Project Brillo do Google – Solução para IoT

Project Brillo

No ano passado o Google comprou a empresa Nest, da área de automação residencial, por um valor alto, $3,2 bilhões de dólares. Com isso essa gigante da internet ganhou força na área de internet das coisas, pois os produtos da Nest tinham foco nessa área. E agora, com o Google I/O sendo realizado nos Estados Unidos, nos dias 28 e 29 de maio de 2015, eis que surge uma outra novidade: o Project Brillo!

O Project Brillo

A tendência é surgirem soluções para IoT das empresas de tecnologia, visto a plataforma Artik da Samsung, o sistema operacional LiteOS da Huawei, o mbed OS da ARM, entre outras. O que o Google fez foi criar um sistema operacional baseado em Android, chamado Project Brillo, voltado para dispositivos com restrições de memória e que necessitem de um controle de energia eficiente. Seria possível portar tal sistema operacional em equipamentos a partir de 32 MB de memória RAM.

Project Brillo - Arquitetura
Figura 1 – Arquitetura do Brillo

Além disso, um outro objetivo do Google é fazer com que dispositivos que rodem o Brillo possam trocar dados entre si e com outros dispositivos que façam uso de SOs de IoT. A maneira adotada foi usar uma linguagem padrão, por meio de um protocolo, chamado Weave, o qual é multi-plataforma, facilitando a adoção do Project Brillo.

Mas não é necessário usar o Brillo para isso, basta usar um SO que faça uso do Weave e que garanta aderência ao padrão. Para que essa interoperabilidade ocorra, foi criado um programa de certificação dos fabricantes.

O Project Brillo está em desenvolvimento, resultado de uma parceria com a empresa Nest, e deve ser liberado para desenvolvedores no terceiro trimestre deste ano. Já a pilha de protocolos Weave deve estar disponível para estudo/desenvolvimento no final de 2015.

Vejam o link do projeto aqui.

Referências

https://developers.google.com/brillo/
https://www.theinformation.com/Google-Developing-Brillo-Software-for-Internet-of-Things
http://www.theverge.com/2015/5/28/8677119/google-project-brillo-iot-google-io-2015

Fonte da Figura 1: http://www.engadget.com/2015/05/28/project-brillo-internet-of-things/

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas » Project Brillo do Google - Solução para IoT
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu