Produção

Depois da jornada do desenvolvimento, com trabalhos que muitas vezes demandam conhecimentos interdisciplinares e equipes que trabalham com sinergia dentro da empresa ou sintonizados com fornecedores externos de serviços e suprimentos, vem a produção. Isso acontece depois da construção do protótipo, verificação e validação em campo e com o cliente, retrabalhos e eventuais processos de homologação, sejam elas obrigatórias conforme a lei em vigência para comercialização do produto, ou por conta de exigência do cliente que vai usar o sistema e produto. E a experiência nos mostra que nenhum protótipo de hardware, mesmo homologado e que aparentemente não têm nenhum trabalho a mais a fazer, quando sai da engenharia ou departamento de inovação, sai pronto para a produção. 


Profissionais mais experientes de hardware e produto, quando projetam o que vai vir a ser o produto, ainda na fase de testes, imaginam como vai ser a sua montagem e processo de manufatura. O processo de testes das placas, montagem nas linhas SMD e PTH para placas de circuitos eletrônicos, gravação e testes das placas e de conjunto de sistemas eletrônicos, desenvolvimento de fornecedores através do envio detalhado e, muitas vezes, personalizados das informações para que possa receber o que foi solicitado com qualidade adequada, tudo isso faz parte do dia a dia de quem constrói um produto eletrônico e faz o projeto do produto para a manufatura – DFM (Design for manufacturing).

Esse é um processo que muitas empresas de pequeno porte ou startups pecam e isso pode sair bem caro a elas, já que o custo disso pode não ter sido adequadamente previsto durante o ciclo de desenvolvimento. Além de demandar muito tempo, esse projeto também exige muito conhecimento externo a empresa, já que envolve uma cadeia de fornecimento de insumos externos e processos de qualidade e fiscal que nem sempre estão setados na empresa. Além, claro, dos preços envolvidos no projeto de partes mecânicas injetadas, quando o produto demandar tal acabamento pode até mesmo inviabilizar a produção se não cuidadosamente analisado o investimento a priori.

Para que seja viabilizada uma produção, é necessário a montagem de um lote mínimo de peças e os prazos de entrega e formas de pagamento passam a ser muito importantes nesse momento. Cria-se então a conscientização de um fluxo de caixa saudável, que deve ser mantido de forma responsável pelos decisores da empresa. Isso porque, para adequar o fluxo de caixa da empresa, é importante que se tenha em mente quanto é o investimento inicial e em quanto tempo o produto vai levar até finalmente chegar ao estoque da empresa, pronto para ser entregue pro cliente. (Em alguns caso a entrega pode até mesmo ser feita por uma empresa montadora terceira que já têm em mãos todo o processo produtivo repassado pelos profissionais da empresa que desenvolveu o projeto).

Depois de todos os orçamentos em mãos, fornecedores setados e procedimentos para gravação e montagem em mãos, é a hora de rodar um lote piloto de produção, que pode ser de menor volume, para adequar o processo produtivo, fazer anotações e correções para que a produção esteja de fato pronto para um grande pedido. 

Imaginar e determinar quais vão ser as formas de reparo e manutenção, e em muitos caso, descarte, também é necessário para que se tenha uma cadeia de atendimento eficaz e que respeite o cliente.  

A Mouser pode auxiliar nas cotações para componentes e sistemas eletrônicos pequenas produções, capaz também de fazer programação de compra ao longo do ano. Também trabalha com programação de compra de sistemas eletrônicos que pode variar conforme a demanda de reparo e manutenção de produtos. O atendimento é em português e pode ser feito pelo telefone ou por email.

Contar com a experiência de quem já colocou um produto no mercado é importantíssimo nesse momento para que não se gaste muito tempo e dinheiro nesse processo. É fundamental, para quem constrói produtos eletrônicos, que o responsável de compras, responsável pelo desenvolvimento do hardware e mecânico, trabalhem juntos para homologarem rápido e com preço adequado os fornecedores e que o processo produtivo seja setado com documentação clara e acessível a quem for trabalhar com a produção deste produto.

Receba novidades exclusivas da Mouser Electronics

Cadastre-se para receber novidades da Mouser
  • Obs: os dados deste formulário serão repassados à Mouser

(*) este post foi patrocinado pela MOUSER ELECTRONICS

Outros artigos da série

<< Protótipos e TestesMarketing Técnico e Vendas >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Engenharia » Produção
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link