3 Comentários

Raspberry Pi 2 e Windows 10

Raspberry Pi 2 e Windows 10

No dia 29 de Abril a Microsoft entrou de cabeça no mundo Maker. Um dos destaques que já vinha se falando há algum tempo é que o Microsoft Windows 10 suportará a placa Raspberry Pi 2 modelo B. O Marketing desse novo Windows 10 é em cima de sua versatilidade. Ele promete ter integrado e unificado no sistema o código dos sistemas operacionais que rodam em todos os dispositivos: Smartphone, Videogame (XBOX), HoloLens, PC (laptop ou desktop), TV, tablets e, agora, computadores embarcados. Agora todos rodarão o mesmo Windows 10. Por hora foi lançado, no entanto, o Windows 10 IoT Core que é a edição para dispositivos menores que estará disponível grátis no site da Microsoft e em seu repositório para uso de todos e até para fins comerciais.

A placa

raspberry pi 2 modelo b

A Raspberry Pi 2 Modelo B possui as seguintes características:

  • SoC – Broadcom BCM2836 quad core Cortex A7 processor @ 900MHz;
  • Memória do Sistema – 1GB SDRAM.

Para mais informações veja o artigo escrito por Diego Sueiro sobre a Raspberry Pi 2 Modelo B.

Vídeos

Robô: Carrinho

Nesse vídeo do canal de youtube do Windows IoT (Internet of things), você aprende a fazer passo-a-passo um robô de madeira, disponível no site da empresa Ponoko cortado a laser, equipado com a Raspberry Pi 2. São apresentados detalhes de como montar todos as partes da carcaça do robô, seu servo motor e como conectar tudo eletronicamente. O robô é controlado por um controle de XBOX conectado a USB da Raspberry Pi 2. É possível também conectar o controle do XBOX a um PC com Windows 10 e controlá-lo utilizando comunicação sem fio.

Estacão Meteorológica

No vídeo, também do canal de youtube do Windows IoT (Internet of things), é utilizado um shield de monitoramento climático da Sparkfun, disponível no site da Sparkfun para compra. Essa placa possui os seguintes sensores: 

  • Sensor de temperatura e umidade – HTU21D
  • Sensor de pressão – MPL3115A2
  • Sensor de luz – ALS-PT19 

Como gravar uma imagem em um cartão SD pra a Raspberry Pi 2 modelo B.

Neste vídeo do canal de Youtube DeploymentArtist é mostrado como utilizar o Windows Imaging and Configuration Designer passo-a-passo para gravar um cartão SD com o Windows 10 para a Raspberry Pi 2 Modelo B. 

Para mais informações, acesse o site da Microsoft para IoT. Vale também dar uma olhada no post da TechCrunch que ensina como gravar essa imagem desde o início e tem todos os links para o github da Microsoft IoT e como fazer o download dessa imagem.

Preview do Windows 10 na Raspberry Pi

No canal de Youtube o TheMediaCenterGuy há um vídeo caseiro, sem muito rigor, mas com legendas em português que mostra a Raspberry Pi 2 Modelo B bootando com o Windows 10. Confira o vídeo abaixo. 

Saiba Mais

Diego Sueiro escreveu um artigo para o embarcados um mostra as características da Raspberry Pi 2 assim que ela foi lançada. Veja no link a seguir o review sobre a Raspberry Pi 2 Modelo B. Nesse mesmo artigo você pode conferir o vídeo com o unboxing da Raspberry Pi.

 Referências

https://www.raspberrypi.org/windows-10-for-iot/
http://connect.microsoft.com/windowsembeddedIoT/Downloads/
http://www.engadget.com/2015/04/30/windows-10-preview-raspberry-pi-2/
http://lifehacker.com/windows-10-preview-is-available-for-the-raspberry-pi-an-1701232184
https://dev.windows.com/en-US/iot
https://www.ponoko.com/
http://www.engadget.com/2015/01/21/windows-10-makes-microsofts-dream-of-universal-apps-come-true/
https://ms-iot.github.io/content/win10/SetupRPI.htm
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » Raspberry Pi 2 e Windows 10
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
ee
ee
04/05/2015 09:14

Em breve teremos o primeiro travamento do raspiberry pi

trackback
08/05/2015 00:50

[…] A Microsoft está entrando de vez no mundo de soluções para placas de desenvolvimento, com soluções para IoT e aplicações para o movimento Maker. Suas ferramentas estão sendo modeladas para aplicações de interação de hardware com os dispositivos Windows. Recentemente foi anunciada uma parceria com a plataforma Arduino e também o suporte do Windows 10 para Raspberry Pi. […]

trackback
02/05/2015 12:24

[…] Many students don’t have access to computer science courses until college, and that’s a missed opportunity to introduce younger students to programming. Developed by the MIT Media Lab, Scratch is a visual programming language for children age 6 and up. Raspberry Pi e Windows 10. […]

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Porque o RTOS não faz o que eu quero?

Data: 28/10 às 19:30h - Apoio: Mouser Electronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link