Qual placa devo comprar?

QualPlaca

Hoje há no mercado uma grande variedade de placas de desenvolvimento. O que antigamente era difícil de achar, caro e/ou demorava pra chegar, hoje está a apenas alguns cliques e o envio é bem rápido, até mesmo quando vem da China.

Lembro de quando fui fazer meu TCC no técnico de eletrônica, precisava desenvolver um sensor de obstáculos para deficientes visuais. Naquela época, não era fácil achar os módulos de ultrassom, então tivemos que comprar as cápsulas e implementar o circuito do transmissor e receptor. Foi um grande aprendizado!

Porém, com essa grande variedade e opções, fica difícil escolher qual é a melhor placa, para determinada aplicação. Há um grande esforço de marketing por partes das empresas que fornecem placas para o mercado, destacando qualidade e recursos, que fica até difícil de entender as especificações técnicas ou o que se pode aproveitar das mesmas.

Quase que semanalmente há o lançamento de placas novas no mercado, muitas geralmente usam a mesma arquitetura de microcontrolador/microprocessador e focam em uma aplicação específica. Por outro lado, os fabricantes fornecem as suas EVB que permitem explorar recursos de uma determinada plataforma, de uma forma fácil e rápida com foco em vender os seus circuitos integrados.

No vídeo a seguir trago a discussão sobre qual a melhor placa, tentando responder as dúvidas que chegam até mim sobre esse tema.

A primeira pergunta que faço, é: Você precisa mesmo de uma placa?

Assista o vídeo e deixe o seu comentário abaixo.

Qual placa você geralmente usa? O que você leva em consideração para comprar uma placa?

Aproveite para inscrever-se no meu canal e fique a vontade para sugerir tópicos a serem abordados.