Parallax Propeller 1: Microcontrolador Open Source

microcolador open source 1

A empresa Parallax lançou em 2006 a primeira geração de seus processadores Multicore chamados de Parallax Propeller 1, ou P8X32A. Em 2014 anunciou esse mesmo microcontrolador como completamente Open Source, disponibilizando o projeto completo portado para FPGAs da Altera e suportados por placas comerciais. Nesse post vamos mostrar um pouco sobre esse processador multicore completamente open  source.

Parallax Propeller 1 – P8X32A

O datasheet completo desse processador pode ser acessado nesse link. Esse processador possui 8 cores simétricos de 32 bits cada em seu projeto e pode ser programado utilizando duas diferentes linguagens de programação: o SPIN; e uma linguagem assembly específica para esse processador, o Propeller Assembly. Também possui suporte a C e Basic.

Ele opera a 3.3V, pode ser estimulada externamente por um clock de 80 MHz ou pode operar a até 12 MHz com seu oscilador RC interno.

Possui 64 Kbytes de memória, 32KB de memória RAM e 32KB de memória ROM, além de 512×32 bits de RAM  por Core.

Ele foi projetado para três encapsulamentos diferentes, DIP, LQFP e QFN, todos de 40 pinos, com 32 pinos de entradas e saídas. Possui funções encontradas em vários micros, como conversores AD e DA, além de timers e counters. Além disso possui gerador de vídeo padrão RGB, composto como NTSC e PAL.

Um diagrama de blocos completo desse processador pode ser visto na figura abaixo, retirada de seu datasheet, disponibilizado pela Parallax.

microcolador open-source

Atualmente encontramos algumas placas de desenvolvimento com esse processador e o próprio processador a venda em alguns distribuidores.

Parallax lança Propeller 1 como projeto de microcontrolador Open Source

Em 2014 o processador multicore Propeller 1 foi lançado como um microcontrolador inteiramente open source, com licença GNU GPL v3.0. É distribuído como copyleft, que garante que qualquer alteração deve ser distribuída com os mesmos termos de licença. É uma ótima opção para ensino de hardware, uma vez que todos os fontes em Verilog, ferramentas e tutoriais de como fazer esse microcontrolador rodar em uma placa com FPGA estão disponíveis. O Propeller 1 está disponível para as três placas com FPGA Altera Cyclone IV e V.

Terasic Cyclone IV DE0-Nano Evaluation Board

de0nano

Acesse também um arquivo de Readme que ensina como configurar o processador para funcionar na placa DE0-Nano e como fazer o Setup do Design na DE0-Nano

Altera DE2-115 FPGA Development Board

terasic-de2-115

Um arquivo também está disponível para poder aprender a configurar o processador para funcionar na placa DE2-115  e como fazer o Setup do Design na DE2-115

Arrow BeMicro CV Development Board

bemicro

Para acessar todos os arquivos do projeto, acesse o link abaixo:

Arquivos de Projeto do Propeller 1 (P8X32A)

Aproveite para explorar esse projeto. O site é rico em informação e nos inspira a aprender e compartilhar mais sobre hardware.

Deixe seu comentário sobre o projeto.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias, Hardware, Sistemas Digitais
, , ,
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h