Primeiros Passos com a LPCXpresso4337

LPCXpresso 4337

Neste artigo você aprenderá configurar LPCXpresso para o desenvolvimento de aplicações com a placa de desenvolvimento LPCXpresso4337.

 

 

Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP

 

O Embarcados está realizando o Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP. Nesse concurso, os 18 melhores grupos estão recebendo, sem custo algum, 18 conjuntos de placas para que possam desenvolver seus protótipos. Os participantes receberam:

 

 

LPCXpresso

 

 

LPCXpresso

Para mais informações sobre essas placas, clique sobre o nome de cada uma delas e você será redirecionado para páginas com a suas descrições de hardware.

 

Neste texto vamos detalhar como é o primeiro programa utilizando a placa.  A partir desse primeiro programa, é possível trabalhar com a placa, desenvolvendo e debugando aplicações utilizando o LPCXpresso, com SWD via USB.

 

 

Instalando e configurando o LPCXpresso IDE 

 

Faça o login na NXP para que possa baixar e registrar os programas necessários para desenvolver com a placa NXP. Para isso acesse esse link.

 

Depois de logado, baixe o LPCXpresso. Ele funciona para o Linux, Windows ou MAC. Vá nesse link para baixar. 

 

No Linux, para instalar, basta descompactar e em seguida rodar o arquivo de instalação utilizando "./" (ponto barra) antes do nome. O Arquivo tem 490 MB, então tenha paciência. Para instalar no Windows, basta seguir os passos após executar um arquivo .exe.

 

Depois de instalado, rode o programa instalado em seu PC, para isso, clique no link do LPCXpresso. É necessário fazer o registro do LPCXpresso no site da NXP e ativar o seu LPCXpresso porque caso o mesmo não seja registrado na NXP, ele apenas poderá funcionar com programas até 8KB de memória de programa. Depois do cadastro feito, é possível gerar e baixar 256KB de código para a placa.

 

É necessário utilizar as bibliotecas de software do LPCOpen para que possamos desenvolver o firmware de maneira mais ágil. De uma olhada na pagina da LPCOpen para mais detalhes.

 

Para baixar o LPCOpen para a placa que estamos trabalhando clique neste link. É necessário estar logado no site.

 

Abra a IDE e vamos configurar o primeiro programa dessa placa. Para isso siga as seguintes instruções:

 

File

New Project

C/C++

LPCXpresso C Project

   LPC1800/LPC4300

     LPC43xx Multicore M4

       LPCOpen - C Project

NEXT

Project Name: HelloWorld

NEXT

LPC4337

NEXT

Import Browse lpcopen_2_19_lpcxpresso_nxp_lpcxpresso_4337.zip

NEXT

Select All

Finish

 

A seguinte janela deverá estar visível a essa altura, depois da importação dos arquivos do lpcopen para o LPCXpresso.

 

LPCXpresso

 

Na aba Project Explorer, selecione todos os projetos, e os feche, clicando com o botão direito em Close Projects. Clique duas vezes no projeto periph_blink (seria o equivalente a clicar com o botao direito e abrir o projeto - Open Project), clique com botão direito e build project.

 

Para debugar na placa, plugue a placa na USB, clique com o com botão direito no projeto e selecione a opção Debug as -> Debug Configuration.

 

Clique em C/C++ (NXP Semiconductors) MCU Application. Clique com o botão direito e selecione New.

 

Selecione a aba Debbuger e Troque Debugger Connection de JTAG para SWD e em seguida Apply.

 

A partir dai, sempre que quiser rodar o debug, selecione o projeto e clique no ícone do besourinho. Ou clique com botão direito sobre o projeto, Debug As -> C/C++ (NXP Semi)  MCU Application. Repita esses últimos passos sempre para um novo projeto.

 

Sempre que iniciar o debug, o LPCXpresso mostrará a placa que ele vai se comunicar. Veja a imagem abaixo relativo o que aconteceu em meu caso.

 

LPCXpresso

 

Veja abaixo como fica o ambiente para debuggar utilizando a placa LPCXpresso4337 e o LPCXpresso utilizando debug via USB, utilizando SWD.

 

LPCXpresso

 

Qualquer dúvida, correção de erro ou alguma ideia de como melhorar esse tutorial, deixe mensagem.

 

Obrigado a Felipe Neves, que botou o negócio pra funcionar realmente!

 

Divirtam-se! Happy Blink!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar