Protótipos e Testes

 

A partir do momento que o departamento de inovação ou de engenharia começa a trabalhar no desenvolvimento de um novo produto, os responsáveis pela criação já começam a vislumbrar como poderão realizar os primeiros testes. Mesmo para experimentar novos chips (sensores, memórias, atuadores, etc) é importante sempre testar pra ver se vale a pena fazer uma nova placa específica para aquele projeto. Para isso são utilizadas placas de outros projetos (conforme histórico de desenvolvimento de produtos na empresa), placas makers ou placas padrão onde são soldados os chips e conectados através de fios e wire-up ao processador, módulo ou central de processamento para que seja feito firmwares de teste daquela tecnologia. 

 

Partes do projeto podem ser testadas de forma separada, como por exemplo a comunicação de dados utilizando tecnologia sem fio via rádio. Módulos podem ser adquiridos, pode ser feito o teste em campo com e sem antena e, assim, os responsáveis técnicos pela construção do projeto vão atrás de mais informações de como construir o projeto de hardware e firmware para que atendam os requisitos necessários para uma transmissão similar a que foi feita com módulos adquiridos no mercado. Mesmo nesse momento pode ser necessário que o pessoal de hardware e firmware trabalhem juntos para construírem um teste mais próximo do cenário que imaginam ser o que o produto irá enfrentar durante a sua vida útil.

 

Os testes preliminares de hardware são fundamentais para determinar que tecnologia seguir adiante e, nesse momento, placas makers e placas de avaliação de determinados chips para desenvolvimento de novas soluções são muito usadas. Nesse momento o projeto de hardware está nascendo e, mesmo que seja derivado de um projeto já existente e já feito pela equipe de desenvolvimento da empresa, possui desafios que só poderão ser melhor determinados após testes de possíveis chips candidatos a participar do projeto, por conta de suas características técnicas.

 

O mesmo conceito se aplica a mecânica do produto, que pode ser uma peça chave na entrega do mesmo. A pesquisa e teste de novos materiais, além de testes de uso do material pode ser fundamental nessa fase, para que se aplique o orçamento destinado ao desenvolvimento do projeto de forma adequada, diminuindo riscos de gastar muito dinheiro com tecnologias que vão se mostrar não adequadas em uma fase seguinte do projeto. Se o produto demandar um invólucro ou partes mecânicas móveis, experimentos podem ser feitos com impressora 3D, que acelera e muito o desenvolvimento de novas partes para o projeto, já que vários testes podem ser feitos diariamente, imprimindo novamente peças com pequenas alterações. Máquinas de corte a laser e marcenaria também servem de apoio para essa fase de criação do projeto.

 

Dependendo da pressa e também do orçamento alocado para o projeto, as primeiras unidades do produto, que ainda está em fase de desenvolvimento e, normalmente, não é comercializada como produto final, é montada com um conjunto de diferentes placas, protoboard com partes de circuito, placas padrão, placas de mercado (placas makers), todas conectadas a uma ou mais unidades de processamento, a fim de simular o que seria a versão final do produto, para que o firmware seja desenvolvido. E esses produtos iniciais, chamados de primeiros protótipos são muito valiosos para a validação do projeto e até mesmo para sentir como o produto vai se comportar em campo.

 

Na fase em que se aproxima do final do desenvolvimento do hardware, depois que algumas versões de hardware foram fabricadas, montadas e validadas, os hardwares são submetidos a testes de compatibilidade elétrica, ou climática ou de uso, caso o produto demande que tais homologações sejam necessárias. Nesse momento é importante que o pessoal que trabalha com o desenvolvimento do produto possa realizar os testes em laboratórios preparados, que podem ser reservados e utilizados por empresas terceiras. Tais testes “judiam” dos protótipos mas são fundamentais para atestar que os produtos possam ser comercializados sem nenhum risco aos operadores ou a quem os utilizam.

 

Na Mouser Electronics são encontrados os circuitos integrados tradicionais de mercado, além dos lançamentos das grandes empresas fabricantes de componentes eletrônicos do mundo. Placas de avaliação e kits de desenvolvimento de projetos utilizando determinada tecnologia de processador, memória, comunicação ou sensores está disponível na Mouser, sempre que são lançadas ao mercado. Na área de instrumentação e testes, diversos equipamentos estão no site da Mouser para compra, que possuem grande leque de alternativas de escolha, e que ajudam a equipe a criar o produto conforme o especificado pela equipe técnica, inclusive conforme as normas vigentes para comercialização do item. É fornecido todo apoio comercial para que se possa adquirir componentes de forma rápida e o envio para o Brasil ocorre em até 5 dias úteis.

 

Para concluir esse breve relato sobre prototipação e testes, temos a certeza que os  especialistas que constroem tais protótipos de produtos de sistemas embarcados são verdadeiros hackers de hardware e utilizam de criatividade, com o auxílio de instrumentos de medição para manter o desenvolvimento rápido e diminuindo a propensão a falhas, apesar dos improvisos e, muitas vezes, os ambientes hostis de teste em campo. Parabéns a todos pelo trabalho importantíssimo para a aplicação do conhecimento de construção de sistemas eletrônicos na prática e, assim, estimular a economia na área de tecnologia de ponta.

 

Receba novidades exclusivas da Mouser Electronics

Cadastre-se para receber novidades da Mouser
  • Obs: os dados deste formulário serão repassados à Mouser

 

(*) este post foi patrocinado pela MOUSER ELECTRONICS

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar