Livro "Programação de Sistemas Embarcados"

Foi lançado em agosto desse ano o livro Programação de Sistemas Embarcados, Desenvolvendo Software para Microcontroladores em Linguagem C, escrito pelos professores da UNIFEI Rodrigo Maximiano Almeida, Carlos Moraes e Thatyana Seraphim. Trata-se de um livro excelente para quem quer começar na área de sistemas embarcados, para aprender microcontroladores.

 

Para comprar o livro, acesse o site da Amazon no link.

 

 

Sobre o Livro Programação de Sistemas Embarcados

 

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte são apresentados conceitos da linguagem de programação C, incluindo tópicos para quem trabalha com manipulação de bits.

 

Parte I - Linguagem C

 

1 * Introdução

2 * Sistemas de numeração

3 * Linguagem C

4 * Variáveis

5 * Estruturas compostas

6 * Operações binárias

7 * Estruturas condicionais

8 * Estruturas de repetição

9 * Funções e bibliotecas em linguagem C

10 * Planejando o software embarcado

11 * Debug de sistemas embarcados

 

Na segunda parte, o leitor é apresentado ao mundo dos microcontroladores. Nesse livro são usadas três placas para apresentar os exemplos do livro: o Arduino UNO, o Chip Kit e Kinetis KL05. E todo o conteúdo do livro é feito para linguagem Wiring.

 

Placas utiizadas no livro Programação de Sistemas Embarcados
Placas utiizadas no livro Programação de Sistemas Embarcados

 

 

Parte II - Controlando periféricos de sistemas embarcados

 

São apresentados como fazer drivers e trabalha com dispositivos externos, como display, RTC, GPS. Interrupção, timers, watchdog, esses tópicos são ensinados no decorrer do livro, sempre com exemplos para as plataformas utilizadas. Ou seja, durante o texto, os professores levam o leitor dos conceitos básicos de microcontroladores ao projeto avançado envolvendo o desenvolvimento de drivers.

 

12 * Introdução a microcontroladores

13 * Programação dos periféricos

14 * Saídas digitais

15 * Display de 7 segmentos

16 * Entradas digitais

17 * Display LCD

18 * Comunicação serial

19 * Conversor analógico digital

20 * Saídas PWM

21 * Temporizadores

22 * Interrupção

23 * Watchdog

 

 

Parte III - Arquiteturas para desenvolvimento de software embarcado

 

Na parte três são apresentados os conceitos de kernel. Um kernel simples é projetado em linguagem C e explicado durante os 4 capítulos seguintes.

 

24 * Arquiteturas de software embarcado

25 * Desenvolvimento de um kernel cooperativo

26 * Projeto de kernel com soft realtime

27 * Controladora de dispositivos

 

 

Para comprar o livro Programação de Sistemas Embarcados

 

Para comprar o livro, acesse o site da Amazon no link.

Fiz mestrado em Engenharia Elétrica pelo Rochester Institute of Technology e atualmente atuo como Diretor de Marketing do Embarcados. Minha paixão por sistemas digitais e circuitos eletrônicos me proporcionou experiência ao trabalhar por 16 anos com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Nos Estados Unidos fui fundador de uma startup de tecnologia chamada Una, onde trabalhei por 8 meses, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. Sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Também faço parte do Laboratório Hacker de Campinas, um dos lugares onde mais bombam atividades relacionadas a tecnologia just for fun.