Nenhum comentário

Primeiros Passos com a LPCXpresso4337

LPCXpresso 4337

Neste artigo você aprenderá configurar LPCXpresso para o desenvolvimento de aplicações com a placa de desenvolvimento LPCXpresso4337.

Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP

O Embarcados está realizando o Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP. Nesse concurso, os 18 melhores grupos estão recebendo, sem custo algum, 18 conjuntos de placas para que possam desenvolver seus protótipos. Os participantes receberam:

LPCXpresso
LPCXpresso

Para mais informações sobre essas placas, clique sobre o nome de cada uma delas e você será redirecionado para páginas com a suas descrições de hardware.

Neste texto vamos detalhar como é o primeiro programa utilizando a placa.  A partir desse primeiro programa, é possível trabalhar com a placa, desenvolvendo e debugando aplicações utilizando o LPCXpresso, com SWD via USB.

Instalando e configurando o LPCXpresso IDE 

Faça o login na NXP para que possa baixar e registrar os programas necessários para desenvolver com a placa NXP. Para isso acesse esse link.

Depois de logado, baixe o LPCXpresso. Ele funciona para o Linux, Windows ou MAC. Vá nesse link para baixar. 

No Linux, para instalar, basta descompactar e em seguida rodar o arquivo de instalação utilizando "./" (ponto barra) antes do nome. O Arquivo tem 490 MB, então tenha paciência. Para instalar no Windows, basta seguir os passos após executar um arquivo .exe.

Depois de instalado, rode o programa instalado em seu PC, para isso, clique no link do LPCXpresso. É necessário fazer o registro do LPCXpresso no site da NXP e ativar o seu LPCXpresso porque caso o mesmo não seja registrado na NXP, ele apenas poderá funcionar com programas até 8KB de memória de programa. Depois do cadastro feito, é possível gerar e baixar 256KB de código para a placa.

É necessário utilizar as bibliotecas de software do LPCOpen para que possamos desenvolver o firmware de maneira mais ágil. De uma olhada na pagina da LPCOpen para mais detalhes.

Para baixar o LPCOpen para a placa que estamos trabalhando clique neste link. É necessário estar logado no site.

Abra a IDE e vamos configurar o primeiro programa dessa placa. Para isso siga as seguintes instruções:

File

New Project

C/C++

LPCXpresso C Project

   LPC1800/LPC4300

     LPC43xx Multicore M4

       LPCOpen - C Project

NEXT

Project Name: HelloWorld

NEXT

LPC4337

NEXT

Import Browse lpcopen_2_19_lpcxpresso_nxp_lpcxpresso_4337.zip

NEXT

Select All

Finish

A seguinte janela deverá estar visível a essa altura, depois da importação dos arquivos do lpcopen para o LPCXpresso.

LPCXpresso

Na aba Project Explorer, selecione todos os projetos, e os feche, clicando com o botão direito em Close Projects. Clique duas vezes no projeto periph_blink (seria o equivalente a clicar com o botao direito e abrir o projeto - Open Project), clique com botão direito e build project.

Para debugar na placa, plugue a placa na USB, clique com o com botão direito no projeto e selecione a opção Debug as -> Debug Configuration.

Clique em C/C++ (NXP Semiconductors) MCU Application. Clique com o botão direito e selecione New.

Selecione a aba Debbuger e Troque Debugger Connection de JTAG para SWD e em seguida Apply.

A partir dai, sempre que quiser rodar o debug, selecione o projeto e clique no ícone do besourinho. Ou clique com botão direito sobre o projeto, Debug As -> C/C++ (NXP Semi)  MCU Application. Repita esses últimos passos sempre para um novo projeto.

Sempre que iniciar o debug, o LPCXpresso mostrará a placa que ele vai se comunicar. Veja a imagem abaixo relativo o que aconteceu em meu caso.

LPCXpresso

Veja abaixo como fica o ambiente para debuggar utilizando a placa LPCXpresso4337 e o LPCXpresso utilizando debug via USB, utilizando SWD.

LPCXpresso

Qualquer dúvida, correção de erro ou alguma ideia de como melhorar esse tutorial, deixe mensagem.

Obrigado a Felipe Neves, que botou o negócio pra funcionar realmente!

Divirtam-se! Happy Blink!

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Software » Primeiros Passos com a LPCXpresso4337
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Debugging
em Linux embarcado

 

Data: 30/09 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link