Parallax Propeller 1: Microcontrolador Open Source

microcolador open source 1

A empresa Parallax lançou em 2006 a primeira geração de seus processadores Multicore chamados de Parallax Propeller 1, ou P8X32A. Em 2014 anunciou esse mesmo microcontrolador como completamente Open Source, disponibilizando o projeto completo portado para FPGAs da Altera e suportados por placas comerciais. Nesse post vamos mostrar um pouco sobre esse processador multicore completamente open  source.

Parallax Propeller 1 – P8X32A

O datasheet completo desse processador pode ser acessado nesse link. Esse processador possui 8 cores simétricos de 32 bits cada em seu projeto e pode ser programado utilizando duas diferentes linguagens de programação: o SPIN; e uma linguagem assembly específica para esse processador, o Propeller Assembly. Também possui suporte a C e Basic.

Ele opera a 3.3V, pode ser estimulada externamente por um clock de 80 MHz ou pode operar a até 12 MHz com seu oscilador RC interno.

Possui 64 Kbytes de memória, 32KB de memória RAM e 32KB de memória ROM, além de 512×32 bits de RAM  por Core.

Ele foi projetado para três encapsulamentos diferentes, DIP, LQFP e QFN, todos de 40 pinos, com 32 pinos de entradas e saídas. Possui funções encontradas em vários micros, como conversores AD e DA, além de timers e counters. Além disso possui gerador de vídeo padrão RGB, composto como NTSC e PAL.

Um diagrama de blocos completo desse processador pode ser visto na figura abaixo, retirada de seu datasheet, disponibilizado pela Parallax.

microcolador open-source

Atualmente encontramos algumas placas de desenvolvimento com esse processador e o próprio processador a venda em alguns distribuidores.

Parallax lança Propeller 1 como projeto de microcontrolador Open Source

Em 2014 o processador multicore Propeller 1 foi lançado como um microcontrolador inteiramente open source, com licença GNU GPL v3.0. É distribuído como copyleft, que garante que qualquer alteração deve ser distribuída com os mesmos termos de licença. É uma ótima opção para ensino de hardware, uma vez que todos os fontes em Verilog, ferramentas e tutoriais de como fazer esse microcontrolador rodar em uma placa com FPGA estão disponíveis. O Propeller 1 está disponível para as três placas com FPGA Altera Cyclone IV e V.

Terasic Cyclone IV DE0-Nano Evaluation Board

de0nano

Acesse também um arquivo de Readme que ensina como configurar o processador para funcionar na placa DE0-Nano e como fazer o Setup do Design na DE0-Nano

Altera DE2-115 FPGA Development Board

terasic-de2-115

Um arquivo também está disponível para poder aprender a configurar o processador para funcionar na placa DE2-115  e como fazer o Setup do Design na DE2-115

Arrow BeMicro CV Development Board

bemicro

Para acessar todos os arquivos do projeto, acesse o link abaixo:

Arquivos de Projeto do Propeller 1 (P8X32A)

Aproveite para explorar esse projeto. O site é rico em informação e nos inspira a aprender e compartilhar mais sobre hardware.

Deixe seu comentário sobre o projeto.

Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu