Raspberry Pi A+

raspberry pi a+

A fundação inglesa Raspberry Pi lançou uma nova placa da série Raspberry Pi, agora denominada Raspberry Pi A+, que promete ser outro sucesso de vendas. Essa nova placa, uma paixão já consagrada dos Makers e hobbistas, possui o mesmo processador (Broadcom BCM2835) de 700 MHz da placa Raspberry Pi A,  com 256 MB de RAM. Ela é bem menor e mais fina que a B+ e não é do tamanho de um cartão de crédito como todas as outras Raspberry Pis tradicionais. A nova placa mede 5,5 cm por 6,5 cm aproximadamente e, além de ser a menor, é a mais barata placa Raspberry Pi já lançada e a que menos consome energia.

rasp3

Figura 1: Nova Raspberry Pi A+

Ela possui os mesmos 40 pinos de entrada e saída que a Raspberry B+, que são totalmente compatíveis com as Raspberry Pis anteriores. O modelo A tinha 26 pinos, mas a compatibilidade também é mantida. Também possui a mesma posição dos furos de fixação da B+, compatível com essa placa. Ela vem equipada com uma porta USB apenas (ideal para conectar um dongle Wi-Fi ou Bluetooth). Caso haja a necessidade de se conectar mais dispositivos USB à placa, é necessário que se utilize um hub USB. Essa placa não tem conector Ethernet, nem mesmo diversas USBs como a B+, como mencionado anteriormente. Esse fato fez com que a placa fosse muito mais econômica no que se refere a consumo de energia se comparada às outras versões de Raspberry Pi. O regulador da placa Raspberry Pi A+ foi trocado e fornece uma potência entre 20 e 25% a menos que as outras placas. Essa nova Raspberry Pi pode, então, substituir de forma perfeita projetos em que utilizavam as placas anteriores de Raspberry Pi e eram alimentadas por bateria e terá, com certeza, mais autonomia com relação a tempo de funcionamento. Além disso, é mais leve: pesa 23 gramas contra 31 gramas do modelo anterior da Raspberry Pi modelo A e 42 gramas do modelo Raspberry Pi modelo B+. Em caso de utilização dessa placa em um projeto de um carrinho, drone ou outro projeto em que o peso da placa possa fazer diferenca, essa placa é uma opção muito mais viável que a versão anterior por esses motivos apresentados anteriormente. 

Outra novidade interessante é a parte de multimídia da placa. Ela conta com uma HDMI como a placa modelo A, para ligá-la a uma televisão ou monitor, saída para display, entrada para uma câmera e conector de áudio e vídeo composto.

A alimentação é feita através de um conector USB mini, que fornece 5V à placa. E, por fim, conta com um conector para Micro SD na parte inferior da placa.

Já existem caixas prontas e grátis para essa placa no Thingiverse. Basta baixar o arquivo e imprimir em uma impressora 3D. Veja a imagem a seguir e acesse o link.

raspberry pi a+

Figura 2: Caixa para a placa feita na Impressora 3D e disponível para download grátis. 

Confira diversos vídeos, abaixo, sobre essa nova placa.

Saiba mais 

Arduino vs Raspberry Pi

A Raspberry Pi e o Linux

Raspberry Pi Modelo B+15]

Referências

http://www.raspberrypi.org/products/model-a-plus/
http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2014/09/model-a-plus-300×225.png
http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-model-a-plus-on-sale/
https://www.youtube.com/watch?v=vcaN4OZZzhE
http://www.element14.com/community/community/raspberry-pi/raspberry-pi-aplus
http://www.pcworld.com/article/2837433/new-raspberry-pi-goodies-inbound-official-display-accessory-revamped-a-model.html
https://www.adafruit.com/product/2266
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/novo-raspberry-pi-e-ainda-menor-e-mais-barato-que-modelos-anteriores.html
 

 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Maciel
vinifr
06/12/2014 17:50

Existe alguma chance dessa placa chegar aqui por menos de R$ 100,00? 😀

trackback
28/03/2015 10:15

[…] de review da placa Raspberry Pi A+ feito por Diego Sueiro. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review feito por Thiago […]

trackback
21/03/2015 06:30

[…] de unboxing da placa Raspberry Pi A+ feito por Diego Sueiro. Para mais detalhes sobre ela veja o post de review feito por Thiago […]

trackback
21/02/2015 13:00

[…] Para o review completo dessa placa, veja o post de Thiago Lima aqui no Embarcados [1]. […]

trackback
11/12/2014 03:01

[…] Raspberry Pi A+ [9], escrito por Thiago […]

Talvez você goste:

Séries

Menu