A Raspberry Pi Foundation apresenta sua placa Raspberry Pi B+. Trata-se de uma evolução da mesma placa de sucesso da Rasp e não uma nova abordagem. Nessa versão, a placa conta ainda com a mesma CPU Broadcom BCM2835, SoC e Memória e, claro, com a mesma quantidade de memória da versão anterior, 512MB de RAM. O preço tambem é o mesmo da placa modelo B ($35) e já está disponível para a venda.
Mas existem diversas razões pelas quais gostaríamos de comprar essa nova placa:
- Possui 4 USBs 2.0 ao invés de 2, que possibilta a conexão de muito mais periféricos diretamenta à placa, como teclado, mouse, webcam e dongles WiFi e Bluetooth, por exemplo.
- Possui mais pinos de IOs – o conector cresceu de 26 pinos da versão anterior, para 40 pinos nessa versão – São 19 IOs do modelo anterior (5 não estão no header) contra 26 da B+ . A compatibilidade, no entanto, foi mantida: os 26 primeiros pinos continuam os mesmos. Ou seja, é possível controlar ou monitorar mais equipamentos externos à placa diretamente nos IOs. Não existem novas características nos IOs extras, como SPI, I2C ou PWM.
- O Conector de Catão SD foi trocado por um de cartão microSD. Nessa versão é utilizado um mais elegante, tipo push-push, ou click in-click out, como os de telefone celular.
- Os PMICs e reguladores foram trocados. Essa nova placa possui um consumo muito menor, já que a forma que a Rasp modelo B tinha sido construída utilizava muito ineficientemente os seus reguladores. A economia foi entre 0,5 e 1 Watt. Isso é muito importante para aplicações mobiles, como robôs, por exemplo. A alteração do circuito dos reguladores permitiu também que dessa vez fosse possível plugar diversos dispositivos USBs simultaneamente.
- O circuito de áudio foi aperfeiçoado e, nessa placa, possui uma alimentação independente, o que melhora sua qualidade com relação a placa anterior, modelo B. Isso faz com que o circuito DAC responsável pela conversão de digital para analógico não seja atrapalhado por alguma flutuação de tensão existente em algum circuito que estivesse sendo alimentado pela mesma alimentação do circuito de audio.
- A furação foi alterada para que a placa pudesse ser melhor fixada e a placa possui cantos arredondados.
- O video composto foi colocado em um jack de 3.5 mm (AV Port) de quatro polos, junto com o áudio – sim, são montados no mesmo conector.
- O conector microUSB mudou-se para o extremo da placa. Este é o conector de alimentação da Raspberry Pi Modelo B+, toda a alimentação da Raspberry Pi é suprida pelos 5V presentes nesse conector.
- Dois leds de status foram adicionados e os leds de indicação de comunicação Ethernet mudaram para o conector.
O que continua legal nessa placa?
- O conector de câmera, de display, Ethernet, conector de alimentação (micro USB) e HDMI continuam os mesmos. Seu tamanho continua o mesmo, bem como a memória e o processador, como já dito anteriormente.
Veja as duas placas lado a lado:
Veja os vídeos de unboxing e review feitos pelo Embarcados:
Veja o video de Review do canal do Youtube RaspberryPiIVBegineers:
Confira o Review do canal Geek Gurl Diaries a seguir:
Outro Review interessante é de Alex Eames:
Outro video legal é do canal TheRaspberryPiGuy
Conclusão
Se você tem hoje uma Raspberry Pi B e se ela funciona bem pra você, então não existe porque adquirir uma nova placa modelo B+. Mas caso esteja interessado em descobrir essa nova placa, testar seu áudio, que promete ser bem melhor que a anterior, e conferir suas características de baixo consumo, vá em frente. A melhora nos circuitos de alimentação da Pi modelo B+ a fazem um PCzinho completo, que agora suporta a conexão de diversos dispositivos na USB. No entanto, aos que tem projetos com a modelo B, não se preocupem, ela continuará sendo vendida indefinidamente ainda.
Como nova escolha de placa para estudos e/ou hobby, essa modelo B+ é uma ótima opção.
Leia mais
Fazedores – Review de Manoel Lemos
No Embarcados já publicamos alguns artigos sobre a Raspberry Pi. Confira:
- RaspBerry Pi, escrito por mim;
- Raspberry Pi + Yocto, escrito por Diego Sueiro;
- A Nova geração de Rasps CoM, escrito por mim;
- TOP 10 SBCs Open Source, escrito por Diego Sueiro (adivinha quem é a primeira!?).
Onde Comprar
Você pode conferir o preço da Raspberry Pi B e acessórios na loja virtual FILIPEFLOP: Arduino e Componentes Eletrônicos. Acesse!
Aliexpress entrega tranquilamente.
Onde está disponível para compra no Brasil (se já estiver disponível), caso contrário, onde e como comprar via internet? Obrigado e parabéns pelo excelente website!
Olá amigo. Também estou atrás para compra, mas só achei um local que só entrega no Reino Unido, caso você encontre, então responda aqui, pois estou quero adquirir uma também. Até.
Se entregarem, esse foi o mais barato que encontrei!!
http://www.ebay.com/itm/New-Model-512MB-Raspberry-Pi-Model-B-Project-Board-Linux-System-Version-3-/251595174043?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a943db09b
Rodrigo, também tem a opção do DX.com http://www.dx.com/p/raspberry-pi-project-board-mode-b-made-in-uk-green-334720#.U9_EoGOTE08
[]’s
[…] com a Model B [1] feito por Diego Sueiro [2]. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review [3] feito por Thiago Lima […]
[…] Raspberry Pi B+ [1] feito por Diego Sueiro [2]. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review [3] feito por Thiago Lima […]
[…] Raspberry Pi Modelo B+ [16], escrito por Thiago […]
[…] Pi Modelo B+ [15], escrito por Thiago […]
[…] A HummingBoard é uma placa que foi projetada com inspiração na Raspberry Pi. Ela possui as dimensões de uma Raspberry Pi, do tamanho de um cartão de crédito convencional, e vem com um processador Freescale com core ARM Cortex-A9, arquitetura ARMv7, de 1GHz, que é o coração da placa. Vale ressaltar que esse processador é muito mais poderoso que o utilizado na Raspberry Pi B+ e que permite uma maior performance matemática e de video, tanto o single core, vendido em uma das versões da HummingBoard, quanto o dual core, vendido em outras duas versões da placa. Para mais detalhes da… Leia mais »
[…] do Cláudio Sampaio mostram muito bem isso, e merecem atenção. Não podemos nos esquecer da Raspberry Pi Modelo B+, Intel Galileo Gen 2 e Raspberry Pi CoM, que foram lançadas após a escrita dessa série. Dado […]
[…] a Raspberry Pi Model B+ – por Thiago […]