões pelas quais gostaríamos de comprar essa nova placa:

  • Possui 4 USBs 2.0 ao invés de 2, que possibilta a conexão de muito mais periféricos diretamenta à placa, como teclado, mouse, webcam e dongles WiFi e Bluetooth, por exemplo. 
  • Possui mais pinos de IOs - o conector cresceu de 26 pinos da versão anterior, para 40 pinos nessa versão - São 19 IOs do modelo anterior (5 não estão no header) contra 26 da B+ . A compatibilidade, no entanto, foi mantida: os 26 primeiros pinos continuam os mesmos. Ou seja, é possível controlar ou monitorar mais equipamentos externos à placa diretamente nos IOs. Não existem novas características nos IOs extras, como SPI, I2C ou PWM.
  • O Conector de Catão SD foi trocado por um de cartão microSD. Nessa versão é utilizado um mais elegante, tipo push-push, ou click in-click out, como os de telefone celular.
  • Os PMICs e reguladores foram trocados. Essa nova placa possui um consumo muito menor, já que a forma que a Rasp modelo B tinha sido construída utilizava muito ineficientemente os seus reguladores. A economia foi entre 0,5 e 1 Watt. Isso é muito importante para aplicações mobiles, como robôs, por exemplo. A alteração do circuito dos reguladores permitiu também que dessa vez fosse possível plugar diversos dispositivos USBs simultaneamente. 
  • O circuito de áudio foi aperfeiçoado e, nessa placa, possui uma alimentação independente, o que melhora sua qualidade com relação a placa anterior, modelo B. Isso faz com que o circuito DAC responsável pela conversão de digital para analógico não seja atrapalhado por alguma flutuação de tensão existente em algum circuito que estivesse sendo alimentado pela mesma alimentação do circuito de audio.
  • A furação foi alterada para que a placa pudesse ser melhor fixada e a placa possui cantos arredondados.
  • O video composto foi colocado em um jack de 3.5 mm (AV Port) de quatro polos, junto com o áudio - sim, são montados no mesmo conector.
  • O conector microUSB mudou-se para o extremo da placa. Este é o conector de alimentação da Raspberry Pi Modelo B+, toda a alimentação da Raspberry Pi é suprida pelos 5V presentes nesse conector.
  • Dois leds de status foram adicionados e os leds de indicação de comunicação Ethernet mudaram para o conector.

O que continua legal nessa placa?

  • O conector de câmera, de display, Ethernet, conector de alimentação (micro USB) e HDMI continuam os mesmos. Seu tamanho continua o mesmo, bem como a memória e o processador, como já dito anteriormente.

Veja as duas placas lado a lado:

Raspberry Pi B+

Veja os vídeos de unboxing e review feitos pelo Embarcados:

Veja o video de Review do canal do Youtube RaspberryPiIVBegineers:

Confira o Review do canal Geek Gurl Diaries a seguir:

Outro Review interessante é de Alex Eames:

Outro video legal é do canal TheRaspberryPiGuy

Conclusão

Se você tem hoje uma Raspberry Pi B e se ela funciona bem pra você, então não existe porque adquirir uma nova placa modelo B+.  Mas caso esteja interessado em descobrir essa nova placa, testar seu áudio, que promete ser bem melhor que a anterior, e conferir suas características de baixo consumo, vá em frente. A melhora nos circuitos de alimentação da Pi modelo B+ a fazem um PCzinho completo, que agora suporta a conexão de diversos dispositivos na USB. No entanto, aos que tem projetos com a modelo B, não se preocupem, ela continuará sendo vendida indefinidamente ainda.

pi-full-8

Como nova escolha de placa para estudos e/ou hobby, essa modelo B+ é uma ótima opção.

Leia mais

Raspberry Pi Foundation

Linux Voice

Fazedores - Review de Manoel Lemos

Adafruit - Review de Lady Ada

No Embarcados já publicamos alguns artigos sobre a Raspberry Pi. Confira:

Onde Comprar

Você pode conferir o preço da Raspberry Pi B e acessórios na loja virtual FILIPEFLOP: Arduino e Componentes Eletrônicos. Acesse!

Crédito das imagens

http://www.linuxvoice.com/raspberry-pi-model-b/
http://www.raspberrypi.org/introducing-raspberry-pi-model-b-plus/
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Raspberry Pi B+
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
12 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre
Alexandre
11/06/2015 14:18

Aliexpress entrega tranquilamente.

Rodrigo Henrik
19/07/2014 01:01

Onde está disponível para compra no Brasil (se já estiver disponível), caso contrário, onde e como comprar via internet? Obrigado e parabéns pelo excelente website!

Isaac Thiago Oliveira Cavalcante Isaac Cavalcante
Isaac
Reply to  Rodrigo Henrik
21/07/2014 09:09

Olá amigo. Também estou atrás para compra, mas só achei um local que só entrega no Reino Unido, caso você encontre, então responda aqui, pois estou quero adquirir uma também. Até.

Bento Alves
Bento Alves
Reply to  Rodrigo Henrik
04/08/2014 14:39
trackback
07/02/2015 06:21

[…] com a Model B [1] feito por Diego Sueiro [2]. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review [3] feito por Thiago Lima […]

trackback
31/01/2015 06:14

[…] Raspberry Pi B+ [1] feito por Diego Sueiro [2]. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review [3] feito por Thiago Lima […]

trackback
11/12/2014 03:06

[…] Raspberry Pi Modelo B+ [16], escrito por Thiago […]

trackback
26/11/2014 00:31

[…] Pi Modelo B+ [15], escrito por Thiago […]

trackback
29/08/2014 00:02

[…] A HummingBoard é uma placa que foi projetada com inspiração na Raspberry Pi. Ela possui as dimensões de uma Raspberry Pi, do tamanho de um cartão de crédito convencional, e vem com um processador Freescale com core ARM Cortex-A9, arquitetura ARMv7, de 1GHz, que é o coração da placa. Vale ressaltar que esse processador é muito mais poderoso que o utilizado na Raspberry Pi B+ e que permite uma maior performance matemática e de video, tanto o single core, vendido em uma das versões da HummingBoard, quanto o dual core, vendido em outras duas versões da placa. Para mais detalhes da… Leia mais »

trackback
31/07/2014 00:14

[…] do Cláudio Sampaio mostram muito bem isso, e merecem atenção. Não podemos nos esquecer da Raspberry Pi Modelo B+, Intel Galileo Gen 2 e Raspberry Pi CoM, que foram lançadas após a escrita dessa série. Dado […]

trackback
25/07/2014 06:50

[…] a Raspberry Pi Model B+ – por Thiago […]

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
NVIDIA JETSON – A Inteligência Artificial na palma de sua mão

Data: 08/07 às 14:00h Apoio: Arrow | NVIDIA
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link

WEBINAR
 
Redes Mesh para Monitoramento
e Controle de Sensores

Data: 15/07 às 14:00h Apoio: Artimar| Microchip| Tecsus
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link