Primeiros passo com MCUXpresso IDE

Este post faz parte da série NXP MCUXpresso. Leia também os outros posts da série:

Olá caro leitor, tudo bem? Retomando a série de artigo sobre MCUXpresso Software and Tools, onde venho escrevendo sobre o conjunto de ferramentas disponibilizadas pela empresa NXP Semiconductors. O primeiro artigo tem como objetivo apresentar o MCUXpresso Software and Tools e dar uma visão geral do que se trata. Já no segundo artigo foi dedicado em detalhar um pouco mais sobre o MCUXpresso SDK. Neste artigo o objetivo é trazer alguns detalhes referente ao MCUXpresso IDE, detalhes tais como adicionar SDK no mesmo, criar um novo projeto e realizar configurações no projeto por meio do MCUXpresso Config Tools presente na própria IDE.

 

MCUXpresso IDE

 

O MCUXpresso IDE é uma IDE baseada no Eclipse e projetada para o desenvolvimento de aplicações para os microcontroladores com núcleo ARM Cortex-M, incluindo LPC e Kinetis, e os microprocessadores i.MX RT Crossover. Oferece recursos avançados de edição, compilação e depuração, onde se destacam as seguintes características:

  • Ferramenta sem limite de código para os microcontroladores com núcleo ARM Cortex-M;
  • Baseado nas IDE LPCXpresso e Kinetis Design Studio com uma série de aprimoramentos;
  • Suporte às ferramentas de depuração P&E Microcomputer Systems Inc e Segger;
  • Ferramenta de depuração para FreeRTOS;
  • Disponível para Microsoft Windows 7/8/10, Ubuntu Linux e MAC OS X.

 

 

Instalando SDK

 

Assim que é instalado o MCUXpresso IDE é necessário adicionar o SDK (exceto para a família de microcontroladores LPC, pois já vem pré-instalado). Para instalar o SDK, é necessário ir até a aba “Installed SD”. Para instalar, basta apenas arrastar o arquivo do SDK para dentro da aba. Para obter o SDK necessário realizar o download do MCUXpresso SDK Builder, que pode ser feito por meio de um navegador, como foi feito no último artigo ou direto da IDE, clicando no item Open MCUXpresso SDK Builder.

Para realizar o download SDK basta seguir os passos descrito no último artigo.

 

Criando um novo projeto

 

Para criar um novo projeto deve se clicar em New Project, o ícone é encontrado na aba Quickstart Panel ou clicar em File -> New -> Project, na janela New Project deve clicar na opção MCUXpresso IDE e selecionar o item New C/C++ Project.

Em seguida deve abrir a janela SDK Wizard. Através do item SDK MCUs deve ser feita a seleção do microcontrolador a ser utilizado no projeto. Após selecionar o microcontrolador deve se clicar em Next.

 

 

Em seguida deve apresentar a aba Configure the project. É nesta aba que é definido o Project name, Device Packages, Project Type, Project Options e Components (Componentes do SDK).

Os componentes do SDK que podem ser definidos são; se projeto terá um RTOS, Drives, CMSIS Drivevers e Utilities. Ao final deve clicar em Next.

E por fim deve aparecer a aba Advanced project settings. Nesta aba é possível configurar os seguintes parâmetros; C/C++ Library Settings, MCU C Compiler, MCU Linker, Memory Configuration e Micro Trace Buffer.

Nota: a configuração padrão, é o suficiente para obter um projeto funcional.

 

E para concluir basta apenas clicar em Finish.

 

 

Feito todo esse processo, na aba Project Explorer é possível visualizar o conjunto diretórios e arquivos do projeto que acabamos de criar. Para compilar, descarregar e realizar o Debugging do firmware, é semelhante a qualquer outra ferramenta baseada em Eclipse.

 

MCUXpresso Config Tools

 

Uma vez criado o projeto, a próxima etapa é configurar os periféricos do microcontrolador que iremos utilizar em nossa aplicação. Para auxiliar nesta tarefa iremos utilizar a ferramenta MCUXpresso Config Tools.

O MCUXpresso Config Tools é ferramenta que permite a configuração ágil dos periféricos utilizando os recursos MCUXpresso SDK.

Para este artigo será demonstrado apenas a configuração de GPIOs utilizado no LED RGB, no próximo artigo será detalha um pouco mais os recursos do MCUXpresso Config Tools.

Para abrir o MCUXpresso Config Tools pela IDE deve clicar no ícone da ferramenta. Esse ícone está presente nas abas; Project Explorer, Quickstar. A figura a seguir exibe os pontos com o ícone da ferramenta.

