ÍNDICE DE CONTEÚDO
Neste artigo você aprenderá configurar LPCXpresso para o desenvolvimento de aplicações com a placa de desenvolvimento LPCXpresso4337.
Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP
O Embarcados está realizando o Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP. Nesse concurso, os 18 melhores grupos estão recebendo, sem custo algum, 18 conjuntos de placas para que possam desenvolver seus protótipos. Os participantes receberam:
Para mais informações sobre essas placas, clique sobre o nome de cada uma delas e você será redirecionado para páginas com a suas descrições de hardware.
Neste texto vamos detalhar como é o primeiro programa utilizando a placa. A partir desse primeiro programa, é possível trabalhar com a placa, desenvolvendo e debugando aplicações utilizando o LPCXpresso, com SWD via USB.
Instalando e configurando o LPCXpresso IDE
Faça o login na NXP para que possa baixar e registrar os programas necessários para desenvolver com a placa NXP. Para isso acesse esse link.
Depois de logado, baixe o LPCXpresso. Ele funciona para o Linux, Windows ou MAC. Vá nesse link para baixar.
No Linux, para instalar, basta descompactar e em seguida rodar o arquivo de instalação utilizando “./” (ponto barra) antes do nome. O Arquivo tem 490 MB, então tenha paciência. Para instalar no Windows, basta seguir os passos após executar um arquivo .exe.
Depois de instalado, rode o programa instalado em seu PC, para isso, clique no link do LPCXpresso. É necessário fazer o registro do LPCXpresso no site da NXP e ativar o seu LPCXpresso porque caso o mesmo não seja registrado na NXP, ele apenas poderá funcionar com programas até 8KB de memória de programa. Depois do cadastro feito, é possível gerar e baixar 256KB de código para a placa.
É necessário utilizar as bibliotecas de software do LPCOpen para que possamos desenvolver o firmware de maneira mais ágil. De uma olhada na pagina da LPCOpen para mais detalhes.
Para baixar o LPCOpen para a placa que estamos trabalhando clique neste link. É necessário estar logado no site.
Abra a IDE e vamos configurar o primeiro programa dessa placa. Para isso siga as seguintes instruções:
File
New Project
C/C++
LPCXpresso C Project
LPC1800/LPC4300
LPC43xx Multicore M4
LPCOpen – C Project
NEXT
Project Name: HelloWorld
NEXT
LPC4337
NEXT
Import Browse lpcopen_2_19_lpcxpresso_nxp_lpcxpresso_4337.zip
NEXT
Select All
Finish
A seguinte janela deverá estar visível a essa altura, depois da importação dos arquivos do lpcopen para o LPCXpresso.
Na aba Project Explorer, selecione todos os projetos, e os feche, clicando com o botão direito em Close Projects. Clique duas vezes no projeto periph_blink (seria o equivalente a clicar com o botao direito e abrir o projeto – Open Project), clique com botão direito e build project.
Para debugar na placa, plugue a placa na USB, clique com o com botão direito no projeto e selecione a opção Debug as -> Debug Configuration.
Clique em C/C++ (NXP Semiconductors) MCU Application. Clique com o botão direito e selecione New.
Selecione a aba Debbuger e Troque Debugger Connection de JTAG para SWD e em seguida Apply.
A partir dai, sempre que quiser rodar o debug, selecione o projeto e clique no ícone do besourinho. Ou clique com botão direito sobre o projeto, Debug As -> C/C++ (NXP Semi) MCU Application. Repita esses últimos passos sempre para um novo projeto.
Sempre que iniciar o debug, o LPCXpresso mostrará a placa que ele vai se comunicar. Veja a imagem abaixo relativo o que aconteceu em meu caso.
Veja abaixo como fica o ambiente para debuggar utilizando a placa LPCXpresso4337 e o LPCXpresso utilizando debug via USB, utilizando SWD.
Qualquer dúvida, correção de erro ou alguma ideia de como melhorar esse tutorial, deixe mensagem.
Obrigado a Felipe Neves, que botou o negócio pra funcionar realmente!
Divirtam-se! Happy Blink!