Qualcomm Ventures investe na SiFive e o OpenHW Group é criado

A Qualcomm Ventures é braço de investimentos da Qualcomm que investe em empresas de tecnologia inovadoras que têm o potencial de transformar indústrias.

 

Por outro lado, o RISC V, uma ISA de código aberto, vem chamando a atenção de investidores. Diversas iniciativas e incentivos financeiros estão sendo feitos em torno dessa ISA, que promete desafiar a ARM em um futuro próximo.

 

Sendo a Qualcomm é um dos maiores clientes da ARM, atualmente, ao apostar no RISC V pode indicar os interesse futuros na ISA.

 

A SiFive, é uma empresa líder na produção de semicondutores RISC V, trazendo uma forma inovadora para a produção de chips. Ela  já levantou US $ 125 milhões, tendo a Intel e a Samsung, e agora Qualcomm entre seus investidores.

 

Com o investimento da Qualcomm Ventures e demais investidores, a SiFive ganha mais força para o desenvolvimento de dispositivos RISC V, com a empresa empregando agora mais de 400 funcionários em 15 locais em todo o mundo.

 

Segundo o  vice-presidente da Qualcomm Ventures, Quinn Li, eles estão empolgados com o investimento na SiFive: “A SiFive se estabeleceu como líder no espaço RISC-V, contribuindo significativamente para o mercado mais amplo. indústria de semicondutores através da sua metodologia de design exclusivo. Estamos empolgados em investir no SiFive para trazer o potencial do RISC-V para redes sem fio e móveis ”.

 

Também foi anunciado o lançamento do OpenHW Group, uma nova organização global sem fins lucrativos, que tem como objetivo impulsionar a adoção de processadores open-source, atualmente apoiados por 13 empresas, com o objetivo de atingir 25 patrocinadores até o final do ano.   A organização é composta atualmente pelos seguintes patrocinadores: Alibaba, Bluespec, CMC Microsystems, Embecosm, Universidade ETH de Zurique, GreenWaves, Imperas, Métricas, Mítica, NXP, Onespin, Silicon Labs e Thales, e também parceiros com a Fundação Eclipse. para colaboração e inovação de software de código aberto.

 

Fonte:

https://www.sifive.com/press/sifive-secures-65.4-million-in-series-d-funding2

https://www.openhwgroup.org/news/2019/06/06/openhw-group-announced/

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar