Projetos de desenvolvimento – Antes de começar – Final

Projeto de Desenvolvimento

Introdução

Nem sempre pesquisar as patentes, definir os requisitos e especificações técnicas do projeto são suficientes para se iniciar um novo projeto. Muitas vezes precisamos ir atrás de um pouco mais de teoria e de ciência para conseguirmos um embasamento teórico melhor. Aí o negócio é  apelar para os universitários…

Publicações online

Uma maneira de se fazer isso, é realizar as pesquisas básicas no Google, Yahoo, Bing ou outro site de buscas de sua preferência. Os melhores resultados porém, você obtém pesquisando em ferramentas especializadas nos assuntos científicos e técnicos. Observe apenas que nem sempre o material encontrado é gratuito. Eu costumo utilizar os seguintes:

 

Apenas a título de comentrio, nas pesquisas que realizei na internet, algumas vezes me deparei com as teses de mestrado ou doutorado de engenheiros portugueses. Vale a pena consultá-los. A qualidade da informação e a clareza com que eles expõem o assunto de que estão tratando são impressionantes.

Webcasts

Um recurso bastante interessante para se aprender um novo assunto ou atualizar os seus conhecimentos são os webcasts. São palestras ou seminários de curta duração, em média de 1 hora, onde é abordado um determinado tema e apresentado um panorama sobre esse tema. Esses seminários online, em geral são transmitidos ao vivo e você pode participar formulando suas perguntas ao palestrante após a apresentação. Os webcasts são arquivados e ficam disponíveis para consulta por um longo período. Algumas fontes de webcasts:

Cursos universitários online

Expandindo o conceito de educação de nível superior,  muitas universidades oferecem cursos formais à distância. Podem ser boas alternativas para complementar sua formação, quando houver necessidade. Nas sugestões abaixo serão destacados apenas as fontes de conhecimento onde é possível realizar treinamentos gratuitos e de qualidade.

Resumindo, com tantas fontes de educação de qualidade gratuitas à nossa disposição, só não se atualiza profissionalmente quem não quer, não é mesmo? Se você conhece outras fontes para educação universitária gratuita, por favor compartilhe conosco.