ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Projetos de desenvolvimento: Antes de começar – I
- Projetos de desenvolvimento – Antes de começar – II
- Projetos de desenvolvimento – Antes de começar – III
- Projetos de desenvolvimento – Antes de começar – Final
Introdução
Quando se inicia um novo projeto, é necessário que se tenha muito bem definido o local físico onde o equipamento irá operar ou o tipo de aplicação para a qual esse equipamento será projetado. Dependendo do caso poderá ser obrigatório o atendimento a requisitos definidos em normas técnicas específicas para essa aplicação. Nesse artigo falaremos um pouco sobre esse assunto. É sempre recomendável que, mesmo que não haja essa obrigatoriedade, o projetista tenha um conhecimento de especificações técnicas de caráter mais geral, para que os projetos dos seus equipamentos se tornem mais confiáveis e de melhor qualidade. É o que se conhece por boas práticas de projeto. Uma maneira de se adquirir esse conhecimento é a consulta às diversas normas técnicas que abordam circuitos elétricos, circuitos impressos, etc.
Porque devemos utilizar normas técnicas?
As normas técnicas têm algumas funções importantes. Uma delas é a de estabelecer critérios e especificações técnicas que garantam a segurança das pessoas que estarão em contato com o equipamento, do ambiente ao seu redor e do próprio equipamento em si. Outra função é a de garantir a qualidade e confiabilidade do equipamento.
A exigência de conformidade com normas técnicas, para quem compra equipamentos, é uma garantia de interoperabilidade desses equipamentos.
O motivo mais forte para você observar no seu projeto o atendimento a especificações de normas técnicas obrigatórias, é que se você não o fizer, você pode perder todo o seu projeto e o tempo investido nele. É o caso dos equipamentos que necessitam de certificação. Se esses equipamentos não a tiverem, não poderão ser comercializados em hipótese alguma e dificilmente poderão ser exportados. Na melhor das hipóteses será necessário realizar diversas correções posteriores nele. Numa pior hipótese, se acaso o equipamento depois de instalado causar danos a pessoas ou instalações por conta disso, o prejuízo para todos os envolvidos é enorme.
Exemplos
Suponhamos hipoteticamente que o seu projeto é um equipamento para utilização na área médica. Para essa aplicação, os equipamentos têm que atender obrigatoriamente às normas NBR IEC 60601, que colocam requisitos que garantem a segurança principalmente do paciente. Você pode pesquisar essas normas técnicas no catálogo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou no webstore da IEC (International Electrotechnical Commission):
- catálogo da ABNT – no campo Número digite 60601;
- webstore da IEC (“clicke” na figura abaixo para abrir a pesquisa completa)
Um outro exemplo é o caso em que o equipamento será instalado em locais onde há risco de explosão ou incêndio, como por exemplo uma planta petroquímica, ou um posto de combustíveis. Nesse caso, os equipamentos devem atender às normas de segurança para áreas classificadas (Equipamentos que operam em atmosferas explosivas). As normas técnicas específicas para esses casos são as NBR IEC 60079.
Para pesquisar essas normas técnicas:
- catálogo da ABNT – no campo Número digite 60079;
- webstore da IEC (“clicke” ao lado abrir a pesquisa completa)
Onde conseguir essas normas?
As normas técnicas brasileiras estão disponíveis para compra na ABNT. A ABNT também vende diversas normas internacionais. Outras normas poderão ser adquiridas diretamente nas organizações de normas ou através de revendedores.
Para quem é projetista autônomo ou freelancer, comprar normas técnicas acaba sendo um bocado oneroso. A título de referência, o preço médio de uma norma técnica gira em torno de R$ 1.000,00 e raramente é necessário comprar apenas uma. Deve-se ter o cuidado de incluir esse custo quando for realizado o orçamento do projeto. Num caso de emergência, é possível encontrar drafts de algumas normas na Internet.
Resumindo, é necessário estar sempre atento quanto à necessidade do seu projeto estar em conformidade com determinadas normas técnicas. Esse fato pode impactar em muito no custo e no sucesso do seu projeto.
[…] Projetos de Desenvolvimento: antes de começar – III […]
[…] houver a exigência de atender aos requisitos necessários de normas técnicas específicas: Projetos de Desenvolvimento: antes de começar – Parte III – Consulte as Normas […]
[…] Projetos de Desenvolvimento: antes de começar – III – Os cuidados que se deve ter na elaboração de um novo projeto, se acaso houver a exigência de serem atendidos requisitos de normas técnicas específicas; […]
[…] Projetos de Desenvolvimento: antes de começar – III – Os cuidados que se deve ter na elaboração de um novo projeto, se acaso houver a exigência de serem atendidos requisitos de normas técnicas específicas; […]
[…] Projetos de Desenvolvimento: antes de começar – III – Os cuidados que se deve ter na elaboração de um novo projeto, se acaso houver a exigência de serem atendidos requisitos de normas técnicas específicas; […]