 

 

Os pinos LEDs RGB estão conectados ao PTB18, PTB19 e PTD1, esse GPIOs serão configurado como saída. Para realizar essa operação deve selecionar o Pino através da aba Peripheral Signal, e pela a aba Routed Pins configurar os parâmetros do pinos. Após realizar a todas as configurações, deve clicar no botão Update Code. Na próxima figura temos a aba MCUXpresso Config Tools com os GPIO do LED RGB configurados. 

 

 

Ao final do processo o MCUXpresso IDE retorna para aba de edição do código fonte. Para verificar se realmente se o código foi gerado de acordo com as configurações feitas, para o nosso projeto onde apenas fizemos alterações no GPIO do LED RGB, basta abrir o arquivo “/board/pin_mux.c”, onde deve conter as funções de inicializações dos pinos.

 

 

Por fim para encerrar o projeto de demonstração do MCUXpresso IDE, será implementado algoritmo para inverter o valores do GPIO do LED RGB. Utilizando as funções do MCUXpresso SDK.

 

/* Blinking LED RGB */
GPIO_TogglePinsOutput(BOARD_INITPINS_LED_RED_GPIO,1 << BOARD_INITPINS_LED_RED_PIN);
GPIO_TogglePinsOutput(BOARD_INITPINS_LED_GREEN_GPIO,1 << BOARD_INITPINS_LED_GREEN_PIN);
GPIO_TogglePinsOutput(BOARD_INITPINS_LED_BLUE_GPIO,1 << BOARD_INITPINS_LED_BLUE_PIN);

 

Para encerrar, temos que compilar o projeto e descarregar o firmware na placa. Para compilar clique em Project -> Build Project. Uma vez compilado o projeto, agora de descarregar o firmware para o microcontrolador, para isso deve configurar de acordo com a ferramenta de Debugging, clicando em Run -> Debug Configurations, em seguida deve abrir uma nova janela, nesta janela deve ser feita a seleção da ferramenta a ser utilizada. Em seguida clique em Debug.

 

Ao final do processo de gravação do firmware no microcontrolador, o MCUXpresso apresentará um conjunto de recurso para auxiliar no processo de Debugging do firmware.

 

Conclusão

 

Esse artigo teve como objetivo trazer os passo básico utilizar a MCUXpresso IDE, fazer uso da ferramenta MCUXpresso Config Tools em conjunto do MCUXpresso SDK.

O conjunto de ferramenta fornecido pela NXP Semiconductors, oferece excelente recurso para auxiliar no desenvolvimento de firmware. Para o próximo artigo pretendo explorar um pouco mais dos recurso do MCUXpresso Config Tools.

O que você achou do MCUXxpresso IDE? Já trabalha com essa ferramenta? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Referências

 

MCUXpresso IDE
https://www.nxp.com/support/developer-resources/software-development-tools/mcuxpresso-software-and-tools/mcuxpresso-integrated-development-environment-ide:MCUXpresso-IDE

 

Logo MCUXpresso IDE:
https://mcuxpresso.nxp.com/static/icon_ide.png

Outros artigos da série

<< Hello World com o MCUXpresso
Este post faz da série NXP MCUXpresso. Leia também os outros posts da série:
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Evandro Teixeira
Desenvolvedor de Sistemas Embarcados. Sou formado Técnico em Instrumentação e Automação Industrial/Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana-SP, cursei o Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo e atualmente estou cursando Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIP Universidade Paulista.

4
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Alfonso Favoretti FonsecaEvandro TeixeiraFábio Souza Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Alfonso Favoretti Fonseca
Membro
Alfonsoff

Olá Evandro, Parabéns pelo compartilhamento desse artigo. Fiquei interessado e como já possuo o Board em questão: FRDM-Kl25Z, baixei os sw conforme suas descrições e segui o passo a passo para implementação do projeto inicial, contudo estou com as seguintes dificuldades. O trecho de código /*Blinking LED RGB */ deve ser inserido em que parte do "pin_mux.c" ? Outro ponto, tentei executar a compilação, mesmo sem esse trecho de código e estou com o seguinte erro: 18:34:03 **** Build of configuration Debug for project MKL25Z128xxx4_Project **** make -r -j4 all 0 [main] us 0 init_cheap: VirtualAlloc pointer is null, Win32… Leia mais »

Fábio Souza
Visitante

Excelente artigo Evandro. Obrigado por compartilhar!