Projeto com Arduino: Documente de forma fácil

Projeto com Arduino

O site Busy Ducks criou uma forma muito fácil de você documentar seu projeto com Arduino. Ele criou alguns arquivos com arte em ASCII que representam as placas Arduino e os liberou para que as pessoas pudessem usar a vontade em seus projetos com Arduino. Nas representações também fica fácil de encontrar quais são os pinos de comunicação SPI, UART, quais os pinos de propósito geral, que podem operar como PWM, debug ou interrupção externa, os pinos que podem ser utilizados como conversores analógicos e também os usados como alimentação.

Para usar em seu projeto com arduino é essencial que utilize a URL http://busyducks.com/ascii-art-arduinos. Não esqueça nunca de dar os créditos porque a licença de uso exige que esse link esteja em seus projetos. Pra usar é simples, copie e cole em seu arquivo de projeto em forma de comentário, ou seja, entre /* e */, e preencha os espaços entre colchetes com letras ou números que os ajudem a identificar como seu Arduino foi interligado aos outros componentes eletrônicos. É interessante fazer uma legenda para identificar essas letras ou números no futuro.

Abaixo estão dispostas as artes em ASCII para Arduino.

Documente seu Projeto com Arduino Uno

Documente seu Projeto com Arduino Mega

Documente seu Projeto com Arduino Nano

O usuario plasticluthier do Redit publicou nesse link uma variação dessa criação para o Arduino Nano e disponibilizou para todos. O pessoal da Red Duck então fizeram algumas alterações e disponibilizaram também essa placa para uso dos usuários.

Documente seu Projeto com Arduino Pro Mini

Caso você se interesse em fazer a arte para algum outro Arduino, mande sua arte pra gente e podemos colocar neste post, ou envie para o pessoal do Busy Ducks.

E aí, gostou? Deixe seus comentários no fim do post. 

Foto em destaque de Arkadiusz Sikorski, disponível nesse link sob licença CC no flickr.

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos David
Marcos David
23/11/2015 22:47

Eu costumo usar o freetizing e salvo um print da tela e o arquivo do design na mesma pasta do projeto pra documentar. Essa forma aí é mais bacana principalmente para versionamento. Excelente opção. Grato

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H