Proteus: Manual para simulação do Arduino

Proteus

A Simulação virtual de circuitos eletrônicos é uma ferramenta indispensável para o desenvolvedor de sistemas embarcados, atuando principalmente no auxílio da verificação funcional da eletrônica existente nos mais diversos projetos. Além disso muitas vezes não é possível desenvolver todas as ideias que surgem na cabeça por vários motivos. Um deles pode ser a falta de acesso aos materiais e equipamentos para a criação de protótipos e realização de testes. Por outro lado, existem ferramentas criadas justamente para suprir as necessidades citadas, entre elas está um dos componentes do Proteus, o ISIS, que conta com diversas ferramentas que estão presentes em laboratórios de eletrônica, como osciloscópio, gerador de sinais, voltímetro, amperímetro, além de uma infinidade de componentes como resistores, capacitores, transistores, motores, microcontroladores e outros (muitos outros).

 

Este artigo visa disponibilizar um documento para propor o conhecimento básico de conceitos referentes à manipulação conjunta do software Proteus/ISIS e o Arduino UNO de maneira bastante didática, para que possam ser implementados bons e pequenos projetos de maneira simples e posteriormente simulados. Certamente existem muitas limitações como em todo ambiente de simulação, no entanto esta é sem dúvida uma ferramenta muito importante para muitos, desde aqueles que trabalham com desenvolvimento de hardware até os que muitas vezes não possuem recursos e mesmo assim gostariam de aprender um pouco sobre eletrônica, ou de maneira mais específica, sobre sistemas embarcados.

 

O manual disponibilizado no final deste artigo abrange os procedimentos utilizados no Proteus com ISIS, como por exemplo: selecionar componentes e definir propriedades dos mesmos, instalar bibliotecas, importar o código desenvolvido para a simulação em um Arduino UNO virtual, entre outros.

 

Atualmente este material está focado na manipulação de leds que por sua vez são os elementos mais básicos para iniciar os estudos acerca de sistemas embarcados. Sendo assim, são desenvolvidos também vários projetos organizados para facilitar o aprendizado de maneira progressiva, começando a partir do simples acionamento de um led (onde são abordados os conceitos iniciais da programação do Arduino UNO e os passos necessários para realizar as simulações), até acionamentos um pouco mais avançados utilizando PWM.

 

Sobre esse Manual do Proteus

 

Confira abaixo os principais tópicos presentes no conteúdo deste manual:

  • ACIONAMENTOS BÁSICOS DE LEDS;

  • ACIONAMENTOS NÃO TEMPORIZADOS POR MEIO DE BOTÃO;

  • ACIONAMENTOS UTILIZANDO POTENCIÔMETRO;

  • ACIONAMENTOS UTILIZANDO PWM.

 

Convido o leitor a baixar este manual através do link disponibilizado. Espero que este documento seja de grande uso, bons estudos! Vale lembrar que qualquer dúvida, sugestão ou crítica é bem-vinda.

 download_proteus

 

 

Para aqueles que desejarem é possível baixar uma versão demo do software que pode ser encontrada em: http://www.labcenter.com/download/prodemo_autodl_general.cfm.

Sou engenheiro eletricista graduado com ênfase em Controle e Automação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Me interesso por todas as vertentes existentes dentro da Engenharia Elétrica, no entanto, as áreas relacionadas à automação e instrumentação industrial possuem um significado especial para mim, assim como a Engenharia de Manutenção que na minha opinião é um setor fascinante.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
 
wpDiscuz