Programe a Micro:bit com Arduino IDE

microbit arduino destaque

Para quem vem acompanhando as minhas atividades na comunidade, deve ter notado que tenho trabalhado bastante com a BBC Micro:bit ultimamente. Não, eu não tenho nenhum patrocínio da fundação Micro:bit ou responsáveis por vender ela no Brasil. Isso se deve ao fato de eu estar envolvido em alguns projetos de educação que visam a formação de professores no uso de ferramentas makers e sala de aula. A BBC Micro:bit foi uma das ferramentas escolhidas, devido a todos os recursos disponíveis. (Apesar de ter um valor fora da realidade para o mercado nacional e de necessitar de hardwares especiais para aplicações. Mas esse é um papo para outra hora).

A comunidade da BBC Micro:bit fez um trabalho excelente para as ferramentas de programação. A placa pode ser explorada em diversas linguagens e níveis de profundidade, conforme o público alvo. Conforme já apresentei aqui no Embarcados, ela pode ser programada no mbed e microPython e também em blocos e javascript usando o Microsoft Makecode (confira o eBook que lancei recentemente: Ebook Primeiros passos com a BBC Micro:bit usando o Microsoft Makecode). Fantástico, não? Mas, e se ela pudesse ser programada com a linguagem do Arduino, não abriria mais possibilidades? Sim! É isso que vamos apresentar neste artigo. 

Configuração da IDE Arduino para programação da Micro:bit

Antes de configurar a IDE é necessário programar a sua micro:bit com o firmware para softdevice. Baixe esse arquivo e salve na pasta criada quando a Micro:bit é conectada ao PC.

Pronto! Agora acesse Arquivo>preferências e colar a URL: https://sandeepmistry.github.io/arduino-nRF5/package_nRF5_boards_index.json em URL Adicionais para gerenciamento de placas:

url

Em seguida acesse Ferramentas>Placa>Gerenciador de Placas e procure por Micro:bit e instale o seguinte pacote:

image6 2


Pronto. Agora vamos configurar a IDE para programar a BBC Micro:bit:

image2 5


Em seguida configure o SoftDevice para S110:

image1 6


E por último a porta Serial que foi atribuída à placa:

image7 2


Vamos para um blink LED. Acesse Exemplos>Adafruit microbit Lybrary>blinkdemo:

image6 3

O seguinte código será aberto:

Faça o upload do código para placa pressionando o botão carregar. Se tudo correr bem, sua placa irá piscar o primeiro LED da Matriz.

Possíveis problemas durante o upload

Windows 7: Se você estiver executando o Windows 7, precisará instalar este driver.

Se você receber um aviso sobre o openocd – aprove o acesso para que ele possa carregar o código:

image3 4

Para quem estiver no Linux, instale:

Para dar permissão de upload de código para a placa. Crie um arquivo: /etc/udev/rules.d/99-microbit.rules

E adicione o seguinte conteúdo:

Agora é só se divertir. Aproveite os exemplos que a biblioteca já traz e faça suas aplicações usando a linguagem Arduino.

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Um agradecimento especial a equipe Adafruit pelo tutorial e ao Sandeep Mistry pelo port.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Gerson Sena
Gerson Sena
22/03/2020 15:16

Ficou muito bom, cara, parabéns e obrigado! Vou testar assim que possível. Notei no teu perfil do Insta que tens postado umas coisas legais sobre essa plataforma, e realmente uma pena estar bem mais cara que Arduinos aqui no Brasil, mas ao menos precisa de poucos acessórios para iniciar (é praticamente o custo de um kit arduino bom).

Rômulo Batista
Rômulo
21/10/2019 10:03

Muito massa parabéns….

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu