Por que Blockchain e IoT caminham juntos?

imagem de destaque 86

A Internet das Coisas (IoT) está nas manchetes por seu uso em aplicações comerciais e industriais. Um estudo da International Data Corporation (IDC) prevê que os gastos com IoT cheguem a US $ 6 trilhões entre 2015 e 2020, à medida que mais indústrias continuam a incorporar IoT em suas aplicações diárias. Enquanto isso, a blockchain está tendo seu próprio aumento de popularidade, à medida que mais fabricantes industriais estão começando a reconhecer os benefícios que ela pode trazer para seus negócios. De acordo com um estudo do Gartner, a tecnologia blockchain adicionará US $ 3,1 trilhões em valor de negócios até 2030. O mais empolgante é como essas duas tecnologias se desenvolvem e se unem. Devido à natureza do blockchain e da IoT, os dois são uma combinação óbvia. Combiná-los abre uma série de possibilidades que podem impulsionar o próximo grande sucesso. Leia para aprender os benefícios de combinar as duas tecnologias.

O que é a Internet das coisas?

A Internet das Coisas é uma rede de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros itens embarcados com sistemas eletrônicos, software, sensores, atuadores e conectividade que permite que esses objetos se conectem e troquem dados entre si. Cada “coisa” é identificável de forma única por meio de um sistema embarcado e pode interoperar com a estrutura existente da Internet. Alguns exemplos de aplicações de IoT incluem dispositivos domésticos inteligentes, como o Amazon Echo, wearables, como rastreadores de condicionamento fí~;;sico, rastreamento de pacientes na área de saúde, carros autônomos e os milhares de dispositivos conectados na fabricação, agricultura e rastreamento de ativos que ajudam as indústrias a operar mais eficientemente.

O que é Blockchain?

Quando muitas pessoas pensam em blockchain, muitas vezes o associam ao bitcoin. No entanto, o blockchain está fazendo parte da inovação de uma série de indústrias diversas; incluindo o setor financeiro, comércio, transporte, saúde, automotivo, manufatura, industrial, agrícola e automação predial. O blockchain é uma lista de registros em crescimento contínuo, chamados de “blocos”, que são vinculados e protegidos contra violação ou revisão por meio de criptografia. Cada bloco está vinculado ao bloco anterior e contém um carimbo de data/hora e dados de transação. Por design, um blockchain é inerentemente resistente à modificação de dados. Um blockchain é normalmente gerenciado por uma rede ponto a ponto aderindo coletivamente a um protocolo para validar novos blocos. Uma vez registrados, os dados em qualquer bloco não podem ser alterados retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes, o que requer autorização da maioria da rede.

Blockchain aprimora os recursos de IoT

O aumento de novos dispositivos de IoT disponíveis no mercado gerou um aumento na demanda por segurança de dados. Como um sistema autônomo, muitos dispositivos IoT não possuem a autenticação necessária para proteger os dados de forma eficaz. Na verdade, quando vários dispositivos IoT são introduzidos em um ecossistema, o risco de ataques cibernéticos aumenta exponencialmente porque agora existem muitos mais pontos de vulnerabilidade. Tentar adicionar camadas extras de segurança pode se tornar uma tarefa cara e com muitos recursos, com a necessidade de gateways e intermediários. Além disso, se os processos e a segurança forem gerenciados pela liderança interna, todo o sistema corre o risco de “fraude”.

Felizmente, o blockchain cuida de vários desses problemas, ao mesmo tempo que oferece uma infraestrutura escalonável, confiável e segura para fazer negócios das seguintes maneiras:

  • O Blockchain pode rastrear e registrar medições de dados do sensor enquanto evita a duplicação não autorizada de dados maliciosos.
  • A identificação, autenticação e transferência de dados do dispositivo IoT são ininterruptas em uma arquitetura de razão distribuída.
  • Os dispositivos IoT trocam dados por meio de uma arquitetura e blockchain confiável, em vez de uma entidade gerenciada por terceiros.
  • Os dispositivos IoT são protegidos contra adulteração de dados por causa dos processos criptográficos nativos do blockchain.
  • Os custos iniciais de implantação e operação de dispositivos IoT são reduzidos devido à eliminação de um intermediário .
  • Os contratos inteligentes do Blockchain são ativados automaticamente quando uma condição específica é atendida, permitindo a autonomia do dispositivo que remove gargalos técnicos e ineficiências sem a necessidade de intervenção humana.
  • Os dispositivos IoT são endereçáveis ​​diretamente dentro do blockchain, fornecendo um histórico de dispositivos conectados e seus dados para solução de problemas e fins analíticos.

Operações e manutenção de equipamentos

Desde máquinas agrícolas até elevadores, o blockchain fornece dados operacionais e registros de manutenção que são altamente resistentes a adulteração ou falsificação. Com os dispositivos IoT, as empresas podem rastrear com eficácia o estado das máquinas críticas para a segurança e seus registros de manutenção, contando com trabalhadores terceirizados para monitorar a manutenção preventiva e atualizar os registros no blockchain. Os registros operacionais podem ser compartilhados com entidades governamentais para verificar a conformidade.

Logística e transporte

O transporte de carga é um processo complexo que envolve diferentes partes com diferentes prioridades. Um blockchain habilitado para IoT permite que o frete seja rastreado por todas as entidades para garantir uma entrega transparente e oportuna. O posicionamento pode ser monitorado para facilitar os tempos de chegada e o status da carga, enquanto os sensores de temperatura, orientação e vibração podem garantir que os procedimentos de manuseio adequados sejam mantidos durante todo o processo.

Energia solar

Uma comunidade no Brooklyn, N.Y., está fazendo experiências com o blockchain para registrar a produção de energia solar para permitir que os habitantes locais comprem créditos de energia renovável em excesso para uso. A rede conectada, conhecida como microrrede, distribui recursos de energia para melhorar a resiliência e a eficiência da rede elétrica. O melhor de tudo é que a microrrede pode operar independentemente da rede maior durante quedas de energia e emergências.

Com essa rede solar conectada, as pessoas podem agregar poder de compra, compartilhar o fardo da manutenção e confiar que os dispositivos estão registrando a produção solar real que pode ser visualizada no blockchain.

Conclusão

Sem dúvida, blockchain e IoT representam a maior ruptura tecnológica desde a integração de sistemas de computação e processamento de transações. As aplicações das duas tecnologias em breve terão tanto impacto em nossa sociedade que será difícil imaginar a vida sem elas.

Artigo escrito por Tyler Wojciechowicz , publicado no blog da Mouser Electronics: Why Blockchain and IoT Belong Together

Adaptado e Traduzido por Equipe Embarcados.

Website | Veja + conteúdo

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu