Project Vault

project vault

Aconteceu nos Estados Unidos nos dias 28 e 29 de Maio o Google I/O. Nesse evento, além de diversas novidades e projetos futurísticos que o Google está trabalhando, foi anunciado o projeto Vault (Project Vault). O grupo Google ATAP (Advanced Technology And Projects group) é quem está cuidando desse projeto bem como outros do mesmo tipo, que ainda não são realidade para o consumidor, mas estão nos laboratórios de ideias novas do Google. Trata se de um dispositivo no formato de cartão SD que permite a segurança dos dados, tanto durante a transmissão (comunicação), quanto no armazenamento dos dados.

 

O Project Vault é parecido com um cartão micro SD, mas com mais pinos. Mas não trata-se apenas de um cartão SD, e sim de um sistema desenvolvido nesse primeiro momento com processador ARM rodando um sistema operacional seguro, dispositivos de criptografia e um CI NFC, além da memória Flash de 4GB. A ideia é fazer com que o host ache que o dispositivo que acabou de conectar eh apenas um SD card comum e verifique sua autenticidade pelo NFC, ou seja, apenas celulares ou dispositivos com NFC terão acesso aos dados autorizados a este dispositivo.

 

Trata-se de um projeto completamente Open Sourse e seu GitHub foi disponibilizado na semana passada.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar