Raspberry Pi 2 e Windows 10

Raspberry Pi 2 e Windows 10

No dia 29 de Abril a Microsoft entrou de cabeça no mundo Maker. Um dos destaques que já vinha se falando há algum tempo é que o Microsoft Windows 10 suportará a placa Raspberry Pi 2 modelo B. O Marketing desse novo Windows 10 é em cima de sua versatilidade. Ele promete ter integrado e unificado no sistema o código dos sistemas operacionais que rodam em todos os dispositivos: Smartphone, Videogame (XBOX), HoloLens, PC (laptop ou desktop), TV, tablets e, agora, computadores embarcados. Agora todos rodarão o mesmo Windows 10. Por hora foi lançado, no entanto, o Windows 10 IoT Core que é a edição para dispositivos menores que estará disponível grátis no site da Microsoft e em seu repositório para uso de todos e até para fins comerciais.

 

 

A placa

 

raspberry pi 2 modelo b

 

A Raspberry Pi 2 Modelo B possui as seguintes características:

  • SoC – Broadcom BCM2836 quad core Cortex A7 processor @ 900MHz;
  • Memória do Sistema – 1GB SDRAM.

 

Para mais informações veja o artigo escrito por Diego Sueiro sobre a Raspberry Pi 2 Modelo B.

 

 

Vídeos

 

Robô: Carrinho

 

Nesse vídeo do canal de youtube do Windows IoT (Internet of things), você aprende a fazer passo-a-passo um robô de madeira, disponível no site da empresa Ponoko cortado a laser, equipado com a Raspberry Pi 2. São apresentados detalhes de como montar todos as partes da carcaça do robô, seu servo motor e como conectar tudo eletronicamente. O robô é controlado por um controle de XBOX conectado a USB da Raspberry Pi 2. É possível também conectar o controle do XBOX a um PC com Windows 10 e controlá-lo utilizando comunicação sem fio.

 

 

 

Estacão Meteorológica

 

No vídeo, também do canal de youtube do Windows IoT (Internet of things), é utilizado um shield de monitoramento climático da Sparkfun, disponível no site da Sparkfun para compra. Essa placa possui os seguintes sensores: 

  • Sensor de temperatura e umidade - HTU21D
  • Sensor de pressão - MPL3115A2
  • Sensor de luz - ALS-PT19 

 

 

 

Como gravar uma imagem em um cartão SD pra a Raspberry Pi 2 modelo B.

 

Neste vídeo do canal de Youtube DeploymentArtist é mostrado como utilizar o Windows Imaging and Configuration Designer passo-a-passo para gravar um cartão SD com o Windows 10 para a Raspberry Pi 2 Modelo B. 

 

Para mais informações, acesse o site da Microsoft para IoT. Vale também dar uma olhada no post da TechCrunch que ensina como gravar essa imagem desde o início e tem todos os links para o github da Microsoft IoT e como fazer o download dessa imagem.

 

 

 

Preview do Windows 10 na Raspberry Pi

 

No canal de Youtube o TheMediaCenterGuy há um vídeo caseiro, sem muito rigor, mas com legendas em português que mostra a Raspberry Pi 2 Modelo B bootando com o Windows 10. Confira o vídeo abaixo. 

 

 

Saiba Mais

 

Diego Sueiro escreveu um artigo para o embarcados um mostra as características da Raspberry Pi 2 assim que ela foi lançada. Veja no link a seguir o review sobre a Raspberry Pi 2 Modelo B. Nesse mesmo artigo você pode conferir o vídeo com o unboxing da Raspberry Pi.

 

 Referências

 

https://www.raspberrypi.org/windows-10-for-iot/

http://techcrunch.com/2015/04/30/how-to-install-windows-10-iot-on-your-raspberry-pi-2/#.hqg2p1:8vIp

http://connect.microsoft.com/windowsembeddedIoT/Downloads/

http://www.engadget.com/2015/04/30/windows-10-preview-raspberry-pi-2/

http://lifehacker.com/windows-10-preview-is-available-for-the-raspberry-pi-an-1701232184

https://dev.windows.com/en-US/iot

https://www.ponoko.com/

 http://www.engadget.com/2015/01/21/windows-10-makes-microsofts-dream-of-universal-apps-come-true/

 https://ms-iot.github.io/content/win10/SetupRPI.htm

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

3
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
eePlacas de desenvolvimento compatíveis com WindowsSCIKIDS | Pearltrees Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
trackback

[…] A Microsoft está entrando de vez no mundo de soluções para placas de desenvolvimento, com soluções para IoT e aplicações para o movimento Maker. Suas ferramentas estão sendo modeladas para aplicações de interação de hardware com os dispositivos Windows. Recentemente foi anunciada uma parceria com a plataforma Arduino e também o suporte do Windows 10 para Raspberry Pi. […]

ee
Visitante
ee

Em breve teremos o primeiro travamento do raspiberry pi

trackback

[…] Many students don’t have access to computer science courses until college, and that’s a missed opportunity to introduce younger students to programming. Developed by the MIT Media Lab, Scratch is a visual programming language for children age 6 and up. Raspberry Pi e Windows 10. […]