Raspberry Pi A+

raspberry pi a+

A fundação inglesa Raspberry Pi lançou uma nova placa da série Raspberry Pi, agora denominada Raspberry Pi A+, que promete ser outro sucesso de vendas. Essa nova placa, uma paixão já consagrada dos Makers e hobbistas, possui o mesmo processador (Broadcom BCM2835) de 700 MHz da placa Raspberry Pi A,  com 256 MB de RAM. Ela é bem menor e mais fina que a B+ e não é do tamanho de um cartão de crédito como todas as outras Raspberry Pis tradicionais. A nova placa mede 5,5 cm por 6,5 cm aproximadamente e, além de ser a menor, é a mais barata placa Raspberry Pi já lançada e a que menos consome energia.

rasp3

Figura 1: Nova Raspberry Pi A+

Ela possui os mesmos 40 pinos de entrada e saída que a Raspberry B+, que são totalmente compatíveis com as Raspberry Pis anteriores. O modelo A tinha 26 pinos, mas a compatibilidade também é mantida. Também possui a mesma posição dos furos de fixação da B+, compatível com essa placa. Ela vem equipada com uma porta USB apenas (ideal para conectar um dongle Wi-Fi ou Bluetooth). Caso haja a necessidade de se conectar mais dispositivos USB à placa, é necessário que se utilize um hub USB. Essa placa não tem conector Ethernet, nem mesmo diversas USBs como a B+, como mencionado anteriormente. Esse fato fez com que a placa fosse muito mais econômica no que se refere a consumo de energia se comparada às outras versões de Raspberry Pi. O regulador da placa Raspberry Pi A+ foi trocado e fornece uma potência entre 20 e 25% a menos que as outras placas. Essa nova Raspberry Pi pode, então, substituir de forma perfeita projetos em que utilizavam as placas anteriores de Raspberry Pi e eram alimentadas por bateria e terá, com certeza, mais autonomia com relação a tempo de funcionamento. Além disso, é mais leve: pesa 23 gramas contra 31 gramas do modelo anterior da Raspberry Pi modelo A e 42 gramas do modelo Raspberry Pi modelo B+. Em caso de utilização dessa placa em um projeto de um carrinho, drone ou outro projeto em que o peso da placa possa fazer diferenca, essa placa é uma opção muito mais viável que a versão anterior por esses motivos apresentados anteriormente. 

Outra novidade interessante é a parte de multimídia da placa. Ela conta com uma HDMI como a placa modelo A, para ligá-la a uma televisão ou monitor, saída para display, entrada para uma câmera e conector de áudio e vídeo composto.

A alimentação é feita através de um conector USB mini, que fornece 5V à placa. E, por fim, conta com um conector para Micro SD na parte inferior da placa.

Já existem caixas prontas e grátis para essa placa no Thingiverse. Basta baixar o arquivo e imprimir em uma impressora 3D. Veja a imagem a seguir e acesse o link.

raspberry pi a+

Figura 2: Caixa para a placa feita na Impressora 3D e disponível para download grátis. 

Confira diversos vídeos, abaixo, sobre essa nova placa.

Saiba mais 

Arduino vs Raspberry Pi

A Raspberry Pi e o Linux

Raspberry Pi Modelo B+15]

Referências

http://www.raspberrypi.org/products/model-a-plus/
http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2014/09/model-a-plus-300×225.png
http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-model-a-plus-on-sale/
https://www.youtube.com/watch?v=vcaN4OZZzhE
http://www.element14.com/community/community/raspberry-pi/raspberry-pi-aplus
http://www.pcworld.com/article/2837433/new-raspberry-pi-goodies-inbound-official-display-accessory-revamped-a-model.html
https://www.adafruit.com/product/2266
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/novo-raspberry-pi-e-ainda-menor-e-mais-barato-que-modelos-anteriores.html
 

 

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Maciel
vinifr
06/12/2014 17:50

Existe alguma chance dessa placa chegar aqui por menos de R$ 100,00? 😀

trackback
28/03/2015 10:15

[…] de review da placa Raspberry Pi A+ feito por Diego Sueiro. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review feito por Thiago […]

trackback
21/03/2015 06:30

[…] de unboxing da placa Raspberry Pi A+ feito por Diego Sueiro. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review feito por Thiago […]

trackback
21/02/2015 13:00

[…] Para o review completo dessa placa, veja o post de Thiago Lima aqui no Embarcados [1]. […]

trackback
11/12/2014 03:01

[…] Raspberry Pi A+ [9], escrito por Thiago […]

Talvez você goste:

Séries

Menu