3 Comentários

Quando escolher Linux Embarcado?

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Raul Muñoz. Interesso-me por Sistemas Embarcados desde quando cursava técnico em Eletrônica em 2006, mas só tive oportunidade de trabalhar na área no terceiro ano de faculdade em 2010. Logo no início da minha carreira, tive a oportunidade de aprender Linux Embarcado e de desenvolver alguns projetos do começo ao fim com ele. Nessa época, entendi as principais vantagens e desvantagens que o Linux pode trazer para um produto e a partir de 2014, quando comecei a trabalhar em uma empresa que vende computadores em módulo, pude discutir com diversos clientes como um computador em módulo com Linux poderia ajudá-los e em seguida guiá-los em um aprendizado totalmente novo nesse universo. Foram 3 anos nessa posição de Field Application Engineer (FAE), discutindo e ensinando e nos últimos dois anos atuando como vendedor técnico. Nessa posição como Vendedor técnico me dedico exclusivamente a vendas visitando clientes, discutindo escopos e viabilidades.

Junto com o crescimento profissional, veio também a obsolescência do conhecimento. Recentemente, liguei uma placa para fazer algumas demonstrações para um cliente e percebi o quanto havia esquecido das coisas que fazia com grande facilidade e também como as coisas estão mudando rapidamente.

Foi nesse momento que decidi voltar a estudar o quanto antes. Mas, não encontrava motivação para discutir projetos sobre Linux o dia todo e a noite ligar a plaquinha para estudar. Em um belo dia, pensando várias vezes sobre esse assunto, tive a ideia de criar um canal no youtube. Pensei em por que não voltar a estudar e poder documentar esse estudo para compartilhar com outras pessoas? Acreditei que isso poderia além de me trazer conhecimento, motivação, visibilidade para poder compartilhar um assunto que tanto acredito e faço todo dia. Incentivar mais pessoas a usar Linux Embarcado nos seus projetos.

Hoje já se passaram 2 meses desde que criei o canal, consegui tempo para publicar 12 vídeos, 671 assinantes e o mais importante, inúmeros comentários que me motivam a continuar estudando e gravando.

A ideia inicial do canal é desenvolver um produto completo com Linux Embarcado da maneira mais profissional possível. Estou tentando reunir a experiência que tenho, com o que vejo no meu dia a dia visitando inúmeras empresas e usando isso como base para criação e gravação dos vídeos.

Acredito que uma das perguntas mais importantes no início do desenvolvimento de um novo projeto é: “Quando escolher Linux Embarcado?”.

Existem diversos fatores que podem ser levados em consideração nesse momento. Os requisitos e escopo do seu projeto podem fazer com que algumas considerações tenham pesos maiores que outras.

No meu canal dividi algumas considerações em dois grupos: Considerações técnicas e Comerciais.

Dentro das considerações técnicas falei sobre interface com o usuário, conectividade, software prontos e linguagem de programação. Já do lado comercial falei um pouco sobre custo do produto, desenvolvimento e time to market.

Se você tem interesse por Linux Embarcado, confira o vídeo e deixe seu comentário ou dúvida.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Linux Embarcado » Quando escolher Linux Embarcado?
Talvez você goste:
Comentários:

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comentários
1 Respostas
0 Seguidores
 
Discussão de maior alcance
Discussão mais quente
3 Autores de comentários
Aleksandro MatosRaul MuñozCaiubi Staffoker Comentários recentes
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Aleksandro Matos
Membro
Aleksandro Matos

Obrigado Raul é sempre bom termos conteúdo desse tipo em língua nativa.
Parabéns pela iniciativa.

Caiubi Staffoker
Membro
Caiubi Staffoker

Parabéns pela iniciativa, Raul!
Eu estou estudando linux embarcado e eletronica embarcada também.
Não conhecia seu canal, agora sou inscrito também.

Séries

Menu