Primeiro programa na Particle Photon

Nesse post faremos um tutorial de como configurar sua Particle Photon até o ponto em que você estará apto a carregar seu primeiro programa. Para saber mais sobre essa placa, acesse esse link no post de Thiago Lima, publicado aqui no Embarcados.

 

 

Particle Photon: Carregando seu primeiro programa

 

Particle Photon é uma placa inicialmente criada pela SparkFun que pode ser programada semelhante ao Arduino. O legal da Photon, no entanto, é que ela já vem com wi-fi embutido, o que permite a prototipação de dispositivos IoT com grande agilidade. Pode não ser a placa mais barata no mercado mas é uma placa bem estável apesar de ainda ser nova.

 

 

Configuração

 

Antes que você possa começar a programar na sua nova Photon, você precisa "reivindica-la" (claim). Se, como eu, você é um apaixonado por linha de comando, você pode usar o comando particle, que pode ser instalado via npm install -g particle-cli. Em seguida, conecte sua Photon ao seu computador via cabo USB e coloque-o em modo wi-fi: mantenha o botão setup pressionado até que o LED comece a piscar azul. Por último, execute o comando abaixo no seu computador. Ele irá criar uma conta no site da Particle pra você, depois pedirá as informações da sua wi-fi, além de um nome para a sua Photon.

 

 

Outra opção é usar o aplicativo Android ou o aplicativo iPhone para configurar sua Photon. Primeiro, conecte sua Photon à energia via USB, e coloque-a em modo wi-fi (pressionando o botão setup) e em seguida abra o aplicativo da Particle no seu smartphone. Você será solicitado a criar / logar em uma conta da Particle e então selecionar sua Photon como mostrado abaixo. Por último, selecione a wi-fi a qual deseja conectá-la.

 

particle photon

Pela minha experiência o aplicativo Android tem alguns bugs, pelo menos a versão que eu usei (v1.5.1) e ainda prefiro a abordagem linha de comando. No entanto, ele fornece uma boa alternativa caso você não consiga instalar o node e o npm em seu computador.

 

 

Carregando seu primeiro programa

 

Depois que você reivindicou sua Photon, você pode agora carregar programas nela através do site build.particle.io. Nesse site será necessário logar com a mesma conta criada no passo anterior. Clique no botão code (code- canto inferior esquerdo), selecione Create New APP (Criar Novo Aplicativo) e cole o seguinte código:

 

 

Agora clique no botão verify (verify- canto superior esquerdo) e em seguida no botão flash (flash). Sua Photon irá reiniciar automaticamente e começará a piscar um LED azul.

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Human-Computer Interaction no Rochester Institute of Technology. Trabalhou recementente como UX Designer para Hewlett Packard no projeto Grommet, um framework código aberto de User Experience para aplicações corporativas. Um cara que ama aprender.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
 
wpDiscuz