A negociação da compra da NXP pela Qualcomm, que já durava 2 anos e seria o maior negócio realizado no segmento de semicondutores, teve finalmente o seu desfecho. A Qualcomm informou que desistiu oficialmente da compra na última quinta-feira (26/07/2018) depois de não ter conseguido aprovação das autoridades reguladoras chinesas.
Os outros países envolvidos já tinham aprovado, inclusive os Estados Unidos, apenas faltava a aprovação da China, a qual detém quase dois terços da receita da Qualcomm atualmente. Infelizmente o país não respondeu a tempo se era a favor ou não da compra, assim a Qualcomm não pode continuar com a proposta e teve que pagar uma taxa de rescisão de US$ 2 bilhões para a NXP.
Nenhum documento ou informe dos órgãos reguladores chineses em relação ao assunto foi publicado, apenas esperaram o prazo expirar e não se pronunciaram. O que provavelmente pode ser em decorrência das tensões entre o país e os Estados Unidos que vem ocorrendo atualmente, mesmo o governo chinês afirmando que é apenas ação antimonopolista.
Referências